Evento online

Oportunidades de otimização na logística de cana no Brasil é o tema do 2º Encontro Preparatório do EsalqShow

Redação TN Petróleo/Assessoria
09/06/2021 18:27
Visualizações: 1169

No próximo dia 22 de junho, das 10 às 12h, ocorrerá o 2º Encontro Preparatório da 4ª edição do EsalqShow. A atividade será on-line, gratuita e reunirá representantes da academia e do setor produtivo que debaterão o tema "Oportunidades de otimização na logística de cana no Brasil?´?´.

A Iniciativa é organizada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e este 2º Encontro tem como coordenador o professor José Vicente Caixeta Filho, do departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq.

Divulgação"A logística de abastecimento de cana nas usinas tem passado por uma série de mudanças e desafios nos últimos tempos. Recentemente, por exemplo, com o avanço da colheita mecanizada no país, o setor vivenciou a mudança no acrônimo que designava o conjunto de atividades logísticas do setor denominado "Corte, Carregamento e Transporte" (CCT) para "Corte, Transbordo e Transporte" (CTT). A mudança do "C" pelo "T" altera todo o sistema e gera mais eficiência produtividade, ganhos ambientais e energéticos e da mesma forma, pressiona profissionais para novos desafios e melhores práticas de gestão da logística da cana", explica Caixeta.

Segundo o professor Caixeta, em uma época em que a redução de custos é substancial para o setor sucroenergético, a gestão logística ganha o protagonismo como a fronteira para aumentar a lucratividade. "Para isso é fundamental buscar novas ideias e soluções para se fazer uma boa logística e reduzir custos", aponta.

O encontro acontecerá das 10 h às 12h e terá transmissão pelo YouTube da Esalq. A dinâmica do evento será dividida em dois blocos, o primeiro expositivo, com acesso direto e interação via chat pelo YouTube e o segundo de debates, também gratuito, mas com necessidade de inscrições (clique aqui para inscrever-se ao bloco 2 da atividade)

Todos os Encontros Preparatórios debaterão pontos estratégicos sobre "A cadeia produtiva da cana-de-acúcar", tema geral da 4ª edição do EsalqShow, que está programada para ocorrer de 5 a 7 de outubro de 2022, no campus Luiz de Queiroz, da USP em Piracicaba. Para acessar o programa completo dos Encontros Preparatórios de 2021 clique aqui.

InstitucionalConfira a programação, os palestrantes e os tópicos a serem abordados:

1) Ferramentas de otimização para logística da cana e o modelo ferroviário da Austrália para corte transbordo e transporte (CTT)

Thiago Guilherme Péra, coordenador técnico do Esalq-LOG

2) Colheita de alta performance

Douglas Rocha, coordenador comercial AGCO - América do Sul

3) Uso de drones e sensores no planejamento da cana

Marcos Fogagnoli, sócio fundador da Cromai

Serviço

2º Encontro Preparatório da 4ª edição do EsalqShow

Tema: Oportunidades de otimização na logística de cana no Brasil de produção

Data: 22/06/2021

Horário: 10h as 12h

Assista em: @esalqmidias (YouTube da Esalq)

Bloco 1 (expositivo): acesso direto e interação via chat pelo YouTube

Bloco 2 (debate): Gratuito, mas necessário inscrever-se. (clique aqui para inscrever-se ao bloco 2 da atividade)

Mais informações sobre a 4ª edição do EsalqShow em www.esalqshow.org.br

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Subsea
Priner expande atuação no offshore com lançamento de sol...
13/02/26
Firjan
Recorde no petróleo sustenta crescimento da indústria do...
13/02/26
E&P
Tecnologia brasileira redefine a produção em campos madu...
13/02/26
Bahia Oil & Gas Energy
Produção em campos terrestres de petróleo e gás deve cre...
12/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
Resultado
Com 2,99 milhões boed, produção de petróleo e gás da Pet...
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Oferta Permanente
Manifestação conjunta abrangente e inédita agiliza inclu...
12/02/26
Biometano
Biometano em foco com debate sobre crédito, regulação e ...
12/02/26
Pessoas
Mario Ferreira é o novo gerente comercial da Wiz Corporate
11/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.