Petróleo e Gás de Xisto

Óleo de xisto dos EUA se torna uma ameaça maior para a Opep após a guerra de preços

Reuters, 01/12/2016
01/12/2016 08:59
Visualizações: 423

Em um canto da produtiva bacia de xisto de Bakken, em Dakota do Norte, petroleiras podem agora bombear petróleo em um custo quase tão baixo quanto aquele desfrutado pelos gigantes da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), Irã e Iraque.

Até alguns anos atrás, não era rentável produzir óleo a partir do xisto nos Estados Unidos. Mas o acentuado declínio nos custos fez com que operadores de xisto dos EUA se preparassem para capitalizar com a decisão de quarta-feira da Opep de reduzir a produção pela primeira vez em oito anos.[nL1N1DV139]

De fato, mesmo com a Opep decidindo reduzir a produção para tentar elevar os preços, isso pode acabar sendo enfraquecido por um possível aumento na produção dos EUA.

Em campos de xisto do Texas à Dakota do Norte, os custos de produção caíram pela metade desde 2014, quando a Arábia Saudita sinalizou uma guerra de preços em uma tentativa para tirar do mercado produtores de xisto de custo mais alto.

Ao invés de matar a indústria de xisto dos EUA, a subsequente guerra de preços tornou o xisto um rival ainda mais forte, mesmo no atual cenário de baixos preços.

Em Dunn County, Dakota do Norte, há cerca de 5.180 quilômetros quadrados onde o custo para produzir xisto de Bakken é de 15 dólares por barril e está caindo, segundo Lynn Helms, chefe do Departamento de Recursos Minerais do Estado.

O custo de produção em Dunn County é quase o mesmo que o do Irã e um pouco acima do custo do Iraque. O condado produz cerca de 200 mil barris de petróleo por dia, cerca de um quinto da produção diária do Estado.

É o melhor lugar possível porque possui os custos mais baixos do Estado, porém a tecnologia aprimorada e técnicas de perfuração aumentaram a eficiência para o Estado todo e para toda a indústria de petróleo nos EUA.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 encerra com público recorde de 15 mil ...
19/03/26
Exportações
Firjan manifesta preocupação com a oneração das exportaç...
19/03/26
Energia Solar
Newave Energia e Gerdau inauguram Complexo Solar de Barr...
19/03/26
Combustíveis
Diesel chega a R$ 7,17 com conflito entre EUA e Irã, apo...
19/03/26
Petrobras
Museu do Petróleo e Novas Energias irá funcionar no préd...
19/03/26
Pesquisa e Inovação
MODEC impulsiona inovação e P&D com ideias que apontam o...
19/03/26
Etanol
Geopolítica e energia redesenham o papel do etanol no ce...
19/03/26
Energia Elétrica
Copel vence leilão federal e vai aumentar em 33% a capac...
19/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy: debates focam no papel estratégico do gás ...
18/03/26
Economia
Firjan vê início da queda da Selic como positivo para a ...
18/03/26
Internacional
Petrobras confirma nova descoberta de gás na Colômbia
18/03/26
Publicações
IBP fortalece editora institucional, amplia publicações ...
18/03/26
Macaé Energy
Acro Cabos de Aço participa da Macaé Energy 2026
18/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 consolida município como capital nacio...
17/03/26
Macaé Energy
Com recorde de público, feira e congresso do Macaé Energ...
17/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy debate segurança energética e inovação no s...
16/03/26
Macaé Energy
Firjan: congresso técnico é um dos pontos altos do Macaé...
16/03/26
Combustíveis
Etanol mantém leve alta no indicador semanal, enquanto P...
16/03/26
Petrobras
O diesel está mais caro
16/03/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente de Concessão (OPC): aprovada a indicaç...
16/03/26
Bacia de Campos
ANP fiscaliza plataforma na Bacia de Campos
14/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23