Rio Oil & Gas 2016

Ouro Negro: tecnologia pioneira desenvolvida para o pré-sal apresentada durante o evento

Redação/Assessoria
26/10/2016 11:19
Visualizações: 209

O sistema MODA (Monitoramento Óptico Direto no Arame), tecnologia pioneira utilizada no pré-sal, disponibilizada pela Ouro Negro, é um dos grandes destaques da Arena de Tecnologia da Rio Oil&Gas Expo and Conference, maior evento do setor da América Latina, que se realiza entre os dias 24 e 28 de outubro, no Rio de Janeiro (RJ).

A tecnologia foi apresentada nesta terça-feira (25/10), na Arena de Tecnologia da Rio Oil&Gas 2016.

Desenvolvido junto com o Cenpes-Petrobras e a PUC-RJ, a solução de monitoramento da integridade de risers é uma das dez tecnologias pioneiras desenvolvidas especificamente para o pré-sal pela Petrobras, que ganhou o Distinguished Achievement Award da Offshore Technology Conference 2015, a principal premiação da indústria mundial de petróleo. O MODA também recebeu o prêmio Inovação Tecnológica 2014, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

"Uma das falhas mais recorrentes é o rompimento de arames da armadura de tração dos risers flexíveis, que escoam o hidrocarboneto dos poços submarinos até a unidade offshore ", explica o CEO da Ouro Negro, Eduardo Costa, observando que rupturas em sequência podem levar à ocorrência de acidentes. "A partir de sensores ópticos instalados nos risers, que emitem sinais em caso de rompimento do arame, o MODA monitora em tempo real o comportamento dessa estrutura, minimizando custos de manutenção e riscos de parada operacional em unidades offshore ", explica.

A solução disponibilizada pela Ouro Negro inclui toda a tecnologia necessária (hardware e software) para esse monitoramento e interpretação dos sinais/alertas instantâneos emitidos em caso de rompimento de arames. “Com um diagnóstico em tempo real da condição do duto flexível, o MODA apoia o operador na tomada de decisões relativas a manutenção e paradas de operação, garantindo a segurança das pessoas e do meio ambiente", complementa o executivo.

O MODA pode ser fornecido em duas modalidades: instalado pela Ouro Negro durante a fabricação do riser flexível (MODA Spy-Hole) ou instalado em risers já em operação em plataformas offshore (MODA Retrofit)

“Trata-se de uma solução diferenciada, na qual abrimos uma “janela” na armadura externa do riser flexível, na região abaixo do end fitting (conector), para instalação de sensores. Essa janela é selada com um clamp, desenvolvido especificamente para esta aplicação, que assegura estanqueidade do riser”, explica Eduardo Costa. O MODA Retrofit identifica o estado dos arames da armadura externa de tração, indicando se já houve ou não rupturas, por meio de um sistema (hardware e software) disponibilizado pela Ouro Negro.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20