Meio ambiente

Ocyan reaproveita mais de 99% dos resíduos das sondas com o Programa Ocyan Aterro Zero

Projeto visa reduzir até zero o volume de resíduos dispostos em aterros sanitários provenientes das atividades da empresa

Redação TN Petróleo/Assessoria
03/06/2022 11:07
Ocyan reaproveita mais de 99% dos resíduos das sondas com o Programa Ocyan Aterro Zero Imagem: Divulgação Visualizações: 1616 (0) (0) (0) (0)

A Ocyan, empresa do setor de óleo e gás, conseguiu reaproveitar 99,7% dos resíduos e reduzir a zero os resíduos de suas sondas de perfuração de poços de petróleo dispostos em aterros sanitários, a partir de fevereiro deste ano, com a implantação do projeto Aterro Zero, que diminuiu o impacto ambiental de suas atividades, assim como sua pegada ecológica. Com a iniciativa, a empresa se tornou uma das primeiras na indústria de óleo e gás upstream a alcançar este feito. O projeto reforça as ações da empresa em questões ambientais e sociais, e nos esforços na busca por ampliar a sustentabilidade de sua operação e as práticas que envolvem ESG dentro da companhia. 

“Temos que celebrar os resultados porque idealizamos o projeto há quatro anos, considerando-se uma pandemia no meio do caminho, e a meta foi alcançada mais rápido do que o planejado. O Projeto Ocyan Aterro Zero se consolidou dentro da empresa, inicialmente dentro da Unidade de Negócios de Perfuração, com ótimos resultados. Ao apresentar os dados aos nossos clientes, eles reconheceram a excelência do projeto e os impactos positivos em ser referência no mercado”, comemora Márcio Magalhães, Gerente de Meio Ambiente na Unidade de Perfuração da Ocyan.

O projeto consiste em melhorar a segregação dos resíduos das sondas na geração, gerenciar e destinar da maneira mais ambientalmente adequada cada tipo de resíduo, evitando o descarte em aterros sanitários e garantindo que todos os resíduos sejam reaproveitados, ou seja, além do descarte zero para aterro, viabilizar o reaproveitamento de 100% desses resíduos. Todo o processo é documentado para garantir a rastreabilidade dos resíduos e os inventários são acompanhados pelos órgãos ambientais competentes. Os objetivos são garantir que todos os resíduos provenientes das atividades da empresa sejam reaproveitados e reduzir até ZERO os resíduos descartados em aterros sanitários. Os resultados atingidos pelo Projeto permitiram a Ocyan alcançar um nível diferenciado de excelência na gestão de resíduos e influenciar clientes e fornecedores a aderir a essa solução.

As destinações finais de resíduos são definidas baseadas em limites tecnológicos, disponibilidade de empresas destinadoras, custo-benefício e pegada ecológica. Normalmente, o lixo comum (rejeito) é o que tem a pior destinação final, ou seja, seguem para descarte em aterros sanitários. Por este motivo, nós desenvolvemos a ideia de como mudar este paradigma no óleo e gás e, assim, nasceu o Projeto Ocyan Aterro Zero”, explica o executivo.

Projeto Ocyan Aterro Zero

O programa foi idealizado pela Ocyan em 2018 e já passou por quatro fases – as primeiras, estruturantes e, as últimas duas, de implementação efetiva.  No início, a Ocyan procurou no mercado parceiros com capacidade para desenvolvimento de soluções alternativas viáveis para o lixo comum além dos aterros sanitários.

Depois, foi a vez de reestruturar o banco de dados de resíduos da Unidade de Negócios Perfuração da empresa e desenvolver indicadores de resíduos de acordo com benchmarks de mercado nacionais e internacionais. A partir daí foram elaborados dashboards online dos inventários de resíduos e indicadores como parte do Projeto Sustentabilidade Digital, que já estava em desenvolvimento, como forma de garantir a transparência das informações para todos os interessados. Em seguida, foram desenvolvidas campanhas de sensibilização ambiental especificas visando a melhoria na performance da segregação e gerenciamento de resíduos das sondas e da Base.

Com os avanços, a Ocyan atuou junto com seu parceiro no desenvolvimento de metodologia de caracterização dos lixos comuns desembarcados pelas sondas e na realização de análises laboratoriais das propriedades químicas desses resíduos. Neste caminho, foi possível realizar ainda um trabalho individualizado com cada sonda para o “ajuste fino” da segregação de resíduos baseados nos resultados obtidos pelas análises. Em seguida, foi implementado o Projeto Piloto na Base Macaé, elaborado o dashboard de Aterro Zero com indicadores e apresentação de resultados e, por fim, implementação nas sondas de perfuração. 

“Ao ver os resultados que alcançamos, alguns dos nossos clientes e fornecedores de serviços informaram, inclusive, que pretendem implementar ações similares. Com esse retorno, percebemos que, além de atingirmos o nosso objetivo de reduzir o impacto ambiental de nossas atividades, em linha com as ações de ESG, estamos influenciando o mercado de forma positiva”, finaliza.

Para os próximos passos, a Ocyan tem como objetivo implantar o Aterro Zero, até o final de 2023, nas outras Unidades de Negócio geridas pela empresar, reaproveitar 100% dos resíduos e acabar com a disposição de resíduos em aterros sanitários em todas as atividades da Ocyan.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Rio de Janeiro
Porto do Rio de Janeiro atrai novo investimento privado ...
01/05/25
Resultado
Com recordes no pré-sal, Petrobras cresce 5,4% de produç...
30/04/25
Internacional
Petrobras apresenta oportunidades de investimento no set...
29/04/25
Rio de Janeiro
Porto do Rio recebe conferência internacional da APLOP e...
28/04/25
Bunker
Petrobras e Vale celebram parceria para teste com bunker...
25/04/25
Bacia de Santos
Oil States do Brasil fecha novo contrato com a Petrobras...
24/04/25
Evento
PortosRio estreia com destaque na Intermodal 2025 e proj...
24/04/25
Meio ambiente
Porto do Açu e Repsol Sinopec Brasil assinam acordo para...
23/04/25
BRANDED CONTENT
O avanço da exploração offshore no Brasil e os bastidore...
23/04/25
Leilão
Terminal RDJ11 no Porto do Rio de Janeiro será arrendado...
22/04/25
Logística
Log-In anuncia ampliação da rota de Manaus e reforça est...
15/04/25
Santa Catarina
Porto de Imbituba recebe licença ambiental para obras de...
15/04/25
Apoio Marítimo
Abastecimento inédito de HVO é realizado por efen e Wils...
11/04/25
Vitória PetroShow 2025
Vitória Petroshow movimenta quase R$ 1 bilhão em negócio...
09/04/25
Negócio
SBM Offshore assina contrato de Sale and Leaseback de US...
09/04/25
Vitória PetroShow 2025
Vitória PetroShow 2025 reforça protagonismo do Espírito ...
09/04/25
Resultado
BRAVA Energia registra aumento de 80% na produção do pri...
09/04/25
Vitória PetroShow 2025
Exploração de novos blocos poderá triplicar reservas e d...
08/04/25
Evento
Espírito Santo projeta futuro da indústria de petróleo e...
08/04/25
Rio de Janeiro
Firjan e INFIS promovem 3º Seminário de Questões Tributá...
08/04/25
Rio de Janeiro
Porto do Rio de Janeiro amplia calado para 15,30 metros ...
08/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22