Posse

Otavio Carvalheira é nomeado presidente da Alcoa Brasil

Redação/Assessoria
10/11/2016 12:31
Visualizações: 391

A Alcoa Corporation,lídermundialem produtos de bauxita, alumina e alumínio, anunciou hoje que Otavio Carvalheira foi nomeado presidente da Alcoa Brasil, em substituição a Ricardo Sayão, que se desligou da companhia. Atualmente, Carvalheira é o vice-presidente Comercial & de Desenvolvimento de Negócios da Alcoa Mineração, função que ele também continuará exercendo. Nessa nova função, Carvalheira representará a Alcoa e atuará como o principal executivo no país.

Carvalheira ingressou na Alcoa em 1988, como engenheiro trainee na fábrica de Itapissuma (PE), no Brasil. Em janeiro de 2015, foi nomeado vice-presidente Comercial & de Desenvolvimento de Negócios com responsabilidades globais para desenvolver o mercado de bauxita. Antes de assumir seu cargo atual, Cavalheira foi responsável pelas atividades comerciais de Produtos Primários da Alcoa para a América Latina e Caribe, além de liderar as iniciativas de crescimento da Alcoa no Brasil. Em sua trajetória profissional, Cavalheira atuou ainda como vice-presidente do negócio de Folhas de Alumínio da Alcoa em Xangai, na China; diretor de Extrudados América Latina; gerente-geral dos negócios de Embalagens Flexíveis para a América Latina; e ocupou vários cargos no Brasil em Produtos Laminados, incluindo gerente de Produção de Folhas de Alumínio, gerente de Recursos Humanos, Qualidade & SSMA e gerente Vendas. 

Em 1° de novembro, a Alcoa Corporation anunciou que havia completado a separação de sua empresa-mãe Alcoa Inc. (agora denominada Arconic Inc.) e começou a operar como uma empresa independente de capital aberto, cotada na Bolsa de Valores de Nova York sob o símbolo AA. A nova empresa nasce como líder mundial no setor de bauxita, alumina e alumínio. O portfólio abrange seis negócios em toda a cadeia de valores do setor - Bauxita, Alumina, Alumínio, Produtos Fundidos, Produtos Laminados e Energia—os quais estão posicionados para prosperarem em todo o ciclo do mercado. A presença da empresa inclui 25 fábricas ao redor do mundo e aproximadamente 16.000 funcionários. 

A base de ativos de classe mundial da Alcoa inclui: o maior portfólio de mineração de bauxita, com 45,3 milhões de toneladas métricas totalmente secas (bdmt) de produção em 2015 e acesso a grandes depósitos de mineração de bauxita com direitos de mineração que se estendem, na maioria dos casos, para mais de 20 anos; o maior produtor de alumina do mundo, com nove refinarias nos cinco continentes; um portfólio de metalurgia recém otimizado, bem posicionado para aproveitar ao máximo as condições de mercado futuras; casas de fundição que oferecem produtos de alumínio diferenciados e de valor agregado, fundidos em formas específicas que atendem à demanda dos clientes; operações de laminação em Warrick, Indiana e Ras Al Khair, na Arábia Saudita, para atender ao mercado de laminação de latas de alumínio e; um portfólio de ativos de energia, dos quais aproximadamente 55% corresponde a energia hidroelétrica de baixo custo para atender aos requisitos de energia interna ao menor custo possível e para venda a clientes externos.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13