Mercado

País pode ter que importar alumínio

Jornal do Commercio
30/11/2009 11:26
Visualizações: 149
A falta de investimentos no setor de alumínio no Brasil deve levar o País a se tornar um importador do metal a partir de 2016, segundo a Associação Brasileira do Alumínio (Abal). O presidente da entidade, Adjarma Azevedo, afirmou que a capacidade produtiva nacional é de 1,66 milhão de toneladas anuais de alumínio desde 1985. "A falta de investimentos em novas fábricas fará com que o Brasil passe de exportador a importador do insumo", disse.


No ano passado, o setor exportou 750 mil toneladas de alumínio, enquanto o consumo interno somou 1,024 milhão de toneladas. A expectativa do setor é de que a demanda continue a crescer no mercado doméstico, atingindo 1,6 milhão de toneladas, nível máximo da capacidade de produção. Para 2020, a entidade prevê consumo interno de 2,072 milhões de toneladas. "A falta de matéria-prima deve levar cerca de 300 empresas a buscar as importações", afirmou. O principal entrave a novos investimentos em alumínio no País, segundo Azevedo, é o custo da energia, que representa 30% dos custos totais de produção do metal.


De acordo com um estudo realizado pelo setor em 2007, a energia para a indústria de alumínio custava US$ 26,9/MWh na média mundial, enquanto no País o custo era de US$ 37/MWh. Segundo ele, os custos subiram desde então porque o preço aumentou em todo o mundo, e ainda mais no Brasil.


Uma empresa que colocou um freio nos investimentos em alumínio foi a mineradora Vale, que preferiu apostar em outras etapas da cadeia, como extração de bauxita e produção de alumina. A sua empresa de alumínio Valesul, situada em Santa Cruz (RJ), paralisou sua produção de alumínio primário no auge da crise, reduzindo a produção do setor em 95 mil toneladas ao ano, segundo Azevedo. "As outras produtoras tendem a ocupar este espaço com melhorias e pequenas expansões", disse.


Em 2009, as vendas internas de alumínio devem cair 10%, para 924,5 mil toneladas, mas o setor prevê recuperação de 8% em 2010. "O setor está se recuperando da crise e a demanda está sendo retomada", afirmou Azevedo, acrescentando que está pronto para investir em autogeração mas os leilões de energia não contemplam os autoprodutores.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19