Energia elétrica

ONS volta a elevar projeção e vê demanda por energia saltar 9,5% no mês com reabertura

Reuters, 16/10/2020
16/10/2020 17:10
Visualizações: 1005

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) voltou a elevar expectativas para a demanda por eletricidade no Brasil em outubro nesta sexta-feira, ao projetar que a carga de energia do sistema interligado do país deve avançar 9,5% na comparação com mesmo mês do ano passado.

Em meio à gradual reabertura da economia após meses de quarentenas adotadas em Estados e municípios para reduzir a disseminação do coronavírus, o ONS tem aumentado consecutivamente as previsões para a carga de energia deste mês. Na semana passada, o órgão via expansão de 6,3%.

O desempenho deve ser liderado, em termos percentuais, pela região Sul do país, onde o uso de energia deve disparar 13,8% na comparação com mesmo período do ano passado, quase o dobro da alta de 6,9% esperada na semana anterior.

No Nordeste, o ONS vê alta de 9,5% na carga, enquanto no Sudeste, centro das atividades econômicas, a projeção é de avanço de 8,9%-- em ambos os casos, houve melhoria nos números frente à semana passada, quando esperava-se aumento de 6,9% no Sudeste e 3,4% no Nordeste.

Em abril, primeiro mês sob impacto das quarentenas e medidas de isolamento adotadas contra a Covid-19, a carga de energia chegou a desabar 12%.

Nos meses seguintes, houve gradual recuperação, sendo que setembro registrou o melhor desempenho desde o início da pandemia, com avanço de 2,9% do consumo na comparação anual, segundo dados preliminares da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Na semana passada, a previsão do ONS de aumento do consumo de energia apontou que o "comportamento da carga segue fortemente impactado pela recuperação do setor industrial brasileiro após as reduções observadas em função da pandemia". O órgão ainda não detalhou a análise desta semana.

Institucional

Chuvas

O órgão do setor elétrico ainda reduziu ligeiramente a previsão para as chuvas na região das hidrelétricas, principal fonte de geração do Brasil.

No Sudeste, que concentra as usinas com maiores reservatórios, a precipitação na área dos lagos das represas deve atingir 52% da média histórica, contra 54% esperados na semana anterior.

No Nordeste, segunda região em reservatórios, a projeção do ONS recuou para 44% da média no Nordeste, contra 45% na semana passada.

Houve ainda corte para 25% nas estimativas para o Sul, onde a previsão anterior era de chuvas em 45% da média.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Apoio Marítimo
Ambipar realiza mais de 600 atendimentos no ano em respo...
06/01/26
Santos
Petrobras celebra 20 anos da Unidade da Bacia de Santos
06/01/26
Bacia de Pelotas
TGS disponibiliza aplicativo de segurança marítima para ...
06/01/26
Diesel
Petrobras e Vale avançam com parceria no fornecimento de...
05/01/26
ANP
Em novembro o Brasil produziu 4,921 milhões de barris boe/d
05/01/26
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
05/01/26
Etanol
Anidro e hidratado iniciam o ano em alta pelo Indicador ...
05/01/26
Pré-Sal
Com a FPSO P-78, Petrobras inicia produção de Búzios 6
02/01/26
Pré-Sal
Seatrium conquista primeiro marco do escopo completo da ...
02/01/26
Biometano
Edge e Orizon obtêm autorização da ANP para comercializa...
02/01/26
Biodiesel
ANP prorroga suspensão da comercialização de biodiesel e...
30/12/25
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
Petrobras
Brasil avança para atender demanda de combustível susten...
29/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Automação
A capacitação da tripulação e a conectividade são os ver...
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras debatem infraestrutura e ...
23/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.