Mercado

Óleo equatoriano pode ser refinado na Venezuela

Representantes das empresas petrolíferas estatais do Equador, a Petroecuador, e da Venezuela, PDVSA, se reuniram em Quito para negociar um acordo de cooperação petrolífera entre os dois países. O presidente da Petroecuador, Galo Chiriboga, informou que o encontro com os executivos da PDVSA perm

Gazeta Mercantil
08/01/2007 02:00
Visualizações: 72

Representantes das empresas petrolíferas estatais do Equador, a Petroecuador, e da Venezuela, PDVSA, se reuniram em Quito para negociar um acordo de cooperação petrolífera entre os dois países. O presidente da Petroecuador, Galo Chiriboga, informou que o encontro com os executivos da PDVSA permitiu afinar aspectos da cooperação técnica e industrial, especialmente "no tema de maior interesse para o Equador, que é o refino de petróleo equatoriano na Venezuela".
A operação, disse Chiriboga, permitirá ao Equador obter derivados de petróleo, sobretudo gasolina, a preços mais baixos. A economia prevista é de US$ 60 milhões por ano. No entanto, Chiriboga admitiu que "as negociações são complexas e, neste caso, durarão algum tempo", mas ressaltou que "existe a vontade de cooperar entre as duas empresas".
A Petroecuador e a PDVSA assinaram no ano passado um acordo de aliança estratégica, que incluía a possibilidade de refinar 100 mil barris diários de petróleo equatoriano em petroquímicas da Venezuela. O acordo foi suspenso devido a divergências entre as duas empresas sobre os preços. Mas, em dezembro, as duas companhias retomaram as conversas.
O chefe da Petroecuador explicou que discutiu com o ministro de Energia da Venezuela e presidente da PDVSA, Luis Márquez, os aspectos gerais das negociações. Chiriboga também pediu assistência técnica da PDVSA para melhorar a capacidade da refinaria La Libertad, a mais antiga do Equador, que requer uma modernização integral.

Fonte: Gazeta Mercantil

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13