Estaleiro

ODT e Naval Group entregam primeiro submarino do Prosub à Marinha brasileira

Projeto fruto de parceria entre Brasil e França prevê a construção de outros quatro submarinos, sendo um de propulsão nuclear; especializada em projetos de alta complexidade, OEC construiu estaleiro e base naval

Redação TN/Assessoria
09/09/2022 11:53
ODT e Naval Group entregam primeiro submarino do Prosub à Marinha brasileira Imagem: Divulgação Visualizações: 1430 (0) (0) (0) (0)

A ODT (controlada do grupo Novonor) e a Naval Group, empresas que formam a Itaguaí Construções Navais (ICN), acabam de entregar o primeiro submarino do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) à Marinha brasileira. Batizado de Riachuelo (S40), o equipamento é o primeiro submarino da Marinha Brasileira construído no país, com participação de empresas do grupo Novonor. A tecnologia utilizada na construção é resultado de uma parceria entre Brasil e França.

A solenidade ocorreu na última semana e contou com a participação de representantes da OEC, maior empresa de engenharia do Brasil e responsável pela construção de toda a infraestrutura que torna possível o Prosub. A cerimônia foi marcada pela assinatura do documento que celebra a incorporação do Riachuelo à Armada brasileira. Além disso, comprova a conclusão de um rigoroso calendário de testes de aceitação do veículo, no porto e no mar e o início do período de garantia do equipamento.

Esta é considerada uma das mais importantes entregas já realizadas na construção militar naval do país e marca um passo significativo para a construção do primeiro Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear, que será batizado com o nome do Almirante Álvaro Alberto. "Quando for concluída a construção do submarino nuclear, o Brasil fará parte de um seleto grupo de apenas seis países com capacidade e tecnologia para projetar e construir este tipo de equipamento. Mas, hoje, na apresentação do Riachuelo, já temos todos os motivos para poder expressar um imenso orgulho e uma indescritível emoção por fazer parte desta história", destaca Mauricio Cruz Lopes, presidente da OEC.

A OEC foi selecionada para o programa em razão de sua ampla experiência em projetos de alta complexidade. Um dos grandes desafios da engenharia solucionados pela empresa é a construção do estaleiro e da base naval, que ocupam uma área de 900 mil metros quadrados, dos quais 750 mil sobre água. O acesso ao conjunto é feito por um túnel escavado em rocha de 850 metros de comprimento. Ao todo, são gerados mais de 30 mil empregos diretos e indiretos.

O evento contou com a participação de Héctor Núñez, diretor-presidente da Novonor, além do CEO da OEC, Maurício Cruz Lopes (foto), Marcelo Hofke, Diretor-superintendente da OEC no Brasil, Fábio Gandolfo, diretor responsável por projetos da área Nuclear, Rogério Bautista, diretor jurídico da OEC, Pedro Moreira, diretor de contratos da OEC no Prosub, Flávio Gesca, presidente do CBS (Consórcio Baía de Sepetiba) e Mário Botelho, diretor industrial da ICN.

Histórico
O Prosub foi acordado em 2008 e prevê a transferência de tecnologia francesa para a construção de quatro submarinos convencionais, movidos por motores diesel-elétricos, e para um submarino de propulsão nuclear, além de um estaleiro e uma base naval. O objetivo é a proteção da "Amazônia Azul", área com cerca de 8.500 km de extensão, ao longo da qual se estendem as Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB), totalizando uma área aproximada de 4,5 milhões de km², que contém riquezas biológicas e minerais ameaçadas pela exploração predatória.

Nesta região, estão ainda distribuídas centenas de plataformas para exploração submarina. Mais de 90% do petróleo brasileiro, cerca de dois milhões de barris por dia, são extraídos do mar. Além disso, aproximadamente 95% do comércio exterior brasileiro ocorre via marítima.

Sobre a OEC - Ao longo de sua história de 78 anos, a OEC foi responsável pela execução de mais de 2.900 obras de grande porte em mais de 30 países ao redor do mundo, a exemplo de usinas hidrelétricas, térmicas e nucleares, pontes, viadutos, túneis, linhas de metrô e trens urbanos, aeroportos, portos, ferrovias, refinarias, obras industriais e de mineração. Em 2021, a OEC recebeu pelo décimo ano consecutivo o Global Best Projects, prêmio concedido pela revista norte-americana ENR – Engineering News-Record, distinção considerada pelo mercado como o Oscar da engenharia mundial. Por sua atuação orientada à Sustentabilidade, desde 2014 a OEC vem recebendo o Selo Ouro do programa GHG Protocol, que reúne os inventários de emissões de gases de efeito estufa segundo diretrizes da GRI – Global Reporting Initiative. Atualmente emprega mais de 18 mil trabalhadores de diferentes nacionalidades em mais de vinte obras espalhadas por países das Américas e da África.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Impulsionado pelo agronegócio, portos elevam a economia ...
16/09/24
Negócio
Oil States conquista novo contrato de Serviços de Oficin...
12/09/24
Logística
Wilson Sons, por meio da sua Agência Marítima, aumenta e...
11/09/24
Royalties
ANP atualiza estimativas de royalties e participação esp...
11/09/24
Marketing
PPSA anuncia atualização da marca
11/09/24
Drilling
Navio-sonda Norbe VIII chega ao RS para manutenção progr...
06/09/24
Apoio Marítimo
Camorim anuncia lançamento de nova embarcação Azimutal
05/09/24
Rio de Janeiro
Draga da Jan De Nul está em atividade no Rio de Janeiro ...
04/09/24
Eólica Offshore
Falta de clareza dos critérios e da previsibilidade da a...
03/09/24
Oportunidade
Subsea7 inicia processo seletivo para 56 vagas no Rio de...
03/09/24
Bacia de Campos
MODEC celebra um ano do primeiro óleo do FPSO Anita Gari...
03/09/24
Pessoas
Gabriela Costa assume a diretoria-executiva da Associaçã...
03/09/24
Rio de Janeiro
PortosRio anuncia dragagens no Porto do Rio de Janeiro e...
03/09/24
Resultado
Investimentos na fase de exploração dos contratos de E&P...
02/09/24
Portos
Movimentação de contêineres nos terminais portuários pri...
29/08/24
Pré-Sal
No campo de Mero, FPSO Sepetiba atinge topo de produção ...
28/08/24
Negócio
PPSA vai comercializar 1,5 milhão de barris de petróleo ...
28/08/24
Oportunidade
Constellation e Ventura oferecem curso gratuito de forma...
28/08/24
Rio de Janeiro
Guarda Portuária, CESPORTOS e NEPOM realizam Exercício d...
26/08/24
ANP
Participação especial: valores referentes à produção do ...
26/08/24
Indústria Naval
Mercado destaca recuperação e avanços na indústria naval...
23/08/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.