Investimentos

PAC da Copa poderá incluir revitalização do porto de Santos

Os ministros dos Portos, Leônidas Cristino; do Esporte, Aldo Rebelo; e do Turismo, Gastão Vieira, se comprometeram a tentar incluir o programa de revitalização do porto de Santos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa do Mundo. O compromi

Valor Econômico
31/01/2012 07:52
PAC da Copa poderá incluir revitalização do porto de Santos Visualizações: 925
Os ministros dos Portos, Leônidas Cristino; do Esporte, Aldo Rebelo; e do Turismo, Gastão Vieira, se comprometeram a tentar incluir o programa de revitalização do porto de Santos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa do Mundo. O compromisso foi firmado na tarde desta segunda-feira em Santos e atende a pedido do prefeito da cidade, João Paulo Papa (PMDB). O projeto de recuperação do cais santista, denominado Porto Valongo, prevê a revitalização dos armazéns 1 a 8, hoje sem utilidade para movimentação de carga.
 

No local, a Prefeitura pretende licitar a construção de um complexo turístico, náutico e empresarial. O investimento estimado é de aproximadamente R$ 1 bilhão.  "Estamos num esforço para incluir esse programa como prioritário pelo governo federal, para agilizar os licenciamentos e as demais fases", afirmou Papa.
 

Até o fim de março deverão ficar prontos os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental que estão sendo feitos pela empresa Ove Arup & Partners. O estudo apontará a modelagem de exploração da área pela iniciativa privada – entre outras coisas, qual o número de licitações que deverão ser feitas.
 

Serão construídos o segundo terminal de passageiros do porto, marina pública e edifícios corporativos. O projeto prevê passagem subterrânea para separar o tráfego urbano do trânsito pesado dos caminhões. Essa passagem, denominada “mergulhão”, está prevista no PAC 2 do governo federal. "Queremos diminuir o tempo do projeto executivo do mergulhão de 13 para sete meses", afirmou Papa.
 

O lobby contou com a presença de Pelé, que almoçou na sede da Prefeitura de Santos com as autoridades federais e fez coro para que o projeto seja tratado com prioridade pelo governo federal. "É para isso que estamos aqui", disse o ex-jogador. O roteiro da comitiva ministerial incluiu uma visita às obras do futuro Museu Pelé, que ficará pronto até o fim deste ano, no bairro do Valongo. O local fica em frente ao trecho dos armazéns que serão revitalizados.
 

O ministro Leônidas Cristino disse que a Secretaria de Portos (SEP) destacará técnicos para estudar o tema. Como faltam apenas dois anos e meio para o início da Copa, a ideia é que pelo menos o novo terminal de passageiros e um dos berços de atracação estejam prontos até metade de 2014.
 

Aldo Rebelo afirmou que o projeto é importante para o Brasil. "Se pudermos entregar essas obras para a Copa do Mundo, tanto melhor para a Copa. Esse esforço envolve a questão da Copa, mas a antecede e a ultrapassa", disse o ministro dos Esportes.
 

Segundo o ministro Gastão Vieira, a Baixada Santista será definida pelo Ministério do Turismo "como um dos destinos para receber recursos do governo para consolidar a infraestrutura".
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Com crescimento de mais de 4%, portos do Nordeste movime...
19/12/25
Investimento
Novos projetos aprovados pelo Fundo da Marinha Mercante ...
19/12/25
Santa Catarina
Porto de Imbituba conclui 2025 com obras estruturantes e...
18/12/25
Resultado
Portos da Região Norte crescem mais de 31% e movimentam ...
18/12/25
Leilão
Governo Federal fará em fevereiro o primeiro bloco de le...
17/12/25
Bahia
PortosRio participa da 4ª Assembleia Geral Itinerante da...
16/12/25
Navegação Interior
Hidrovias reduzem emissões e se consolidam como modelo d...
16/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
15/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Investimentos
Terminal de contêineres do Porto do Rio de Janeiro receb...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
12/12/25
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Rio de Janeiro
PortosRio fortalece parceria com o ICMBio em Arraial do ...
09/12/25
Firjan
PN 2026-2030 - Novo ciclo de oportunidades é apresentado...
08/12/25
Evento
Petrolíferas debatem produção mais limpa e tecnologias d...
04/12/25
Leilão
PPSA arrecada cerca de R$ 8,8 bilhões com a alienação da...
04/12/25
Bacia de Santos
PPSA adia leilão de petróleo da União de Bacalhau para o...
03/12/25
Biocombustíveis
Porto do Açu e Van Oord anunciam primeira dragagem com b...
02/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.