Evento

Ocean Experts reúne especialistas da indústria offshore

Redação TN Petróleo/Assessoria
28/02/2024 15:24
Ocean Experts reúne especialistas da indústria offshore Imagem: Divulgação Visualizações: 654 (0) (0) (0) (0)

Na primeira edição do Ocean Experts, a OceanPact reuniu especialistas da indústria offshore, academia e governo para discutir os desafios e oportunidades tecnológicas que moldarão o setor offshore nos próximos cinco anos. O evento online para debater tecnologias e tendências do setor offshore estreou no último dia 21 de fevereiro, com apresentações do professor emérito da UFRJ e diretor-geral do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO), Segen Estefen, e do CEO da Maritime Robotics AS,  Vergard Hovstein. Mais de duzentas pessoas participaram do Ocean Experts.
 
Leonardo Barreira, diretor da OceanPact, que mediou a primeira edição do evento, iniciou destacando a importância da colaboração entre os diferentes protagonistas para o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis. "Mais do que apenas consumidores de tecnologia, a OceanPact é desenvolvedora de soluções que agregam valor ao negócio de nossos clientes, impulsionando o progresso de todo o setor”.
 
“O crescimento das tecnologias autônomas é um desafio e uma tendência irreversível, e o Ocean Experts é uma amostra do interesse da OceanPact em refletir sobre o futuro da indústria offshore”, destacou o diretor.
 
Com a apresentação “INPO como um ator-chave para fomentar a tecnologia oceânica no Brasil”, o professor Segen Estefen defendeu que a experiência brasileira com a indústria de óleo e gás pode ser uma grande vantagem para acelerar a instalação de energias renováveis do mar.
 
“Embora os recursos renováveis do oceano, como ondas, correntes e gradiente térmico ainda apresentem custos mais elevados do que a energia eólica, eles podem se beneficiar dos novos conceitos dos sistemas híbridos e da infraestrutura implementada para a eólica offshore”, acrescentou o diretor-geral do INPO, abordando a importância das energias renováveis dos oceanos como potencial para descarbonizar as atividades da indústria de óleo e gás.
 
Vegard Hovstein apresentou o avanço da tecnologia de operações remotas, com foco em veículos autônomos como USVs, ROVs e AUVs. “Na Maritime Robotics estamos dedicados a fornecer soluções inovadoras que impulsionam a indústria, priorizando a segurança, eficiência e sustentabilidade das operações. Demonstramos conclusivamente que autonomia e integração de softwares são fundamentais para as operações”.
 
A participação ativa da plateia foi celebrada por Vegard: “As perguntas refletiram o desejo de explorarmos juntos novas fronteiras tecnológicas”.
 
"Tivemos uma experiência enriquecedora ao abordar os diversos tópicos e novidades discutidos aqui, pois eles acrescentam valor à nossa atividade profissional e alimentam nosso interesse pelo oceano e por todas as atividades relacionadas a ele”, disse Barreira.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Startups
Ocyan fica entre as empresas que melhor se relacionam co...
18/10/24
Negócio
Descarbonização: Petrobras vende diesel com conteúdo ren...
18/10/24
Pré-Sal
MODEC celebra 10 anos do FPSO Cidade de Mangaratiba MV24
18/10/24
Espírito Santo
Brasil recebe mais de 400 líderes internacionais em even...
18/10/24
ANP
Oferta Permanente de Partilha (OPP): ANP faz consulta pú...
18/10/24
BNDES
Com R$ 500 mi do Fundo Clima, BNDES apoia usina de etano...
18/10/24
Rio de Janeiro
PortosRio e Polícia Federal assinam Termo de Cessão de U...
18/10/24
Hidrogênio
ExxonMobil Brasil e USP colaboram em projeto de transpor...
18/10/24
Biocombustíveis
CETENE e Embrapii se unem para otimizar produção de bioc...
17/10/24
ANP
Oferta Permanente de Concessão (OPC): ANP aprova novas v...
17/10/24
Firjan
Mais de 100 fornecedores de produtos e serviços particip...
17/10/24
Logística
Temadre passa a receber navios maiores, com capacidade a...
17/10/24
Combustíveis
Etanol fecha valorizado pelo 10º dia consecutivo; Açúcar cai
17/10/24
Reconhecimento
thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul é reconhecida, pelo se...
17/10/24
Sergipe
Petrobras anuncia nova licitação de plataformas do Sergi...
16/10/24
Etanol de milho
BNDES aprova R$ 500 mi para planta de etanol de milho no...
16/10/24
Gás Natural
Petrobras reduz preço do gás natural em 1,41% em relação...
16/10/24
SPE
Segurança Operacional é pauta permanente
16/10/24
Lançamento
Mapa TN de E&P e Logística Offshore 2024
15/10/24
Bacia de Campos
FPSO Maria Quitéria entra em operação no pré-sal da Baci...
15/10/24
Segurança
Shell celebra a 4ª edição do Fórum & Prêmio Shell de Lid...
15/10/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20