Bioenergia

O papel da bioenergia na descarbonização

Produzida a partir de resíduos da agroindústria, a bioenergia é parte fundamental na transição energética que tanto o mundo procura", diz presidente da Fiemt

Redação TN Petróleo/Assessoria
15/12/2023 14:26
O papel da bioenergia na descarbonização Visualizações: 1584 (0) (0) (0) (0)

Já imaginou se fosse possível reaproveitar resíduos, evitando descartes, e ainda criar energia? Pois essa tecnologia, que alia economia circular e transição energética, já existe. É a bioenergia, que está no cerne da bioeconomia e é fundamental para tornar a economia cada vez menos ancorada em combustíveis fósseis. Presidente da Bioenergia Brasil, Mário Campos destaca que, hoje, a modalidade representa cerca de 6% da energia usada no mundo.

 

Ele explica que a bioenergia tem três pontos fundamentais. Primeiro, é flexível, podendo ser apresentada nas formas sólida, líquida e gasosa. Assim, pode ser utilizada em diferentes contextos, como, biogás, geração de energia, geração de calor e biocombustível líquido em veículos, aviões e navios. Os outros pontos consistem na capacidade de utilizar a infraestrutura existente e na escalabilidade. "O Brasil tem um potencial muito grande dentro dessa área", enfatiza.

 

Para se ter ideia dessa capacidade, a presidente-executiva da Associação Brasileira de Biogás (Abiogás), Renata Isfer, ressalta que o país usa apenas 3% de seus resíduos para fazer biogás e biometano. "A gente produz cerca de 5 milhões de metros cúbicos de biogás e podemos chegar a quase 200 milhões de metros cúbicos, além de 120 milhões de biometano. O potencial é gigantesco".

 

Ela explica que a bioenergia pode, inclusive, ser utilizada pelo cidadão comum. "Você vai pegar o seu resíduo e transformar em energia elétrica para a sua fazenda ou em biometano para abastecer os veículos ou, ainda, fazer biofertilizantes".

 

Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso (Fiemt), Silvio Rangel cita exemplos como o bagaço de cana para a cogeração de energia e a vinhaça para a produção de biogás e biometano. "O etanol de milho, por exemplo, aproveita resíduos para cogeração de energia", completa.

 

Oportunidade de negócios

Para ele, "o setor de bioenergia é parte fundamental na transição energética que tanto o mundo procura". Alinhada com o presidente da Fiemt, Renata Isfer afirma que há um grande potencial na agroindústria, principalmente para a indústria sucroenergética. "Isso é uma oportunidade não só de descarbonização, mas também de negócios", acrescenta.

 

Gerente-executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Davi Bomtempo defende que o Brasil tem a capacidade de aumentar sua produção de bioenergia sem a necessidade de utilizar terras florestais ou causar impactos negativos na produção de alimentos, uma situação que difere da realidade observada na maioria dos países.

 

Embora o tema esteja em alta, a presidente da Abiogás afirma que a bioenergia ainda não tem seu potencial de descarbonização reconhecido. "A gente ainda encontra uma certa dificuldade para explicar que o hidrogênio renovável, vindo do biometano ou do biogás, tem menor pegada de carbono. A bioenergia vem do que é plantado. E, quando você planta, você gera o oxigênio para a atmosfera e faz a captura de carbono".

 

Na prática

O presidente da Bioenergia Brasil, Mário Campos, cita como exemplo da cadeia completa da bioenergia uma planta de biofertilizante acoplada a uma usina que processa cana-de-açúcar. Essa usina produz toda a energia que ela necessita para a produção de açúcar e etanol a partir do bagaço de cana, exporta energia para o sistema, produz açúcar (alimento), etanol, biocombustível e, futuramente, vai produzir biogás por meio da vinhaça, que é um subproduto da produção de etanol.

 

Como nesse sistema nada se perde, essa vinhaça é tratada e retorna para o campo, pois é rica em potássio. Já o biogás e o biometano vão servir como base para a produção de biofertilizante. "É um sistema completo, fechado, onde a gente não perde nada. Esse é um sistema que, de fato, é um sucesso no Brasil. A gente começou isso antes de o mundo falar em transição energética. Hoje, nós estamos à frente. Precisamos manter o foco e desenvolver novas tecnologias".


Sobre o Projeto Indústria Verde

O Indústria Verde é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para apresentar as contribuições da indústria brasileira à agenda ambiental. A indústria é parte da solução no desenvolvimento sustentável. O setor produtivo é um dos pioneiros a assumir a responsabilidade de estimular a implementação dos compromissos climáticos no país.

Fonte: CNI Indústria Verde

Imagem: deep google mind, via pexels

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Comunicação Corporativa
Shell lança nova campanha Shell V-Power com foco em inov...
15/08/25
Energia Elétrica
GE Vernova fornecerá subestação de energia para fábrica ...
14/08/25
Fenasucro
Brasil terá combustível sustentável de aviação disponíve...
14/08/25
Fenasucro
FenaBio estreia com debates sobre etanol, biodiesel, IA,...
14/08/25
Fenasucro
Durante abertura de uma das maiores feiras de bioenergia...
13/08/25
Fenasucro
UDOP, associadas e SENAI-SP firmam parceria para formaçã...
13/08/25
Fenasucro
Na Fenasucro, ORPLANA fala da importância de consenso en...
13/08/25
Fenasucro
Brasil terá que produzir 1,1 bilhão de litros de combust...
12/08/25
Curitiba
Setor energético será discutido durante a Smart Energy 2...
12/08/25
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Negócios caem, mas Indicadores continuam f...
12/08/25
Fenasucro
Consolidada na área de Biogás, Mayekawa é presença confi...
11/08/25
Comunicação Corporativa
Fim do Workplace em 30 dias: o que as empresas brasileir...
05/08/25
Tecnologia e Inovação
Motorola reforça seu pioneirismo no projeto de acesso di...
01/08/25
Evento
Congresso da FIEE debate segurança energética em cenário...
31/07/25
Mobilidade Sustentável
Fórmula E e ABB ampliam parceria estratégica global
30/07/25
Evento
Fenasucro & Agrocana promove debates sobre o futuro da m...
30/07/25
Descarbonização
Comerc chega a 500 Jornadas de Descarbonização e amplia ...
29/07/25
Aviação
Firjan projeta volume dos combustíveis sustentáveis de a...
28/07/25
Etanol de milho
Participação do etanol de milho cresce e ganha protagoni...
24/07/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana impulsiona economia regional e gera...
23/07/25
Startups
EDP procura startups com soluções inovadoras para renováveis
18/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22