E&P

P-50 inicia jornada rumo à Bacia de Campos

Viagem da “Plataforma da Auto-Suficiência” deve durar sete dias. A previsão é de que comece a produzir o primeiro óleo em abril.

Redação
10/03/2006 03:00
Visualizações: 418

A plataforma P-50 deixou nesta sexta-feira (10/3) a Baía de Guanabara com destino ao campo de Albacora Leste, na Bacia de Campos. A unidade levará cerca de sete dias para chegar ao campo, onde passará pela fase de interligação de poços e finalização do sistema de produção. A previsão é que comece a produzir em abril. Maior plataforma em capacidade de processamento do país, a P-50 permitirá que o Brasil alcance a auto-suficiência em petróleo.

A plataforma permaneceu na Baía de Guanabara por 30 dias, quando foram testadas a estabilidade e as condições de segurança da embarcação, entre outros aspectos. Os testes atendem às exigências normativas das entidades classificadoras e certificadoras, e também da Marinha do Brasil, para autorizar e liberar o início da operação da unidade.

Quando chegar ao campo de Albacora Leste, a P-50 levará cerca de 30 dias para iniciar produção. Nesse período será concluído o processo de ancoragem e começará a interligação dos 14 poços injetores e 16 produtores. Cerca de seis meses após o início de operação, a unidade atingirá a sua capacidade plena de produção, que é de 180 mil barris de petróleo por dia. A Petrobras detém 90% de participação no projeto Albacora Leste e atua em parceria com a Repsol-YPF, que responde pelos 10% restantes.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19