Redação TN Petróleo/Assessoria IBP
Patrocínio de Cobertura:
Falta uma semana para o início da OTC Brasil 2025, principal encontro do setor offshore na América Latina, que acontece entre os dias 28 e 30 de outubro, no ExpoRio Cidade Nova, no Rio de Janeiro. Organizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e pela Offshore Technology Conference (OTC), o evento reunirá mais de 20 mil participantes de mais de 20 de países, mais de 150 palestrantes nacionais e internacionais, mais de 200 expositores, dezenas de sessões técnicas e arenas temáticas, consolidando-se como o maior espaço de networking técnico e executivo da indústria offshore no Brasil.
Na edição anterior, realizada em 2023, o evento contou com cerca de 180 expositores e mais de 24 mil visitantes, número que deverá ser superado neste ano.
A programação de 2025 reflete o momento de transformação da indústria, sob o tema "The Future of Deepwater Technologies: Connecting Oil & Gas and Renewables", que conecta a expertise brasileira em águas profundas à transição energética global. Estão confirmados painéis e plenárias com executivos de empresas como Petrobras, Shell, TotalEnergies, Equinor, Chevron, SLB, Halliburton, TechnipFMC, BW Energy, Brava Energia, TBG e Prio.
Entre os destaques estão as sessões "Exploring the Equatorial Margin", "Women at the Forefront of Energy Innovation", "CCUS and Initiatives to Reach Net Zero", e "Digitalization in Offshore Operations: The Role of AI in Tackling Industry's Biggest Challenges", além das conferências sobre eólica offshore e monetização de gás natural na América do Sul.
Cerimônia de Abertura
A cerimônia de abertura, no dia 28, contará com a presença de Roberto Ardenghy, presidente do IBP; Maiza Pimenta Goulart, Chair da OTC Brasil 2025; Artur Watt, diretor geral da ANP,
Magda Chambriard, presidente da Petrobras; Patrick Brunnings - Ministro do Suriname; José Alexandre Barroso, Secretário de Petróleo e Gás de Angola; Carlos Mastrangelo, representante do board OTC; Clécio Luis, Governador do Amapá. Ao longo do evento, executivos como Cristiano Pinto da Costa (Shell Brasil), Olivier Bahabanian (TotalEnergies), Jim Sessions (Baker Hughes) e Magda Chambriard (Petrobras) participarão da série Executive Dialogues, que discutirá os rumos da indústria, novas tecnologias e desafios da transição energética.
"A OTC Brasil é uma vitrine do que o país tem de mais avançado em tecnologia offshore — um espaço de conexão entre a expertise brasileira e o futuro da transição energética global. Este é um momento de afirmação da liderança do Brasil em inovação, sustentabilidade e diálogo internacional sobre energia", reforça Roberto Ardenghy, presidente do IBP.
Inovação & Premiações
Outro ponto alto será o Pitch iUP Innovation Connections, promovido pelo iUP – hub de inovação do IBP, que dará visibilidade a startups com soluções tecnológicas aplicáveis ao setor de óleo, gás e energia. Até 15 startups foram selecionadas para apresentar seus projetos a investidores e grandes companhias durante o evento, reforçando o protagonismo da inovação aberta na cadeia de valor do setor.
A OTC Brasil também realizará a tradicional cerimônia do "Distinguished Achievement Award", que este ano homenageará Ronaldo Rossi, por sua contribuição ao desenvolvimento de sistemas de ancoragem em águas profundas, e o projeto Búzios 7 da Petrobras, reconhecido pela execução eficiente e inovadora de um complexo empreendimento offshore.
Networking com sabor brasileiro
Na programação social, o evento já abriu a semana com o "Feijoada in Rio", realizado no Hotel Fairmont, em Copacabana — um encontro que celebra a cultura e a hospitalidade brasileira, reunindo executivos, autoridades e representantes de empresas globais em um ambiente de networking informal e integração cultural. Para participar, acesse: Link
Com foco em inovação, sustentabilidade e competitividade, a OTC Brasil 2025 se consolida como uma vitrine internacional para as tecnologias desenvolvidas no Brasil e uma plataforma de diálogo sobre o futuro energético global.
Serviço
Fale Conosco
23