Redação TN Petróleo/Assessoria
O principal evento tecnológico do setor offshore, a OTC2022, que se encerra hoje em Houston (EUA), proporcionou um ambiente propício para a ouronova prospectar novos negócios e parcerias.
“Além de aferir as tendências e desafios do setor, tínhamos uma agenda de encontros com parceiros estratégicos. É sempre bom ter esse contato direto para fortalecer relações e trocar experiências”, afirma o CEO Eduardo Costa (à esquerda).
Felipe Noel, líder de Completação de Poços da ouronova, aproveitou também para acompanhar painéis e sessões técnicas que tinham relação direta com as soluções oferecidas pela ouronova. “É fundamental para uma empresa tecnológica como a ouronova, que tem um portfólio de inovações reconhecido pelo mercado, acompanhar o que vem sendo feito na indústria”, observa.
Nos encontros com potenciais parceiros, Eduardo Costa tem apresentado soluções inovadoras que a ouronova vem fornecendo com sucesso ao mercado, como o MODA - Monitoramento Óptico do Arame, uma das dez tecnologias pioneiras no desenvolvimento do pré-sal pela Petrobras e que assegurou à petroleira, em 2016, o terceiro OTC Distinguished Achievement Award.
Há mais de 330 sistemas MODA instalados em unidades offshore em operação no pré-sal e no pós-sal, nas bacias de Santos e de Campos. E a ouronova está disponibilizando agora para o mercado uma nova versão: o MODA Stand-alone, que reúne em um case o hardware e software necessários para o monitoramento de até quatro risers, no qual são instalados o MODA Retrofit.
“O case, fácil de ser transportado, foi desenvolvido para operar em áreas classificadas, abrigado do sol, mas tolerando temperatura ambiente de até 50⁰ C. O objetivo é facilitar realizar o monitoramento de risers sem ocupar a infraestrutura de TI ou espaço na sala de controle da plataforma offshore”, pontua o CEO da ouronova.
Ele também está apresentando uma tecnologia que está sendo desenvolvida em parceria com a Repsol Sinopec Brasil e a PUC-Rio. Trata-se do WellRobot®, um robô autônomo para avaliar integridade de poços, que arrematou o Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2020.
Fale Conosco
21