Rio Grande do Norte

O Polo de Óleo e Gás Onshore do Sebrae participa da Mossoró Oil & Gas Expo 2022 e confirma boas expectativas para o setor

Redação TN Petróleo/Assessoria
15/07/2022 18:12
O Polo de Óleo e Gás Onshore do Sebrae participa da Mossoró Oil & Gas Expo 2022 e confirma boas expectativas para o setor Imagem: Divulgação Visualizações: 1284 (0) (0) (0) (0)

O Polo de Referência de Óleo e Gás Onshore do Sebrae, assim como todos os olhos da indústria de petróleo e gás tiveram seu foco voltado para o Rio Grande do Norte, onde foi realizada a nova edição da Mossoró Oil & Gas Expo. O evento apresentou novas oportunidades na indústria onshore brasileira, de 05 a 07 de julho de 2022.

O Polo e mais 80 empresas foram expositoras do evento 100% presencial com uma extensa programação de debates técnicos sobre as expectativas e oportunidades neste novo momento do segmento onshore brasileiro.

A criação pelo Sebrae do Polo de Referência de Óleo e Gás Onshore contempla os oito estados que atuam com atividades no mercado de exploração e produção em terra, para que juntos possam desenvolver soluções com aplicação em todo nesse setor e em algumas situações do Offshore. São eles: AL, AM, BA, CE, ES, MA, RN e SE.

O objetivo dessa iniciativa é criar um hub de soluções de inteligência do setor que deverá: 
•    Gerar e compartilhar conteúdos de inteligência; 
•    Prover soluções (físico-digitais) com foco em qualificação, inovação e acesso a mercado; 
•    Fomentar políticas públicas para melhoria do ambiente de negócio; 
•    Mapear e articular governança para instituir uma rede de atores para implementação de estratégias para maior competitividade do Óleo e Gás Onshore no Brasil.

O grande diferencial do Polo Sebrae Onshore é a parceria firmada com a Associação Brasileira de Produtores Independentes de Petróleo (ABPIP) que possui 30 grandes empresas associadas, entre operadoras e grandes fabricantes.

Em seu estande o Polo deu apoio as missões empresariais realizadas pelos estados AL, BA, ES e SE. Foram mais de 50 empresários apoiados pelo Sebrae para estar em Mossoró, batizada de a capital do onshore brasileiro, e participar das oportunidades do evento.

Outro destaque foi o lançamento do portal PetroSupply, um ambiente criado para dar apoio à potencialização de negócios para as empresas compradoras e fornecedoras desse mercado. A plataforma está sendo desenvolvida pelo Sebrae em parceria com a ABPIP para aproximar empresas, disponibilizar tendências e informações de mercado, numa primeira etapa, e, posteriormente, para a realização de networking e fomento de negócios. 

O portal está disponível no link www.portalpetrosupply.com.br e os interessados podem acessar conteúdos de inteligência apresentados durante o evento, entre eles:
- Catálogo de Operadores apresentado informações das empresas produtoras filiadas a ABPIP;
- Painel de Operadores apresentando onde as operadoras tem atuação;
- Política de Compras Sugerida para orientar o alinhamento dos processos de contratação;
- Vendor List apresentando os itens de bens e serviços com demanda prioritária nesse momento pelas Operadoras;
- Cenário de Mercado para esse 2º semestre no setor de O&G Onshore brasileiro;
- Boletim de Oportunidade de Negócios com destaques de demandas levantadas junto às Operadoras;
- Calendário de Eventos 2022 do setor de O&G no Brasil;
-  Inovação e Demandas Tecnológicas apresentando o resultado de um levantamento feito pelo Sebrae no Amazonas, Bahia e Rio Grande do Norte.

Tudo num só lugar, permitindo que o apoio do Sebrae se amplie para além de um atendimento especializado na qualificação dos pequenos negócios e seja um promotor de acesso ao mercado onde mais negócios possam ser realizados.

Aline Lobo – Coordenadora do Polo Sebrae Onshore e Liana Almeida – Agência Virtuale na apresentação do portal PetroSupply durante a Mossoró Oil & Gas Expo.

