O&G TechWeek 2019

Orlando Ribeiro, da Petrobras/Cenpes sinaliza novas oportunidades para startups na abertura da O&G TechWeek 2019

Redação/Assessoria IBP
27/08/2019 13:30
Orlando Ribeiro, da Petrobras/Cenpes sinaliza novas oportunidades para startups na abertura da O&G TechWeek 2019 Imagem: Divulgação PUC Visualizações: 1034

O gerente executivo da Petrobras/Cenpes, Orlando Ribeiro, disse hoje, na abertura da quarta edição da O&G TechWeek, principal evento de tecnologia do setor de óleo e gás, que a companhia estuda abrir novos editais de apoio a startups dedicadas à inovação no setor. Segundo ele, os contratos com as primeiras dez empresas que estão sendo selecionadas em parceria com o Sebrae devem ser assinados em breve. As novas iniciativas devem envolver outros parceiros, como a Finep.

"Podemos aumentar nosso rebanho de unicórnios. As startups vão fazer diferença", disse ao explicar o interesse pelas parcerias.

Ribeiro afirmou ainda que a Petrobras tem participado das discussões com as agências reguladoras para liberar recursos de pesquisa e desenvolvimento de forma a permitir que o ciclo de inovação se acelere. "Temos grande potencial de inovação pelas tecnologias já disponíveis e pelo pipeline de inovação", disse, frisando que as grandes inovações disruptivas envolvem, de forma geral, mudanças de processo e de negócios.

Milton Costa Filho, Secretário Geral do Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), organizador do evento, destacou na abertura que as novas tecnologias serão essenciais para que o setor alcance seus objetivos e dobre a produção de óleo e gás até 2030.

"A ANP estima um potencial de 60 FPSOs (unidade flutuante de produção de óleo e gás) na próxima década para atender a demanda de produção. Imagina a quantidade de tecnologia que será necessária nessas estruturas", alertou.

Segundo Milton, o IBP criou um conselho de transformação digital para atuar junto às comissões técnicas do Instituto focadas em tecnologia e alavancar essa transformação digital nos vários segmentos da cadeia de petróleo e gás. Além disso, por meio da UnIBP – Universidade do Setor de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, também está trabalhando na capacitação de profissionais que atendam às novas demandas. "Temos o desafio de treinar capital humano para transformar a indústria", finalizou.

O representante do World Petroleum Council (WPC), Gerardo Uria, entidade parceira da TechWeek, reconheceu que integrar digitalização nos processos do setor é um grande desafio, mas frisou que a tecnologia anda rápido e é preciso estar preparado. "Vivemos em um mundo interconectado e nossas operações precisam se beneficiar disso", completou.

A O&G Techweek 2019 acontece de hoje (26) a quinta-feira (30), no AQWA Corporate, na região portuária do Rio de Janeiro com palestras, rodadas tecnológicas, hackathons e sessões de ideação.

A TechWeek é patrocinada pela Petrobras, Tishman Speyer, Fábrica de Startups, Repsol Sinopec, Siemens, Aker Solutions, Aveva, Deloitte, Hexagon, KPMG, Pepperl+Fuchs, Petronet, PwC e Innovaphone.

Veja a programação completa do evento em http://www.ogtechweek.com.br

Mais Lidas De Hoje
veja Também
COP30
IBP defende adoção de critérios globais para uma transiç...
06/11/25
Gás Natural
ANP aprova Plano de Ação referente às tarifas de transpo...
06/11/25
Offshore
Descomissionamento é tema estratégico
06/11/25
Meio Ambiente
Equinor e USP iniciam projeto de pesquisa de captura e a...
06/11/25
Resultado
BRAVA Energia registra recorde de receita líquida com US...
06/11/25
Resultado
Vibra registra forte geração de caixa e margens consiste...
06/11/25
Resultado
ENGIE Brasil Energia registra lucro líquido ajustado de ...
06/11/25
Apoio cultural
Transpetro une preservação cultural e desenvolvimento su...
06/11/25
Internacional
Malásia quer se tornar polo global de captura e armazena...
05/11/25
Meio Ambiente
ANP realiza workshop sobre emissões de metano em conjunt...
05/11/25
Combustíveis
Procon Carioca firma parceria inédita com o Instituto Co...
05/11/25
Energia Elétrica
Thopen adquire operação de geração distribuída de energi...
05/11/25
Resultado
PRIO divulga resultados do 3T25 com avanços em Wahoo, Al...
05/11/25
PD&I
Noruega e Brasil lançam nova chamada conjunta de financi...
04/11/25
Descomissionamento
ABPIP realiza segundo workshop com ANP para discutir des...
04/11/25
iBEM26
Evento internacional de energia abre inscrições para ati...
04/11/25
Etanol
UNICA e Cetesb firmam acordo para fortalecer gestão ambi...
04/11/25
OTC Brasil 2025
Petrobras estuda ter centro logístico no Amapá enquanto ...
03/11/25
Pré-Sal
Campo de Búzios atinge produção recorde de 1 milhão de b...
03/11/25
Mão de obra
Programa de Desligamento Voluntário é lançado pela Petrobras
03/11/25
Etanol
Preços do anidro e do hidratado registram alta
03/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.