Petróleo e Gás

OGX anuncia presença de hidrocarbonetos no poço OGX-52, na Bacia de Campos

Descoberta está próxima à acumulação de Waimea, onde a empresa iniciará sua produção de petróleo este ano. "Estas descobertas comprovam, como sempre informamos, o grande potencial remanescente de recursos nesta importante província petrolífera, na porção mais meridional da Bacia de Camp

Redação
25/07/2011 14:00
Visualizações: 134
A OGX, empresa brasileira de óleo e gás natural responsável pela maior campanha exploratória privada no Brasil, identificou a presença de hidrocarbonetos (compostos de carbono e hidrogênio, que podem estar em estado líquido, sólido e gasoso) nas seções santoniana e albiana do poço 1-OGX-52-RJS, no bloco BM-C-41, em águas rasas da Bacia de Campos. As características desses compostos são analisadas através de testes, que permitem avaliar se um poço possui óleo, gás ou ambos, e sua quantidade.  A OGX detém 100% de participação neste bloco.

“Esta nova descoberta, próxima à acumulação de Waimea, testou exitosamente calcarenitos albianos, em uma posição mais profunda, completamente independente da descoberta anterior. Importante destacar também a descoberta de óleo em reservatórios arenosos de idade santoniana. Estas descobertas comprovam, como sempre informamos, o grande potencial remanescente de recursos nesta importante província petrolífera, na porção mais meridional da Bacia de Campos”, comentou Paulo Mendonça, diretor geral e de exploração da OGX.

Foi encontrada uma coluna com hidrocarbonetos em arenitos da seção santoniana em torno de 12 metros e net pay de aproximadamente 5 metros. Adicionalmente, outra coluna de 174 metros foi encontrada em carbonatos da seção albiana e net pay em torno de 96 metros.

O poço OGX-52, denominado Tambora, localizado no bloco BM-C-41, situa-se a 93 km da costa do estado do Rio de Janeiro, em lâmina d'água de aproximadamente 130 metros. A sonda Ocean Ambassador iniciou as atividades de perfuração no dia 04 de julho de 2011.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20