Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Produtos e Serviços

Ocyan amplia portfólio e oferece serviço de calibração ao mercado

04/01/2021 | 10h06

A Ocyan foi certificada pelo IBP, Instituto Brasileiro de Petróleo, para oferecer ao mercado mais uma modalidade de serviço: a calibração de instrumentos e válvulas de segurança. A conquista veio depois de uma auditoria de recertificação do sistema de Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos (SPIE), na qual foi verificada a gestão e a auditoria de métodos de execução da calibração pela própria empresa. Um dos diferenciais da Ocyan é a de ter a sua própria estrutura de Calibração de Instrumentos e a emissão do relatório de calibração em até três dias, que corresponde à metade do tempo praticado atualmente pelo mercado.

“Trabalhamos há um ano no desenvolvimento desse novo serviço em nossos ativos, o que nos deu uma robusta experiência e uma curva madura de aprendizado. Com essa certificação concedida pelo Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP), podemos avançar e nos colocar ativamente no mercado para oferecer o serviço para outras empresas. Estamos com isso ampliando nosso portfólio de serviços da área de manutenção e serviços offshore (MSO)”, comemora Vinicius Castilho (foto), diretor de contratos de MSO da companhia.

Entre as atividades realizadas pela Ocyan nesse novo escopo está a gestão dos serviços de calibração baseados na ISO/IEC 17025, referência internacional para laboratórios de ensaio e calibração que desejam demonstrar sua capacidade e competência técnica para fornecer resultados confiáveis e válidos; calibração de PSVs (válvulas de segurança), instrumentos e transmissores de pressão positiva e negativa, medidores e transmissores de temperatura conforme normas e padrões aplicáveis.

“Antes, terceirizávamos essa atividade, mas percebemos que a empresa tinha acúmulo de experiência para desenvolvê-la internamente e passar a oferecê-la ao mercado. Hoje, temos ganho de planejamento inseridos em toda cadeia de manutenção, uma visão completa de todo o processo, o que reitera nossa capacidade técnica e nos diferencia, com equipe altamente técnica e especializada. Não é apenas a calibração que estamos apresentando ao mercado, mas a gestão integrada desses serviços”, explica Renato Costa, diretor de contratos da Unidade de Perfuração da Ocyan.

Este trabalho foi desenvolvido em conjunto com as áreas de negócio de perfuração e manutenção, e contou com uma gestão e organização única do fluxo de trabalho, que permite reduzir custos e otimizar o tempo das atividades. Ambos destacam que os serviços de calibração são executados em container de laboratório refrigerado com ambiente controlado e sob supervisão do time de SPIE da Ocyan.

InstitucionalNosso negócio em Números

A unidade de negócios de Manutenção e Serviços Offshore da Ocyan acumula larga experiência que pode ser traduzida em números. Desde o ano de 2000 até o momento soma mais de 30 contratos performados, 1 milhão de horas de engenharia, mais de 120 paradas de produção e perfuração, mais de 10 mil toneladas de tubulações e estruturas montadas a bordo das instalações em alto mar, mais de 1 milhão de metros quadrados pintados e 14 milhões de metros de andaimes montados, além de contarmos com quase 80 milhões de homens hora trabalhados com o mais alto nível de segurança e qualidade do mercado.

Alcançamos ainda o recorde de cerca de 20 milhões de homens hora trabalhados sem acidente com afastamento, fruto de um trabalho de conscientização dos integrantes, envolvendo todos os setores em que atuamos, além dos treinamentos variados e cumprimento dos nossos procedimentos.

Além disso, a unidade de manutenção e serviços offshore possui um robusto sistema de gestão que permite garantir aos clientes Segurança, Qualidade e Produtividade. A área possui as certificações ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e OHASAS 18001:2007.

A Ocyan registrou em 2019 uma taxa de segurança histórica na empresa, com 0,58 de Taxa de Frequência de Incidentes Registráveis, que equivale a 0,58 incidentes para cada 1 milhão de homem-hora trabalhados.

Divulgação



Fonte: Redação TN Petróleo/Assessoria
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar