<P>O governador Cid Gomes acompanhará hoje (04/07), às 11 horas, o início das obras para a instalação da Usina Termelétrica Porto do Pecém (UTE Pecém), em São Gonçalo do Amarante. O empreendimento, que exigirá um investimento total de US$ 1,2 bilhão, é resultado de uma parceria entre a ...
Imprensa do Governo do EstadoO governador Cid Gomes acompanhará hoje (04/07), às 11 horas, o início das obras para a instalação da Usina Termelétrica Porto do Pecém (UTE Pecém), em São Gonçalo do Amarante. O empreendimento, que exigirá um investimento total de US$ 1,2 bilhão, é resultado de uma parceria entre a Energias Elétricas do Brasil, holding do Grupo Energias de Portugal, e MPX, uma empresa do Grupo EBX. Com uma capacidade de geração de energia de 720 megawatts, a UTE Pecém empregará direta e indiretamente 4,5 mil pessoas durante a fase de construção. A previsão é que a Termelétrica tenha as obras concluídas em 2011.
A UTE Pecém é um empreendimento a carvão mineral importado e atenderá à crescente demanda brasileira por energia. A implantação de usinas térmicas a carvão representa uma fonte complementar atrativa e sustentável para atender a demanda nacional. A termelétrica do Pecém utilizará a mais moderna tecnologia para garantir a baixa emissão de poluentes que atende os rigorosos padrões do Banco Mundial e atende às normas utilizadas pelas usinas térmicas da Europa. Além da preocupação com o meio ambiente, a Usina desenvolverá parcerias sócio-ambientais no Estado que prevê o apoio financeiro para aplicação em infra-estrutura e manutenção do Jardim Botânico de São Gonçalo do Amarante.
Sobre a Energias do Brasil: Energias do Brasil é uma holding com consolida ativos de energia elétrica nas área de geração (Energest. Enerpeixe e Enernova), comercialização (Enertrade) e distribuição (bandeirante, Escelsa e Enersul). É controlada pela Energias de Portugal. Presidente: Antonio Pita de Abreu.
Sobre a MPX: A MPX é uma empresa do Grupo EBX voltada para o setor de energia. A empresa tem projetos de geração na regiões norte, Nordeste, Sudeste e Sul, além do Chile. Juntos estes projetos terão capacidade de geração de aproximadamente 9,6 GW, dos quais, 7,1 GW pertencerão diretamente à MPX. Presidente da MPX: Eduardo Karrer.
Fale Conosco
22