Transição Energética

Os desafios da transição energética e a importância da economia sustentável serão destaques da 2ª edição do ESG Energia e Negócios

Inscrições para participação começam hoje (terça / 02.04) no site do evento

Redação TN Petróleo/Assessoria IBP
02/04/2024 10:05
Os desafios da transição energética e a importância da economia sustentável serão destaques da 2ª edição do ESG Energia e Negócios Imagem: Divulgação Visualizações: 1896

Com o tema "Estratégias de Investimentos e redução de riscos financeiros", o ESG Energia e Negócios chega a sua segunda edição nos dias 27 e 28 de maio, no Hotel Fairmont, no Rio de Janeiro. Organizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), o evento apresentará debates que apontam a visão do investidor para capitalizar corporações e projetos no setor de energia comprometidos com a agenda ambiental, social e de governança.

A conferência abordará como o custo de capital pode ser elevado para o setor privado que não implementa boas práticas de ESG em seus negócios, tais como programas de diversidade e inclusão, ética, compliance e metas nas operações relacionadas com as mudanças climáticas e a descarbonização. As inscrições do ESG Energia e Negócios já estão abertas e os interessados podem saber mais sobre o evento aqui.

Programação

Será organizada uma mesa redonda com as agências de rating que realizam classificações de ativos para o mercado do ponto de vista de ESG. A Taxonomia Sustentável, voltada para apontar atividades econômicas ou ativos financeiros que são sustentáveis, também será discutida em um momento que são desenvolvidas iniciativas para a descarbonização por meio de projetos de captura e armazenamento de carbono (CCUS). No Brasil, o Congresso também debaterá os marcos da geração de eólica offshore e o mercado de redução de emissões de carbono.

Ainda será realizada uma análise da agenda verde com a Missão 1.5 - uma tentativa da COP 28 de estimular o aumento de ambição para manter a meta do Acordo de Paris e estabilizar o aquecimento da Terra – e dos diferentes cenários proporcionados pela COP 30 – que ocorrerá em Belém (PA), em 2025. Ainda como parte da agenda verde, será apresentado estudo, por acadêmicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sobre o impacto nas emissões de gases de efeito estufa para a produção de petróleo e gás em escala internacional, bem como a perspectiva para o progresso da exploração de novas fronteiras, como a Margem Equatorial.

O papel do empoderamento feminino na evolução tecnológica e industrial será um dos pontos principais na agenda de diversidade e inclusão. A responsabilidade corporativa também estará presente com diálogos sobre os investimentos privados por meio de fundações e no âmbito institucional de cada empresa.

"Esperamos que esta edição do ESG Energia e Negócios seja novamente uma oportunidade para troca de ideias, networking e negócios, reforçando a importância da sustentabilidade para as operações, a regulação e a gestão do segmento de energia. Queremos debater o futuro do nosso planeta, reafirmar os compromissos do nosso setor com a descarbonização e com a transição energética justa, além de dialogarmos sobre a relevância da diversidade e inclusão", analisa Roberto Ardenghy, Presidente do IBP.

Em sua primeira edição, realizada em junho do ano passado, o fórum contou com a presença de empresas, do governo e da sociedade civil em debates sobre os novos negócios da área de energia em uma economia de baixo carbono, litigância climática e descarbonização da indústria, antecipando o relatório final da COP 28. As discussões reuniram mais de 900 participantes e contaram com 146 palestrantes, 19 patrocinadores e mais de 24 horas de conteúdo.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Macaé Energy
Macaé recebe feira estratégica de energia voltada à gera...
20/02/26
PPSA
Produção de petróleo e de gás natural da União dobra em ...
20/02/26
ESG
Inscrições abertas até 26/2 para o seminário Obrigações ...
20/02/26
Pessoas
Paulo Alvarenga é nomeado CEO da TKMS Brazil
19/02/26
Subsea
Priner expande atuação no offshore com lançamento de sol...
13/02/26
Firjan
Recorde no petróleo sustenta crescimento da indústria do...
13/02/26
E&P
Tecnologia brasileira redefine a produção em campos madu...
13/02/26
Bahia Oil & Gas Energy
Produção em campos terrestres de petróleo e gás deve cre...
12/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
Resultado
Com 2,99 milhões boed, produção de petróleo e gás da Pet...
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Oferta Permanente
Manifestação conjunta abrangente e inédita agiliza inclu...
12/02/26
Biometano
Biometano em foco com debate sobre crédito, regulação e ...
12/02/26
Pessoas
Mario Ferreira é o novo gerente comercial da Wiz Corporate
11/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.