Petróleo

Opep espera menor produção de petróleo ainda em julho

Os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) vão reduzir a produção do grupo para aderir ao teto da produção de 30 milhões de barris por dia (bpd) e os efeitos devem ser vistos em julho, disse hoje (15) o secretário-geral da organização Abdullah al-Badri, em info

Redação/ Agências
15/06/2012 13:39
Visualizações: 492
Os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) vão reduzir a produção do grupo para aderir ao teto da produção de 30 milhões de barris por dia (bpd) e os efeitos devem ser vistos em julho, disse hoje (15) o secretário-geral da organização Abdullah al-Badri, em informe oficial à imprensa.
 

A Opep concordou, em reunião realizada em Viena na quinta-feira, em manter o teto de produção em 30 milhões de bpd. Badri disse que isso implicaria em uma redução das ofertas efetivas em 1,6 milhão de bpd.
 

"Nós produzimos um excesso de 1,6 milhão de bpd e agora decidimos tirar esses 1,6 milhão e ficar com 30 milhões", disse ele. "Todo mundo vai respeitar isso."

"Talvez isso comece em algum momento em julho. Você precisa de algum tempo", acrescentou.
 

A Opep não emitiu cotas individuais para os membros como havia sido feito no acordo de produção adotado na última reunião do grupo, em dezembro.
 

O Iraque não foi incluído no acordo de produção da Opep durante anos, mas é agora parte da meta geral de 30 milhões de bpd e tem aumentado suas ofertas. A produção da Líbia em novembro do ano passado ainda estava se recuperando, após ser virtualmente desligada durante a guerra civil de 2011.

A Arábia Saudita, maior produtor de petróleo do grupo, disse que irá cumprir o novo acordo, mas não chegou a dizer que irá reduzir a oferta. Riade tem bombeado cerca de 10 milhões de barris por dia -máxima de 30 anos- por diversos meses seguidos.
 

Nesta sexta-feira, o ministro do petróleo Ali al-Naimi disse que o reino estava comprometido com a estabilidade da oferta da commodity e com evitar escassez.
 

"Toda a ideia é de que não haverá escassez no mercado de petróleo", disse ele a jornalistas. "Essa tem sido a política da Arábia Saudita o tempo todo, para gerenciar o mercado, mantendo-o em equilíbrio."
 

Como maior produtor do grupo, Riade era altamente responsável pela produção que supera o teto de 30 milhões de bpd.
 

Isso não caiu bem com o Irã, cuja produção tem recuado à mínima de 20 anos -de acordo com fontes secundárias- devido às sanções do Ocidente contra seu programa nuclear.



Mais Lidas De Hoje
veja Também
Premiação
Infotec Brasil é premiada na edição histórica do Ranking...
21/11/25
BRANDED CONTENT
Aquamar Offshore se consolida como fornecedora estratégi...
21/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
PetroSupply Meeting impulsionará negócios no Mossoró Oil...
21/11/25
Resultado
Produção de petróleo da União foi de 174 mil barris por ...
21/11/25
Financiamento
Unicamp inaugura supercomputador de IA financiado pela S...
19/11/25
Combustíveis
Ineep: preços dos combustíveis resistem e não acompanham...
19/11/25
Energia Elétrica
Firjan solicita vetos a artigos do PLV 10/2025, que refo...
19/11/25
Asfalto
Importação de asfaltos: ANP amplia prazo para atendiment...
18/11/25
Bacia de Campos
Petróleo de excelente qualidade é descoberto na Bacia de...
18/11/25
Oferta Permanente
ANP aprova nova versão do edital com a inclusão de 275 b...
18/11/25
Reconhecimento
Copa Energia avança no Ranking 100 Open Startups e é rec...
18/11/25
Reciclagem
Coppe e Petrobras inauguram planta piloto de reciclagem...
18/11/25
Firjan
Rio de Janeiro tem superávit de US$ 8,7 bilhões na balan...
18/11/25
Petrobras
Região da RPBC irá receber R$ 29 milhões em projetos soc...
18/11/25
COP30
Setor de biocombustíveis lança Carta de Belém na COP30 e...
17/11/25
COP30
Caminhão 100% a biodiesel cruza o Brasil rumo à COP30 e ...
17/11/25
Gás Natural
Decisão da ANP sobre revisão tarifária de transporte vai...
17/11/25
COP30
Inovação com coco de piaçava em usina de biodiesel na Ba...
17/11/25
COP30
Alerta na COP30: sem eletrificação, indústria não cumpri...
17/11/25
Etanol
Hidratado e anidro fecham a semana valorizados
17/11/25
COP30
Setor de óleo e gás usa tecnologia para acelerar a desca...
15/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.