Entre os dias 6 e 9 de maio, especialistas da indústria de energia offshore em todo o mundo se reuniram na Offshore Technology Conference (OTC) no Reliant Park, em Houston, nos Estados Unidos. A participação na conferência atingiu o número de 104.800 presentes, o segundo maior da história e um aumento de 17% em relação ao que foi registrado no ano passado. O evento contou com 2.728 empresas que representam 40 países, incluindo 244 novos expositores em 2013. As empresas internacionais eram 39% dos expositores.
"Tivemos uma conferência ótima, com cobertura técnica ampla e profunda, apoiada por excelentes painéis e apresentações", disse Steve Balint, chairman da OTC. "Tecnologia é o coração da indústria offshore e tudo isso estava aqui em exibição na OTC 2013.", completou.
O evento deste ano apresentou nove sessões painéis, 29 apresentações de executivos em almoços e cafés da manhã, e 298 trabalhos técnicos. Os principais porta-vozes de grandes CPI, NOCs e operadores independentes apresentaram suas opiniões sobre os desafios atuais e os caminhos futuros da indústria. A OTC reconheceu 15 tecnologias por sua inovação que permitem à indústria offshore de produzir petróleo da melhor maneira possível.
Governadores (Texas, Alabama, Alaska, Mississippi, Carolina do Norte e Carolina do Sul) do Outer Continental Shelf Governors Coalition participaram de um painel de discussão sobre o desenvolvimento de energia offshore e da necessidade de uma maior cooperação entre os estados e o governo federal. O secretário americano do Interior, Sally Jewell, visitou o pavilhão de exposições e uma conferência de imprensa onde falou sobre o seu compromisso de trabalhar com os líderes da indústria para garantir operações de exploração offshore de petróleo e gás ambientalmente seguras e responsáveis.
Ministros de Energia e altos executivos de companhias petrolíferas nacionais participaram de um painel onde eles compartilharam suas perspectivas sobre como a indústria e seus parceiros devem ajustar para enfrentar os desafios futuros de abastecimento, e como as empresas e os governos devem desempenhar o seu papel para moldar o futuro da energia.
O príncipe da Noruega Haakon e sua esposa, a princesa Mette-Marit participaram do jantar anual da OTC no último domingo para comemorar o 40 º aniversário da participação da Noruega no evento. O jantar foi assistido por mais de 1.000 líderes da indústria e participantes da conferência, e arrecadou US$ 250.000 para o Centro de Energia Offshore. Na segunda, o casal real visitou o pavilhão de exposições, onde mais de 60 empresas norueguesas faziam parte do Pavilhão da Noruega.
Mais de 100 professores da região de Houston e 200 estudantes participaram do Instituto de Educação de Energia, onde os professores aprenderam a ensinar conceitos científicos de energia e sua importância. Os alunos participantes viram em primeira mão, as oportunidades interessantes que a indústria do petróleo e gás pode oferecer.
A OTC também apresentou o prêmio Distinguished Achievement Award 2013 para Ken Arnold, OTC Heritage Awards para James Brill e Dendy Sloan, e o prêmio Distinguished Achievement Award para empresas, organizações ou instituições. A OTC 2014 já está confirmada e irá acontecer entre os dias 05 e 08 maio, mais uma vez no Reliant Park, em Houston, no Texas.