Bolívia

País anuncia projetos com Venezuela

Valor Econômico
11/05/2006 03:00
Visualizações: 301

A presença da Venezuela é cada vez mais marcante na Bolívia e a cada dia representantes do governo Evo Morales trazem uma novidade vinda do vizinho do norte. Ontem, o ministro de Hidrocarbonetos, André Soliz, anunciou que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, chega dia 18 a La Paz para discutir a instalação de uma planta petroquímica na região de Villamontes e uma planta separadora de gás (líquido do gasoso, tecnologia até agora exclusiva da Petrobras) em Rio Grande. Também será construída, prometeu Soliz, uma planta de produção de asfalto em Cochabamba.

Ele anunciou ainda que a Bolívia vai comprar 200 mil barris de diesel da Venezuela nas próximas semanas. Isso acontece um dia depois de ele se queixar do preço do diesel cobrado pela Argentina. Também serão enviados a Caracas 200 jovens bolivianos para receber treinamento técnico dos profissionais da PDVSA.

Anteontem, o presidente Chávez anunciou, por meio da imprensa local, que vai inaugurar na Bolívia em breve escritórios do Banco Industrial de Venezuela (BIV) e do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social venezuelano (Bandes).

A notícia foi recebida positivamente pelo presidente da Associação de Bancos Privados da Bolívia (Asoban), Emilio Unzueta. Ele disse que investimentos estrangeiros no setor devem ser comemorados. Só pediu que os bancos venezuelanos sejam submetidos às mesmas regras dos locais.

Se for confirmada, a vinda de Chávez dia 18 não será apenas para negociar a instalação de unidades petroquímicas. O presidente venezuelano também está convidado para, nessa mesma data, participar de uma grande concentração na região do Chapare, para o lançamento da campanha do Movimento ao Socialismo (MAS), partido do presidente Evo Morales, à Assembléia Constituinte.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19