Energia elétrica

ONS volta a elevar projeção e vê demanda por energia saltar 9,5% no mês com reabertura

Reuters, 16/10/2020
16/10/2020 20:10
Visualizações: 755 (0) (0) (0) (0)

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) voltou a elevar expectativas para a demanda por eletricidade no Brasil em outubro nesta sexta-feira, ao projetar que a carga de energia do sistema interligado do país deve avançar 9,5% na comparação com mesmo mês do ano passado.

Em meio à gradual reabertura da economia após meses de quarentenas adotadas em Estados e municípios para reduzir a disseminação do coronavírus, o ONS tem aumentado consecutivamente as previsões para a carga de energia deste mês. Na semana passada, o órgão via expansão de 6,3%.

O desempenho deve ser liderado, em termos percentuais, pela região Sul do país, onde o uso de energia deve disparar 13,8% na comparação com mesmo período do ano passado, quase o dobro da alta de 6,9% esperada na semana anterior.

No Nordeste, o ONS vê alta de 9,5% na carga, enquanto no Sudeste, centro das atividades econômicas, a projeção é de avanço de 8,9%-- em ambos os casos, houve melhoria nos números frente à semana passada, quando esperava-se aumento de 6,9% no Sudeste e 3,4% no Nordeste.

Em abril, primeiro mês sob impacto das quarentenas e medidas de isolamento adotadas contra a Covid-19, a carga de energia chegou a desabar 12%.

Nos meses seguintes, houve gradual recuperação, sendo que setembro registrou o melhor desempenho desde o início da pandemia, com avanço de 2,9% do consumo na comparação anual, segundo dados preliminares da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Na semana passada, a previsão do ONS de aumento do consumo de energia apontou que o "comportamento da carga segue fortemente impactado pela recuperação do setor industrial brasileiro após as reduções observadas em função da pandemia". O órgão ainda não detalhou a análise desta semana.

Institucional

Chuvas

O órgão do setor elétrico ainda reduziu ligeiramente a previsão para as chuvas na região das hidrelétricas, principal fonte de geração do Brasil.

No Sudeste, que concentra as usinas com maiores reservatórios, a precipitação na área dos lagos das represas deve atingir 52% da média histórica, contra 54% esperados na semana anterior.

No Nordeste, segunda região em reservatórios, a projeção do ONS recuou para 44% da média no Nordeste, contra 45% na semana passada.

Houve ainda corte para 25% nas estimativas para o Sul, onde a previsão anterior era de chuvas em 45% da média.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
SCGÁS divulga novos projetos aprovados por meio de leis ...
04/07/25
Rio Grande do Sul
Sulgás defende mobilização de deputados gaúchos para ass...
04/07/25
Biodiesel
ANP recebe doação de equipamentos para detectar teor de ...
04/07/25
Meio Ambiente
Biometano emite até 2,5 vezes menos CO₂ do que eletricid...
04/07/25
Fusões e Aquisições
Petróleo lidera fusões e aquisições globais; especialist...
04/07/25
Investimentos
Petrobras irá investir R$ 33 bilhões em projetos de refi...
04/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
04/07/25
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
Resultado
Grupo Potencial cresce 70% em vendas de Arla 32 e planej...
03/07/25
Petroquímica
Vibra entra no mercado de óleos básicos para atender dem...
03/07/25
Biocombustíveis
Brasil pode liderar descarbonização do transporte intern...
03/07/25
Energia Elétrica
PMEs: sete dicas para aderir ao mercado livre de energia
03/07/25
Oportunidade
Vibra adere ao Movimento pela Equidade Racial
03/07/25
Pré-Sal
Oil States assina novos contratos com a Subsea7
02/07/25
Sustentabilidade
Congresso Sustentável CEBDS 2025 reúne 300 pessoas em Belém
02/07/25
Energia Elétrica
Com bandeira vermelha em vigor desde junho, energia reno...
02/07/25
Amazonas
Super Terminais e Governo do Amazonas anunciam primeira ...
02/07/25
Transição Energética
CCEE reforça protagonismo na transição energética durant...
02/07/25
Biodiesel
Indústria doa equipamentos para fortalecer fiscalização ...
02/07/25
Macaé Energy
Licença Prévia do projeto Raia é celebrada na abertura d...
02/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.