Redação TN Petróleo/Assessoria
O mercado de energia offshore está em franco crescimento e a procura por embarcações que possam operar em ambientes desafiantes e executar tarefas complexas. Seja instalando, mantendo ou desativando parques eólicos offshore ou plataformas de petróleo e gás, as embarcações submarinas precisam ser flexíveis, eficientes e confiáveis.
As tendências positivas no mercado de energia offshore levaram a Ulstein a desenvolver o ULSTEIN SX232, uma nova embarcação submarina que combina inovação, versatilidade e redução de emissões. Atende o mercado eólico offshore para instalações flutuantes e fixas, bem como para petróleo e gás offshore.
Projetando para necessidades futuras
O projeto foi desenvolvido para incluir opções versáteis de combustível e um sistema de armazenamento de energia da bateria para fins de redução de pico e reserva giratória foi implementado.
A seção dianteira da embarcação acomoda 130 pessoas e inclui dois hangares para veículos operados remotamente (ROV). Um moonpool está posicionado na parte traseira do bloco de acomodações, complementado por um amplo deck plano com mais de 2.000 m². Este design de convés plano aumenta a adaptabilidade da embarcação, permitindo múltiplas configurações operacionais para atender diversas tarefas marítimas.
A plataforma básica foi configurada com um guindaste offshore de 250 toneladas; no entanto, a plataforma também pode suportar um guindaste maior de 400 toneladas.
Com a capacidade atualizada do guindaste, a embarcação poderá suportar a instalação de âncoras de sucção, comuns para energia flutuante offshore.
Um uso alternativo da plataforma ULSTEIN SX232 é para operações de colocação de cabos entre matrizes.
Fale Conosco
21