Energias renováveis

Omega Energia e IBM usam inteligência artificial e cloud para prever a geração de energia renovável em tempo real

Redação TN Petróleo/Assessoria
11/06/2021 15:03
Omega Energia e IBM usam inteligência artificial e cloud para prever a geração de energia renovável em tempo real Imagem: Divulgação SME, RS Visualizações: 329

A Omega Energia, empresa líder em energia renovável no Brasil, e a IBM criaram uma plataforma para melhorar a previsão de geração de energia renovável com o uso de inteligência artificial e de análises de dados geoespaciais e meteorológicas, hospedados na nuvem da IBM.

A partir de análises e dados geoespaciais e meteorológicos advindos da IBM Global Business Services, do IBM Research e da The Weather Company da IBM, a Omega Energia tem o objetivo de prever mais precisamente a geração de energia eólica e solar de seu portfólio. Ao combinar as previsões históricas de diferentes plataformas já existentes com dados observacionais e de medição, os modelos são treinados a partir de categorização, de acordo com as condições ambientais e seleção do modelo mais apropriado. O processo é automático e em tempo real. O software leva em consideração as particularidades do local, além de ser escalonável e muito preciso.

DivulgaçãoAté o momento, a IBM observou uma melhoria de 30% a 40% na precisão das previsões mundiais em relação aos modelos comerciais. A plataforma utiliza machine learning em vários modelos de previsão e observações que, em última análise, fornecem informações precisas, como a velocidade e direção do vento, com até 10 dias de antecedência, impactando positivamente nas decisões estratégicas de operação da Companhia.

Para fornecer as previsões de energia eólica e solar, utiliza-se a plataforma Renewables Forecasting da IBM. A solução é capaz de alcançar previsões mais precisas devido às vantagens fornecidas pelo IBM PAIRS, uma plataforma de análise e dados geoespaciais de grande escala, que seleciona e hospeda mais de seis petabytes de fontes de dados relevantes, incluindo a altura do hub, velocidade do vento e previsões de irradiação solar fornecidas por The Weather Company.

“Este trabalho demonstra o avanço da transição energética do Brasil para ser mais renovável e sustentável, com a Omega como um impulsionador estratégico e líder nesta transformação, diz Marco Kalil, líder de serviços de consultoria da IBM Brasil. “Omega Energia e IBM estão comprometidos em construir um planeta mais sustentável”, diz.

Um estudo recente do IBM IBV, Institute for Business Value, mostra que 66% dos brasileiros entrevistados afirmam que “sustentabilidade é muito ou extremamente importante para eles ao escolher uma marca”.

“O mercado de energia está em constante transformação e, com isso, surgem novos desafios a serem enfrentados por nós todos os dias. A simplificação, o desejo do consumidor por mais soluções digitais e o avanço tecnológico trazem oportunidades para potencializar o crescimento das renováveis neste processo.”, afirma Daniel Biaggio, Head de Tecnologia da Omega Energia.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13