Bacia de Campos

OceanPact fecha contrato de descomissionamento com a Trident Energy do Brasil para serviços na Bacia de Campos

Redação TN Petróleo/Assessoria OceanPact
17/09/2025 10:35
OceanPact fecha contrato de descomissionamento com a Trident Energy do Brasil para serviços na Bacia de Campos Imagem: Enrique Fernandez/Petrobras Visualizações: 1929

A OceanPact assinou contrato de mais de 1 bilhão de reais com a Trident Energy do Brasil para executar serviços de descomissionamento offshore no modelo EPRD (Engenharia, Preparação, Recolhimento e Destinação Final). O projeto abrange a infraestrutura submarina dos sistemas de produção remanescentes das plataformas P-07, P-12 e P-15 na Bacia de Campos, com início previsto para o primeiro trimestre de 2026 e duração de até três anos.

O contrato prevê o uso de embarcações do tipo RSV (ROV Support Vessel) da frota OceanPact, preparadas para operações de descomissionamento. As atividades incluem engenharia e mapeamento detalhado, remoção de linhas flexíveis e equipamentos submarinos com apoio de ROVs, além de cortes e desconexões. A OceanPact também cuidará do desmantelamento em terra e da destinação final ambientalmente adequada, priorizando a reciclagem e estimulando a economia circular.
 

"Esse contrato de descomissionamento reflete o esforço conjunto das nossas unidades de negócios e subsidiárias em buscar sinergias operacionais e ganhos de eficiência", afirma Erik Fabian Cunha, Diretor Comercial e de Marketing da OceanPact. "Conseguimos estruturar uma proposta competitiva, baseada em uma solução técnica robusta, confiável e segura do ponto de vista operacional", completa.

A OceanPact reúne todas as competências necessárias para entregar uma solução completa e integrada em descomissionamento offshore. A EnvironPact, subsidiária especializada da OceanPact, assumirá as etapas ambientais, de segurança operacional e de gestão de riscos. A Área de Operações Submarinas ficará responsável pela retirada de linhas e estruturas, enquanto a OceanPact Geo conduzirá os levantamentos e surveys. Já a OceanPact Log atuará na gestão em terra e no desmantelamento. Com o suporte de sua frota própria, a OceanPact garante a execução das atividades offshore com máxima eficiência, segurança e confiabilidade.

Com 28 embarcações e o maior inventário de equipamentos para resposta a emergências offshore da América Latina, a OceanPact se consolida como empresa brasileira capaz de entregar um ciclo completo em projetos de descomissionamento.

A assinatura do contrato com a Trident Energy do Brasil amplia a presença da companhia no mercado de engenharia submarina, reafirmando sua capacidade técnica, compromisso com a segurança e adoção de práticas sustentáveis no encerramento responsável de operações offshore, em conformidade com as melhores práticas globais e as exigências regulatórias do Brasil.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Drilling
BRAVA Energia inicia campanha de perfuração em Papa-Terr...
30/03/26
Combustíveis
Etanol recua no indicador semanal e fecha a sexta-feira ...
30/03/26
Diesel
ANP aprova medidas relativas à subvenção ao óleo diesel
29/03/26
Pessoas
Ocyan anuncia seu novo diretor Jurídico e de Governança
29/03/26
Energia Elétrica
USP desenvolve modelos para reduzir curtailment e amplia...
29/03/26
Biocombustíveis
Acelen Renováveis e Dia Mundial da Água: cultivo da maca...
29/03/26
iBEM26
Goldwind avança na Bahia com fábrica em Camaçari e proje...
27/03/26
iBEM26
Bahia apresenta potencial da bioenergia e reforça protag...
27/03/26
Bacia de Campos
Nova descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos
26/03/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de janeiro para...
26/03/26
IBEM26
Práticas ESG do setor de energias renováveis são destaqu...
26/03/26
IBEM26
Jerônimo Rodrigues destaca potencial da Bahia na transiç...
26/03/26
Bacia de Campos
Petrobras irá investir R$ 25,4 milhões em novos projetos...
26/03/26
IBEM26
ABPIP destaca papel dos produtores independentes na inte...
25/03/26
Workshop
Governo de Sergipe e FGV Energia debatem futuro do offsh...
25/03/26
iBEM26
Bahia Gás aposta em gás natural e biometano para impulsi...
25/03/26
iBEM26
iBEM 2026 começa em Salvador com debates sobre segurança...
25/03/26
Indústria Naval
BR Offshore lança pedra fundamental de complexo logístic...
24/03/26
Resultado
Constellation Oil Services registra EBITDA ajustado de U...
24/03/26
Bacia de Campos
Equinor inicia campanha de perfuração do projeto Raia
24/03/26
Macaé Energy
Atlas Copco Rental tem participação destaque na Macaé En...
24/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23