Arábia Saudita

Opep caminha para estender corte de produção; Arábia Saudita sinaliza apoio da maioria

Reuters, 22/05/2017
22/05/2017 09:17
Visualizações: 513

A Opep e outros países produtores de petróleo estão em vias de concordar com uma ampliação dos cortes de oferta em uma reunião na quinta-feira, com a Arábia Saudita dizendo que a maior parte dos participantes concorda com o plano de conter o excesso de oferta global.

O ministro de Energia da Arábia Saudita disse neste domingo que a ampliação dos cortes de fornecimento por mais nove meses até março e a adição de um ou dois pequenos produtores ao pacto deve reduzir os estoques para sua média de cinco anos, uma medida essencial para que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) monitore o sucesso da iniciativa.

"Todos com quem eu falei expressaram apoio e entusiasmo para se juntarem a nós nesta direção, mas é claro que isso não antecipa quaisquer sugestões criativas que podem surgir", disse o ministro Khalid al-Falih, em uma coletiva de imprensa em Riad.

"Nós acreditamos que a manutenção dos mesmos níveis de corte, além de eventualmente adicionar um ou dois pequenos produtores, se eles desejarem se juntar, será mais do que adequada para levar a média de cinco anos para onde precisa estar até o fim do primeiro trimestre de 2018", afirmou.

A Opep, a Rússia e outros produtores concordaram no ano passado em reduzir a produção em 1,8 milhão de barris por dia (bpd) durante seis meses a partir de 1º de janeiro.

Os preços do petróleo ganharam suporte com a redução da produção, mas os grandes estoques e o aumento da oferta de produtores que não participaram do acordo, como os Estados Unidos, limitaram a alta, pressionando a necessidade de estender a limitação.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
Descomissionamento
ONIP apresenta ao Governo Federal propostas para transfo...
04/02/26
Pessoas
Daniela Lopes Coutinho é a nova vice-presidente executiv...
04/02/26
Resultado
Com 4,897 milhões boe/d, produção de petróleo e gás em 2...
03/02/26
Pré-Sal
Três FPSOs operados pela MODEC fecharam 2025 entre os 10...
03/02/26
Pré-Sal
Shell dá boas-vindas à KUFPEC como parceira no Projeto O...
03/02/26
Gás Natural
GNLink recebe autorização da ANP e inicia operação da pr...
02/02/26
Gás Natural
Firjan percebe cenário positivo com redução nos preços d...
02/02/26
Etanol
Anidro e hidratado fecham mistos na última semana de jan...
02/02/26
GNV
Sindirepa: preço do GNV terá redução de até 12,5% no Rio...
30/01/26
Descomissionamento
SLB inaugura Centro de Excelência em Descomissionamento
30/01/26
Apoio Offshore
Wilson Sons lança rebocador da nova série para atender d...
30/01/26
Gás Natural
Firjan lança publicação e promove debate sobre futuro do...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 terá programação diversa e foco na pro...
28/01/26
Internacional
Petrobras amplia venda de petróleo para a Índia
28/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.