IBP

País deve manter exploração de petróleo por concessão, diz especialista

O presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), João Carlos de Luca, disse na quarta-feira passada (17) que o modelo de exploração de petróleo da camada pré-sal não deve ser modificado para o sistema de partilha, mantendo-se o atual, que é feito por concessã

Agência Brasil
22/06/2009 08:55
Visualizações: 1521

O presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), João Carlos de Luca, disse na quarta-feira passada (17) que o modelo de exploração de petróleo da camada pré-sal não deve ser modificado para o sistema de partilha, mantendo-se o atual, que é feito por concessão.

 


“O governo deve esgotar as alternativas de adaptar o atual modelo de concessão, que entendemos como vitorioso, que alinha os interesses da indústria e do governo. Ele pode ser adaptado para introduzir e acomodar as alterações que o governo quer fazer”, afirmou de Luca, ao participar de audiência pública sobre o tema, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

 

O modelo de concessão usado até agora é baseado no leilão de áreas onde se acredita haver petróleo e entrega às empresas vitoriosas a exploração e produção do produto. Ao governo, nesse caso, cabe apenas a cobrança de royalties e tributos.

 

No sistema de partilha, o governo contrata empresas para explorar e produzir, e elas recebem em troca um pagamento, que pode ser em dinheiro ou mesmo com parte da produção. Para de Luca, o modelo de concessão é mais moderno, transparente, respeitado e já demonstrou sucesso.

 

Ele admitiu, porém, que o novo modelo do pré-sal, que será anunciado em breve pelo governo, deve privilegiar a proteção à produção nacional: “É natural que o governo, de posse de uma reserva importante como essa, repense a maneira de apropriar a sua riqueza.”

 

No entanto, alertou de Luca, é preciso manter a atratividade econômica para as empresas do setor. “Qualquer que seja o modelo ou a empresa que venha a operar, privada ou estatal, a economicidade do projeto tem que ser preservada. É preciso manter a atratividade nessas áreas, para recompensar os riscos exploratórios, tecnológicos e comerciais.”

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Sustentabilidade
Ipiranga lança Relatório de Sustentabilidade 2025 com av...
02/05/26
Internacional
Brasil reafirma protagonismo tecnológico na OTC Houston ...
02/05/26
Combustíveis
Diesel lidera alta dos combustíveis em abril, mostra Mon...
30/04/26
Reconhecimento
BRAVA Energia recebe prêmio máximo global do setor pelo ...
30/04/26
Etanol
E32 impulsiona etanol e reforça liderança do Brasil em b...
30/04/26
Meio Ambiente
Brasil aparece entre maiores emissores de metano em ater...
30/04/26
Oferta Permanente
Audiência pública debate inclusão de novos blocos no edi...
30/04/26
Exportações
Setor de óleo e gás e parlamentares discutem Imposto de ...
29/04/26
Evento
PortosRio participa do Rio de Janeiro Export 2026 e dest...
29/04/26
Royalties
Valores referentes à produção de fevereiro para contrato...
29/04/26
Resultado
Foresea registra melhor ano de sua história e consolida ...
29/04/26
Internacional
OTC Houston: ANP participa de painéis e realiza evento c...
29/04/26
Apoio Offshore
Wilson Sons revoluciona logística offshore com entrega p...
29/04/26
Internacional
PPSA e ANP promovem evento em Houston para apresentar o...
28/04/26
Segurança no Trabalho
Gasmig bate recorde de 1300 dias sem acidentes do trabalho
28/04/26
Workshop
ANP realiza workshop sobre proposta de novo modelo de li...
28/04/26
GLP
Subvenção ao GLP: ANP publica roteiro com orientações ao...
27/04/26
Diesel
Subvenção ao óleo diesel: ANP altera cálculo do preço de...
27/04/26
Combustíveis
E32 reforça estratégia consistente do Brasil em seguranç...
27/04/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente de Partilha (OPP): ANP aprova estudos ...
27/04/26
Royalties
Hidrelétricas da ENGIE Brasil repassam R$ 49,8 milhões e...
23/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23