Evento online

Oportunidades de otimização na logística de cana no Brasil é o tema do 2º Encontro Preparatório do EsalqShow

Redação TN Petróleo/Assessoria
09/06/2021 21:27
Visualizações: 1035

No próximo dia 22 de junho, das 10 às 12h, ocorrerá o 2º Encontro Preparatório da 4ª edição do EsalqShow. A atividade será on-line, gratuita e reunirá representantes da academia e do setor produtivo que debaterão o tema "Oportunidades de otimização na logística de cana no Brasil?´?´.

A Iniciativa é organizada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e este 2º Encontro tem como coordenador o professor José Vicente Caixeta Filho, do departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq.

Divulgação"A logística de abastecimento de cana nas usinas tem passado por uma série de mudanças e desafios nos últimos tempos. Recentemente, por exemplo, com o avanço da colheita mecanizada no país, o setor vivenciou a mudança no acrônimo que designava o conjunto de atividades logísticas do setor denominado "Corte, Carregamento e Transporte" (CCT) para "Corte, Transbordo e Transporte" (CTT). A mudança do "C" pelo "T" altera todo o sistema e gera mais eficiência produtividade, ganhos ambientais e energéticos e da mesma forma, pressiona profissionais para novos desafios e melhores práticas de gestão da logística da cana", explica Caixeta.

Segundo o professor Caixeta, em uma época em que a redução de custos é substancial para o setor sucroenergético, a gestão logística ganha o protagonismo como a fronteira para aumentar a lucratividade. "Para isso é fundamental buscar novas ideias e soluções para se fazer uma boa logística e reduzir custos", aponta.

O encontro acontecerá das 10 h às 12h e terá transmissão pelo YouTube da Esalq. A dinâmica do evento será dividida em dois blocos, o primeiro expositivo, com acesso direto e interação via chat pelo YouTube e o segundo de debates, também gratuito, mas com necessidade de inscrições (clique aqui para inscrever-se ao bloco 2 da atividade)

Todos os Encontros Preparatórios debaterão pontos estratégicos sobre "A cadeia produtiva da cana-de-acúcar", tema geral da 4ª edição do EsalqShow, que está programada para ocorrer de 5 a 7 de outubro de 2022, no campus Luiz de Queiroz, da USP em Piracicaba. Para acessar o programa completo dos Encontros Preparatórios de 2021 clique aqui.

InstitucionalConfira a programação, os palestrantes e os tópicos a serem abordados:

1) Ferramentas de otimização para logística da cana e o modelo ferroviário da Austrália para corte transbordo e transporte (CTT)

Thiago Guilherme Péra, coordenador técnico do Esalq-LOG

2) Colheita de alta performance

Douglas Rocha, coordenador comercial AGCO - América do Sul

3) Uso de drones e sensores no planejamento da cana

Marcos Fogagnoli, sócio fundador da Cromai

Serviço

2º Encontro Preparatório da 4ª edição do EsalqShow

Tema: Oportunidades de otimização na logística de cana no Brasil de produção

Data: 22/06/2021

Horário: 10h as 12h

Assista em: @esalqmidias (YouTube da Esalq)

Bloco 1 (expositivo): acesso direto e interação via chat pelo YouTube

Bloco 2 (debate): Gratuito, mas necessário inscrever-se. (clique aqui para inscrever-se ao bloco 2 da atividade)

Mais informações sobre a 4ª edição do EsalqShow em www.esalqshow.org.br

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Brandend Content
Oil States participa da OTC Brasil 2025 e reforça seu co...
07/11/25
Resultado
Lucro líquido da Petrobras chega a US$ 6 bilhões no terc...
07/11/25
ANP
XIII Seminário de Segurança Operacional e Meio Ambiente ...
07/11/25
Indústria Naval
Transpetro lança licitação para contratação de navios de...
07/11/25
COP30
Embrapii participa de atividades sobre inovação na indústria
07/11/25
ANP
Combustível do Futuro: ANP fará consulta e audiência púb...
07/11/25
COP30
IBP defende adoção de critérios globais para uma transiç...
06/11/25
Gás Natural
ANP aprova Plano de Ação referente às tarifas de transpo...
06/11/25
Offshore
Descomissionamento é tema estratégico
06/11/25
Meio Ambiente
Equinor e USP iniciam projeto de pesquisa de captura e a...
06/11/25
Resultado
BRAVA Energia registra recorde de receita líquida com US...
06/11/25
Resultado
Vibra registra forte geração de caixa e margens consiste...
06/11/25
Resultado
ENGIE Brasil Energia registra lucro líquido ajustado de ...
06/11/25
Apoio cultural
Transpetro une preservação cultural e desenvolvimento su...
06/11/25
Internacional
Malásia quer se tornar polo global de captura e armazena...
05/11/25
Meio Ambiente
ANP realiza workshop sobre emissões de metano em conjunt...
05/11/25
Combustíveis
Procon Carioca firma parceria inédita com o Instituto Co...
05/11/25
Energia Elétrica
Thopen adquire operação de geração distribuída de energi...
05/11/25
Resultado
PRIO divulga resultados do 3T25 com avanços em Wahoo, Al...
05/11/25
PD&I
Noruega e Brasil lançam nova chamada conjunta de financi...
04/11/25
Descomissionamento
ABPIP realiza segundo workshop com ANP para discutir des...
04/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.