Produção

Oferta global de petróleo avança em maio, diz AIE

Dow Jones Newswires, 14/06/2017
14/06/2017 13:34
Visualizações: 228

O excesso de produção de petróleo no mundo deve permanecer em 2017, à medida que os esforços da Opep para diminuir a oferta encontraram obstáculo nos Estados Unidos, informou a Agência Internacional de Energia nesta quarta-feira.

Em seu relatório mensal de mercado, a AIE informou que a oferta global de petróleo subiu 585 mil barris por dia (bpd) em maio, para 96,69 milhões de bpd. O número foi puxado por aumento da exploração dentro e fora da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

Os altos níveis de armazenamento são um sinal de que há mais petróleo no mundo do que pode ser consumido, ajudando a baixar os preços do petróleo em níveis inferiores aos desejados pela Opep, que controla 40% do mercado mundial.

No mês passado, a organização se juntou com dez outros grandes produtores fora do cartel para diminuir acertar a diminuição da produção até março de 2018. A meta de corte dentro da Opep foi cumprida em 96%.

No entanto, dentro do cartel, a produção aumentou 290 mil bpd em maio, para 32,08 milhões de bpd. O número foi influenciado pela subida da exploração na Líbia e na Nigéria.

Fora da Opep, segundo a AIE, a oferta cresceu 295 mil bpd em maio e a estimativa é de uma alta em 2017 de 700 mil bpd.

Parte deste aumento se deve ao crescimento maior da produção nos Estados Unidos este ano. A estimativa aumentou 90 mil bpd em relação a abril e agora é de 13,1 milhões de bpd em 2017.

"Nós aconselhamos regularmente que a paciência é necessária por parte daqueles que procuram o reequilíbrio do mercado do petróleo", afirmou a AIE.

Para 2018, a produção fora da Opep deve crescer 1,5 milhão de bpd. Já a demanda global por petróleo deve aumentar 1,4 milhão de barris por dia em 2018.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13