No evento também o Sebrae realizou a Arena de Inovação onde aconteceram discussões e apresentação de soluções tecnológicas e inovadoras para melhorias de processos, oficina para projetos de PD&I para óleo e gás, além do Demoday Mossoró Oil & Gás (pitch de startups selecionadas para operadoras e empresas convidadas). Foram divulgados diversos projetos, além dos laboratórios da UFERSA e da UFRN com foco no segmento de óleo e gás. Os 27 representantes de empresas que passaram pela Arena da Inovação, puderam identificar potenciais parceiros para estruturação de novos projetos de P,D&I com foco em desenvolver soluções tecnológicas para o setor.

Arena de Inovação uniu empresários do setor e novas tecnologias

E como não poderia faltar, a Mossoró Oil & Gas Expo também proporcionou a realização do PetroSupply Meeting - encontros de negócios que promoveram intercâmbios comerciais entre empresas compradoras e empresas fornecedoras do setor, tanto no segmento de exploração e produção quanto no de refino e transporte. Foram 07 empresas compradoras e 40 empresas fornecedoras em 89 encontros realizados durante todo o evento.

Paralelamente à feira, ocorreu ainda a programação científica no III Simpósio de Petróleo e Gás do Onshore Brasileiro, realizado em parceria com a UFERSA, reunindo profissionais, estudantes e pesquisadores da área de petróleo e gás, com ênfase em exploração onshore. 

A Mossoró Oil & Gas Expo surgiu em 2016, como Fórum Onshore Potiguar. Em seis anos, evoluiu de 10 estandes e 100 pessoas para 80 estandes e mais de 2.000 participantes. O evento demonstrou o verdadeiro potencial do mercado onshore para os prestadores de serviços no Brasil, especialmente no nordeste brasileiro.  Com a saída do maior operador na região, a Petrobras, e a entrada de novos players, o evento apresentou oportunidades e desafios para uma cadeia de suprimentos em reestruturação, com novas políticas de compra e estratégias distintas de contratação. 

O ponto alto do evento foi o painel “Face to Face” entre as duas maiores operadoras privadas no setor, a Petrorecôncavo e a 3R Petroleum, que apresentaram as tendências e as novas formas de contratação, seja em novos investimentos ou na manutenção de ativos adquiridos.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Terminais
APM Terminals Suape lança pedra fundamental de investime...
22/11/24
Resultado
Porto de Santos atinge a maior marca entre os meses de o...
22/11/24
Resultado
Subsea7 atinge US$ 321 milhões em EBITDA ajustado no 3T2...
21/11/24
Visita
Porto do Rio de Janeiro recebe vice-prefeito de Rotterda...
19/11/24
Rio de Janeiro
Porto do Rio de Janeiro recebe três gigantes dos mares n...
19/11/24
Logística
Vast Infraestrutura realiza primeira operação no Termina...
18/11/24
Logística
Iniciativa do Super Terminais, píer flutuante em Itacoat...
14/11/24
Resultado
Porto de Imbituba tem o melhor outubro da história
14/11/24
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 99 mil bpd em setembro
13/11/24
Licitação
Programa TP 25: Transpetro abre resultado da licitação p...
11/11/24
Resultado
Petrobras divulga lucro de R$ 32,6 bilhões no 3º trimes...
08/11/24
Telecomunicações Offshore
NexusWave: Conectividade Marítima Confiável e Sem Interr...
07/11/24
Marinha do Brasil
Grupo EDGE amplia parceria com a Marinha do Brasil para ...
06/11/24
Certificação
Foresea recebe, pelo quarto ano seguido, certificação de...
06/11/24
E&P
ANP lança segunda fase do GeoMapsANP com novos dados e f...
06/11/24
BRANDED CONTENT
Estudo comprova eficiência do corte a plasma na manutenç...
02/11/24
Pré-Sal
FPSO Almirante Tamandaré chega ao Campo de Búzios
01/11/24
Pré-Sal
Com 3,681 de milhões de boe, pré-sal tem recorde de prod...
01/11/24
Pré-Sal
MODEC contribui com quase 40% da produção da Petrobras e...
01/11/24
E&P
Navio-sonda NORBE VIII, da Foresea, deixa Baía de Guanab...
01/11/24
Resultado
Maersk reporta resultados sólidos no terceiro trimestre ...
31/10/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

21