Redação TN Petróleo/Assessoria
Para oferecer um serviço de operação offshore mais otimizado e com atitudes cada vez mais sustentáveis, a Ocyan iniciou a implementação do Rig View 360º em uma de suas sondas – a primeira delas a contar com o novo sistema é a Norbe VIII. Essa seria a primeira sonda de perfuração de águas ultra profundas no país a possuir uma ferramenta baseada no conceito do “Google Street View”, capaz de proporcionar uma navegação virtual e à distância por toda a área interna da embarcação.
O Rig View viabiliza o ‘embarque’ virtual na unidade sem que os integrantes da Ocyan tenham de enfrentar todo o processo logístico de embarque, incluindo treinamentos mandatórios requeridos e riscos associados à exposição ao ambiente industrial offshore. “Identificamos que esse mecanismo seria útil e nos traria resultados excelentes ao dispensar deslocamentos desnecessários. Quando acessamos o sistema, conseguimos identificar várias situações à distância. O tour virtual se mostrou vantajoso e com múltiplas aplicações”, explica Fernanda Terra, integrante da equipe de operações que coordenou o trabalho de mapeamento desde seu início.
Todo o processo levou seis meses para ser concluído e foi conduzido por uma equipe interna da Ocyan em parceria com a staturp Media Glass. Para Fillipe Eduardo Silva, então assistente do gerente da sonda, o principal desafio do projeto era a utilização de uma tecnologia já existente, que fosse aplicável e exequível no ambiente de sonda de perfuração em plena operação. O sistema também deveria trazer ganho de eficiência para o negócio e ter baixo custo para implementação. “Apesar de ser uma tecnologia relativamente consagrada no uso cotidiano, e já explorada em ambientes de negócios comerciais e industriais, não há muitas opções já desenvolvidas para a especificidade de um navio de perfuração. Precisávamos explorar uma ferramenta realmente útil, que trouxesse benefícios reais, bem além de uma (surpreendente) visita virtual”, completou.
A Ocyan conta com cinco sondas de perfuração, todas contratadas, e opera esses ativos com tripulação própria offshore, além de manter a bordo representantes do cliente e de suas fornecedoras terceirizadas. A empresa utiliza ainda todo um contingente técnico e operacional alocado em terra, a centenas de quilômetros de distância das embarcações, onde ocorrem as operações nos poços. “A ideia do Rig View 360º surgiu a partir de uma consulta solicitada pelo cliente, só possível de ser esclarecida em campo. O deslocamento de uma pessoa para verificar a área da embarcação poderia ser evitado se existisse uma ferramenta de consulta realista, confiável e que possibilitasse uma noção espacial mais sensitiva que fotos em 2D”, explica Rodrigo Chamusca Machado, responsável por Tecnologia e Inovação na Unidade de Negócios de Perfuração da Ocyan.
Entre as vantagens do novo sistema estão o auxílio no planejamento de intervenções a bordo, suporte à equipe de engenharia em projetos de modificação, integração com os novos sistemas de inovação e auxílio em investigações. Além disso, a utilização da ferramenta poderá reduzir o número de embarques na sonda. “Hoje, 85% de toda a instalação foi coberta pelo trabalho e as imagens estão disponíveis para Ocyan. Além de visualizar, é possível retirar medidas de um determinado espaço. No futuro, como continuidade do projeto, será possível complementar os 15% restantes ou atualizar alguma área que eventualmente seja modificada. Ainda estamos avançando para permitir a integração de especificações de equipamentos com o Rig View, que permitirá consultas técnicas de vários sistemas da embarcação utilizando a ferrame
Fale Conosco
20