Produção

Opep tem menor produção de petróleo em 4 anos com cortes sauditas e Venezuela

Reuters, 01/04/2019
01/04/2019 17:19
Visualizações: 595 (0) (0) (0) (0)

O fornecimento de petróleo da Opep caiu para uma mínima de quatro anos em março, mostrou uma pesquisa da Reuters, conforme o maior exportador, a Arábia Saudita, cortou a oferta mais do que o acordado, enquanto a produção venezuelana caiu ainda mais devido às sanções e a blecautes na rede de energia.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo, com 14 membros, bombeou 30,40 milhões de barris por dia (bpd) no mês passado, mostrou a pesquisa nesta segunda-feira, com queda de 280 mil bpd ante fevereiro e o menor nível desde 2015.

A pesquisa sugere que a Arábia Saudita e seus aliados do Golfo estão avançando com cortes de oferta ainda maiores do que o combinado no último acordo da Opep, ignorando a pressão do presidente dos EUA, Donald Trump, para que o grupo aumentasse a produção.

Na quinta-feira, Trump pediu novamente que a Opep bombeasse mais petróleo para baixar os preços.

O petróleo Brent está sendo negociado acima de 68 dólares o barril, perto da máxima de 2019, impulsionado pelos cortes da Arábia Saudita e restrições à oferta involuntárias na Venezuela e no Irã, ambos sob as sanções dos EUA.

"A vontade para reduzir os estoques globais de petróleo está lá", disse Tamas Varga, da corretora de petróleo PVM, referindo-se à estratégia da Opep.

"A menos que haja um salto repentino na produção da Opep ou um rompimento completo nas negociações comerciais EUA-China, os investidores financeiros verão o petróleo como algo atraente para colocar mais dinheiro."

A Opep, Rússia e outros aliados --uma aliança conhecida como Opep+-- concordaram em dezembro em reduzir a oferta em 1,2 milhão bpd a partir de 1º de janeiro. A participação da Opep no corte é de 800 mil bpd.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Mato Grosso do Sul
Gás Natural: ANP assina acordo com agência reguladora do...
16/06/25
Petrol Industrial
Petrol Industrial aposta em tecnologia e forjamento para...
16/06/25
Petrobras
Relatório de Sustentabilidade mostra investimento de US$...
16/06/25
Resultado
Vendas de etanol totalizam 3 bilhões de litros em maio
16/06/25
Etanol
Anidro registra queda de 1,45% e hidratado recua 0,35%
16/06/25
Eólica Offshore
Primeiro projeto piloto de energia eólica offshore flutu...
16/06/25
Descarbonização
EPE lança análise sobre a Descarbonização do E&P brasile...
13/06/25
Firjan
No lançamento do Anuário do Petróleo no Rio, empresários...
13/06/25
Oferta Permanente
ANP realiza 5º Ciclo da Oferta Permanente de Concessão n...
13/06/25
Negócio
ANP fará consulta e audiência públicas sobre atualização...
12/06/25
RenovaBio
ANP aprova nova norma para certificação de biocombustíveis
12/06/25
E&P
ANP aprova resolução com requisitos para cumprimento do ...
12/06/25
Bahiagás
Luiz Gavazza destaca expansão da Bahiagás e protagonismo...
12/06/25
Evento
SP Offshore 2025: segunda edição impulsiona nova fase da...
12/06/25
ANP
PRH-ANP: resultado final da edição 2025 será divulgado e...
12/06/25
Pessoas
Ana Lia Ferrero é a nova CEO da Prime Energy
11/06/25
Energia Eólica
Complexo Eólico Ventos de São Zacarias é inaugurado na d...
11/06/25
Parceria
ORPLANA e IAC firmam parceria para inovação e sustentabi...
11/06/25
Internacional
Brasil recebe o principal evento global de hidrogênio a ...
11/06/25
Pré-Sal
ABB vai fornecer elétrica e automação para próxima geraç...
10/06/25
Fertilizantes
Petrobras produz primeiro lote de ARLA 32 na Ansa, em Ar...
10/06/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22