OTC Houston 2017

Ouro Negro apresenta tecnologia premiada pela OTC no Pavilhão Brasil

Há cerca de 200 sistemas MODA fornecidos até o momento destinadas às plataformas offshore de produção no pré-sal

Redação/Assessoria
02/05/2017 20:43
Visualizações: 655 (0) (0) (0) (0)

Empresa brasileira de tecnologia com foco no desenvolvimento de soluções inovadoras para a indústria de óleo e gás, a Ouro Negro participa pela primeira vez da Offshore Technology Conference – OTC 2017, que se realiza entre 1 e 4 de maio, em Houston, Texas (USA). 

A Ouro Negro vai apresentar no maior evento mundial da indústria offshore o premiado sistema MODA (Monitoramento Óptico Direto no Arame), que integra o conjunto de soluções pioneiras para o pré-sal utilizados pela Petrobras, que recebeu a Distinguished Achievement Award da Offshore Technology Conference (OTC), em 2015. Essa solução também recebeu o prêmio da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em 2014, por sua inovação. 

Criada em 2010 incorporando quatro spin-offs de renomados laboratórios da Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro (PUC-Rio), a Ouro Negro disponibiliza soluções de monitoramento da integridade de equipamentos e estruturas, engenharia submarina, completação de poços e sistemas laser de potência.

“Desenvolvido em parceria com o Cenpes-Petrobras, “o Sistema MODA, baseado na tecnologia de sensores a fibra óptica, é a solução oferecida pela Ouro Negro para o monitoramento da integridade dos dutos flexíveis”, explica Eduardo Costa, CEO da Ouro Negro. “Temos hoje mais de 200 desses sistemas fornecidos para plataformas operadas pela Petrobras no pré-sal da bacia de Santos”, calcula o executivo. 

O MODA gera um grande volume de informações em tempo real sobre a integridade dos risers, sinalizando qualquer alteração que indique riscos de rompimento dessas estruturas que transportam hidrocarbonetos do poço às plataformas do tipo FPSO. “Com esse sistema, auxiliamos a tomada de decisão, minimizando riscos de acidentes e reduzindo custos com paradas de produção”, complementa Eduardo Costa. 

“Somos uma empresa de tecnologia com foco na geração de soluções que potencializem o core business da indústria petrolífera: a exploração e produção de petróleo e gás natural, em cenários onshore e offshore, com menor custo, maiores níveis de segurança e confiabilidade e menores riscos econômico e operacional”, destaca o executivo. 

Segundo Costa, os desafios globais e as novas oportunidades no setor de energia vão criar um ponto de inflexão na indústria de petróleo, que precisa se reestruturar de acordo com o cenário criado pela crise dos baixos preços de petróleo. “Soluções como o MODA vêm de encontro às necessidades do setor de óleo e gás, que se insere cada vez mais no conceito de indústria 4.0”, conclui.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biocombustíveis
Brasil: protagonista da transição do transporte internac...
08/07/25
Evento
Nova Era Connections 2025 celebra os 20 anos da Nova Era...
08/07/25
Sustentabilidade
Foresea conquista Selo Social e apresenta resultados exp...
08/07/25
Meio Ambiente
Tecnologia da Unicamp viabiliza produção sustentável de ...
08/07/25
Premiação
Gasmar conquista prêmio nacional com projeto desenvolvid...
08/07/25
Pré-Sal
FPSO Guanabara MV31 lidera produção nacional de petróleo...
08/07/25
Gás Natural
Petrobras vai escoar mais gás do pré-sal para baixar pre...
07/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
07/07/25
Indústria Naval
Estaleiros brasileiros e chineses assinam documento para...
07/07/25
Etanol
Anidro sobe 0,11% e hidratado recua 0,17% na semana
07/07/25
Porto de Santos
Ageo Terminais conclui captação de R$ 154 milhões em deb...
07/07/25
Logística
Durante o Macaé Energy, Líder Aviação destaca experiênci...
07/07/25
Gás Natural
SCGÁS divulga novos projetos aprovados por meio de leis ...
04/07/25
Rio Grande do Sul
Sulgás defende mobilização de deputados gaúchos para ass...
04/07/25
Biodiesel
ANP recebe doação de equipamentos para detectar teor de ...
04/07/25
Meio Ambiente
Biometano emite até 2,5 vezes menos CO₂ do que eletricid...
04/07/25
Fusões e Aquisições
Petróleo lidera fusões e aquisições globais; especialist...
04/07/25
Investimentos
Petrobras irá investir R$ 33 bilhões em projetos de refi...
04/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
04/07/25
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.