Responsabilidade Social

Ocyan planeja aumentar número de jovens impactados pelo programa de Responsabilidade Social

Redação/Assessoria
24/01/2019 12:18
Visualizações: 218

A Ocyan lançou em 2018 um novo Programa de Voluntariado e planeja aumentar o número de beneficiados em 2019 por meio da ativação de outros projetos da Trilha Empreendedora, iniciativa da ONG Junior Achievement Rio de Janeiro (JARJ), uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo. A iniciativa da Ocyan, parte de seu núcleo de responsabilidade social, o Escola em Ação, busca estruturar e ampliar as ações de voluntariado da empresa, que existem desde 2007.

O projeto conta com atividades em escolas estaduais do Rio de Janeiro e Macaé e tem o objetivo de fomentar entre os estudantes o debate sobre temas importantes, como ética, cidadania, responsabilidades, vida em sociedade, mercado de trabalho e futuro dos jovens. Somente em 2018, a ação impactou mais de 1.100 jovens e envolveu 75 integrantes voluntários da companhia.

“Ao todo foram 47 voluntários participantes em Macaé e 28 no Rio de Janeiro. Realizamos uma campanha de sensibilização para que mais integrantes se inscrevessem para atingir o maior número de estudantes possível. Os conceitos do projeto são fundamentais para a formação da cidadania e estimular o aluno a permanecer na escola. Esse ano queremos envolver mais integrantes e alcançar ainda mais jovens”, explica Marco Aurelio Fonseca, diretor de sustentabilidade da Ocyan.

Após a fase de sensibilização e treinamento, as atividades da Ocyan com a JARJ são presenciais e levam para as escolas estaduais programas com debates como ‘As vantagens de permanecer na escola’ e ‘Vamos falar de ética’. Nesse ano quatro escolas de Macaé e uma do Rio de Janeiro foram beneficiadas pela iniciativa, todas com estudantes do 1º ano do Ensino Médio. Os voluntários aplicaram os programas nas escolas estaduais Luiz Reid, Irene Meireles, 1º de Maio e Matias Neto, em Macaé, e na Escola Estadual Souza Aguiar, no Rio de Janeiro.

Programas

As vantagens de permanecer na escola - Tem como objetivo conscientizar os jovens sobre a importância de continuar os estudos, fornecendo informações educacionais e apresentando opções de carreira. Apresenta aos alunos os custos e as vantagens de frequentar a escola através de cinco momentos que incluem um jogo de tabuleiro, análise de gráficos, elaboração de um orçamento, planejamento de carreira e um dilema.

Vamos falar de ética - O programa leva aos jovens as reflexões sobre os benefícios de uma conduta ética em suas vidas pessoal e profissional, contribuindo para a melhor compreensão de seu papel como cidadãos.

Sobre a JA

A JA é uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo, estimulando e desenvolvendo estudantes para o mercado de trabalho através do método "Aprender-fazendo". Levando educação financeira, preparação para o mercado de trabalho e empreendedorismo para que os jovens estejam preparados para os desafios e carreiras da nova economia.

Desde sua fundação no Brasil, em 1983, nossa rede contou com a colaboração de mais de 150 mil voluntários e atendeu mais de 5 milhões de estudantes em 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Com 118 países membros, a rede JA Worldwide é alimentada por mais de 472 mil voluntários e mentores, que atendem mais de 10.5 milhões de jovens por todo o mundo em cada ano. Atualmente existem 100 milhões de ex-alunos no mundo, além de 3.700 colaboradores e 8.000 conselheiros.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.