Transição Energética

Os desafios da transição energética e a importância da economia sustentável serão destaques da 2ª edição do ESG Energia e Negócios

Inscrições para participação começam hoje (terça / 02.04) no site do evento

Redação TN Petróleo/Assessoria IBP
02/04/2024 13:05
Os desafios da transição energética e a importância da economia sustentável serão destaques da 2ª edição do ESG Energia e Negócios Imagem: Divulgação Visualizações: 1274 (0) (0) (0) (0)

Com o tema "Estratégias de Investimentos e redução de riscos financeiros", o ESG Energia e Negócios chega a sua segunda edição nos dias 27 e 28 de maio, no Hotel Fairmont, no Rio de Janeiro. Organizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), o evento apresentará debates que apontam a visão do investidor para capitalizar corporações e projetos no setor de energia comprometidos com a agenda ambiental, social e de governança.

A conferência abordará como o custo de capital pode ser elevado para o setor privado que não implementa boas práticas de ESG em seus negócios, tais como programas de diversidade e inclusão, ética, compliance e metas nas operações relacionadas com as mudanças climáticas e a descarbonização. As inscrições do ESG Energia e Negócios já estão abertas e os interessados podem saber mais sobre o evento aqui.

Programação

Será organizada uma mesa redonda com as agências de rating que realizam classificações de ativos para o mercado do ponto de vista de ESG. A Taxonomia Sustentável, voltada para apontar atividades econômicas ou ativos financeiros que são sustentáveis, também será discutida em um momento que são desenvolvidas iniciativas para a descarbonização por meio de projetos de captura e armazenamento de carbono (CCUS). No Brasil, o Congresso também debaterá os marcos da geração de eólica offshore e o mercado de redução de emissões de carbono.

Ainda será realizada uma análise da agenda verde com a Missão 1.5 - uma tentativa da COP 28 de estimular o aumento de ambição para manter a meta do Acordo de Paris e estabilizar o aquecimento da Terra – e dos diferentes cenários proporcionados pela COP 30 – que ocorrerá em Belém (PA), em 2025. Ainda como parte da agenda verde, será apresentado estudo, por acadêmicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sobre o impacto nas emissões de gases de efeito estufa para a produção de petróleo e gás em escala internacional, bem como a perspectiva para o progresso da exploração de novas fronteiras, como a Margem Equatorial.

O papel do empoderamento feminino na evolução tecnológica e industrial será um dos pontos principais na agenda de diversidade e inclusão. A responsabilidade corporativa também estará presente com diálogos sobre os investimentos privados por meio de fundações e no âmbito institucional de cada empresa.

"Esperamos que esta edição do ESG Energia e Negócios seja novamente uma oportunidade para troca de ideias, networking e negócios, reforçando a importância da sustentabilidade para as operações, a regulação e a gestão do segmento de energia. Queremos debater o futuro do nosso planeta, reafirmar os compromissos do nosso setor com a descarbonização e com a transição energética justa, além de dialogarmos sobre a relevância da diversidade e inclusão", analisa Roberto Ardenghy, Presidente do IBP.

Em sua primeira edição, realizada em junho do ano passado, o fórum contou com a presença de empresas, do governo e da sociedade civil em debates sobre os novos negócios da área de energia em uma economia de baixo carbono, litigância climática e descarbonização da indústria, antecipando o relatório final da COP 28. As discussões reuniram mais de 900 participantes e contaram com 146 palestrantes, 19 patrocinadores e mais de 24 horas de conteúdo.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
SCGÁS divulga novos projetos aprovados por meio de leis ...
04/07/25
Rio Grande do Sul
Sulgás defende mobilização de deputados gaúchos para ass...
04/07/25
Biodiesel
ANP recebe doação de equipamentos para detectar teor de ...
04/07/25
Meio Ambiente
Biometano emite até 2,5 vezes menos CO₂ do que eletricid...
04/07/25
Fusões e Aquisições
Petróleo lidera fusões e aquisições globais; especialist...
04/07/25
Investimentos
Petrobras irá investir R$ 33 bilhões em projetos de refi...
04/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
04/07/25
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
Resultado
Grupo Potencial cresce 70% em vendas de Arla 32 e planej...
03/07/25
Petroquímica
Vibra entra no mercado de óleos básicos para atender dem...
03/07/25
Biocombustíveis
Brasil pode liderar descarbonização do transporte intern...
03/07/25
Energia Elétrica
PMEs: sete dicas para aderir ao mercado livre de energia
03/07/25
Oportunidade
Vibra adere ao Movimento pela Equidade Racial
03/07/25
Pré-Sal
Oil States assina novos contratos com a Subsea7
02/07/25
Sustentabilidade
Congresso Sustentável CEBDS 2025 reúne 300 pessoas em Belém
02/07/25
Energia Elétrica
Com bandeira vermelha em vigor desde junho, energia reno...
02/07/25
Amazonas
Super Terminais e Governo do Amazonas anunciam primeira ...
02/07/25
Transição Energética
CCEE reforça protagonismo na transição energética durant...
02/07/25
Biodiesel
Indústria doa equipamentos para fortalecer fiscalização ...
02/07/25
Macaé Energy
Licença Prévia do projeto Raia é celebrada na abertura d...
02/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.