acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Parceria

Ocyan e Magma Global anunciam novo parceiro no CompRiser

05/12/2018 | 13h05

Divulgação

A Ocyan e a Magma Global assinaram hoje um novo MOU (memorando) que garante a participação do BrasFels na solução CompRiser, sistema de torre de risers com tubos em material compósito de fibra de carbono. Localizado em Angra dos Reis (RJ), o BrasFELS é o estaleiro brasileiro da Keppel Offshore & Marine, líder global no design de sondas offshore, conversão e reparos de navios e construção naval especializada.

“A participação do BrasFels no desenvolvimento do CompRiser® é mais uma conquista deste projeto. A localização do estaleiro, sua capacidade fabril instalada e reputação no mercado brasileiro reduzem ainda mais a avaliação de risco do projeto. Com certeza é um parceiro que agrega muito valor”, explica Marcelo Nunes, diretor de Subsea da Ocyan.

Tony Duncan, vice-presidente executivo da Magma Global, disse: “O CompRiser é uma solução eficaz para ambientes de águas profundas, como o pré-sal. Ele possui um design inteligente que usa o m-pipe de forma estática, agilizando as necessidades de qualificação em relação ao design de risers dinâmicos. A confirmação do BrasFELS como o local de fabricação significa que podemos tornar este projeto realidade em um futuro bem próximo.”

“O BrasFELS é o estaleiro mais estabelecido da América Latina, com um forte histórico na construção, integração, atualização e reparo de uma ampla gama de produtos. Temos orgulho de colaborar com a Ocyan e a Magma Global no desenvolvimento da inovadora solução CompRiser®, que fortalecerá a posição do BrasFELS como provedor de soluções integradas para plataformas de produção em águas profundas”, afirma Marlin Khiew, CEO e presidente da Keppel FELS Brasil.

O CompRiser é um sistema de risers híbridos criado em parceria com a Magma Global para uso na indústria de exploração de petróleo em águas profundas e ultraprofundas. O duto de composição termoplástica (TCP – Thermoplastic Composite Pipe) usado no CompRiser será o m-pipe®, fabricado pela Magma. O TCP traz alta resistência à corrosão (por exemplo CO2 e H2S), de grande valor para os sistemas submarinos para as áreas do pré-sal, significativa redução de peso e a possibilidade de suportar alta temperatura e pressão. Sua flexibilidade mecânica permite o projeto de um novo conceito para a terminação inferior (patente pendente) que permitiu ao riser ser conectado diretamente ao flowline – tanto rígido quanto flexível.

Seu método de fabricação compacto e modular possibilita alto conteúdo local. Adicionalmente o duto é entregue em bobinas e não requer solda, o que simplifica a montagem do bundle, que pode ser realizada em menos de 30 dias. A instalação offshore leva outros 20 dias, sem a necessidade de embarcações especiais e pouca exposição a condições de mau tempo.

Como uma solução desacoplada, o produto utiliza menos de 20% da carga aplicada pelas outras soluções nas unidades de produção. O resultado desta diferença pode ultrapassar 9.000 toneladas-força por FPSO, condicionado à quantidade de risers do projeto. A redução de peso e carga na operação dos FPSOs é uma demanda constate dos operadores.

 



Fonte: Redação/Assessoria
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar