Evento

Onudi, Eletrobras e Itaipu promoverão 'Dia da Energia' na Rio+20

O evento contará com uma série de palestras aliada à exibição de novas tecnologias para o aproveitamento de fontes renováveis de energia, e acontecerá em paralelo à programação da Conferência Rio+20, em junho de 2012.

Redação
21/09/2011 14:38
Visualizações: 531

A Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Onudi), a Eletrobras e a Itaipu Binacional firmaram uma parceria nesta terça-feira (20), em Nova Iorque, para a realização do “Dia da Energia”, uma série de palestras aliada à exibição de novas tecnologias para o aproveitamento de fontes renováveis de energia. O evento ocorrerá paralelo à programação da Conferência Rio+20, em junho de 2012.

Em reunião com o diretor-geral da Unido, Kandeh Yumkella, o presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, e o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, se colocaram à disposição da organização internacional para a realização desse evento, cuja programação deverá estar concluída até o final de outubro.

Na oportunidade, os executivos brasileiros elogiaram a inciativa da ONU e da Onudi de colocarem em prática o programa Energia Sustentável para Todos. Na avaliação de Costa Neto, os pontos fundamentais dessa iniciativa devem ser o diagnóstico da situação de cada país, o trabalho dos grupos temáticos que vão estudar questões como financiamento, tecnologias, capacidade técnica e outras, e a ação coordenada dentro dos países.

A reunião também serviu para organizar uma visita de cinco ministros de energia da África (Angola, Congo, África do Sul, Namíbia e Zâmbia) à Itaipu. Eles estão interessados em promover o aproveitamento hidráulico do Rio Congo e querem conhecer a experiência brasileira e paraguaia no aproveitamento do Rio Paraná. “Hoje, os grandes aproveitamentos ainda inexplorados são bi ou multinacionais e Itaipu é uma referência para viabilizar esses empreendimentos”, afirmou Samek.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pré-Sal
Shell conclui assinatura de contratos de alienação que a...
12/03/26
Energia Elétrica
Geração distribuída atinge marco de 50 GW e se consolida...
12/03/26
FEPE
FEPE 2026: ação em movimento
11/03/26
Bacia de Santos
Lapa Sudoeste inicia produção, ampliando a capacidade no...
11/03/26
Pré-Sal
Primeiro óleo de Lapa Sudoeste consolida produção do pré...
11/03/26
Gás Natural
Gas Release pode atrair novos supridores e criar competi...
11/03/26
Resultado
PRIO registra receita de US$ 2,5 bilhões em 2025 com exp...
11/03/26
Bacia de Santos
Brasil: Início da Operação de Lapa Sudoeste
11/03/26
Pré-Sal
Seatrium impulsiona P-78 à injeção do primeiro gás após ...
11/03/26
PPSA
Assinatura de contratos de Mero e Atapu consolida result...
11/03/26
Empresas
Justiça suspende aumento de IRPJ e CSLL e decisão pode i...
10/03/26
Biodiesel
Setor de Combustíveis Defende Liberação da Importação de...
10/03/26
Macaé Energy
No Macaé Energy 2026, Firjan promove edição especial do ...
09/03/26
Dia Internacional da Mulher
Dia da Mulher: elas contribuem para avanços no setor ene...
09/03/26
FEPE
PRECISAMOS DE P&D DE LONGO PRAZO - Entrevista com Isabel...
09/03/26
Internacional
Efeitos de preços do petróleo sobre a economia brasileira
09/03/26
Dutos
Transpetro aplica tecnologia com IA para ampliar eficiên...
09/03/26
Dia Internacional da Mulher
Constellation amplia em mais de 300% a presença feminina...
09/03/26
Combustível
Etanol volta a subir no indicador semanal
09/03/26
Resultado
Com um aumento de 11% na produção total de petróleo e gá...
06/03/26
FEPE
EMPREENDER DEMANDA RELAÇÕES DE CONFIANÇA - Entrevista co...
06/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.