Carro na tomada

O carro elétrico no Brasil

Um novo momento se anuncia na indústria automobilísitica com a procura cada vez mais acirrada por novos combustíveis. No Brasil não é diferente do resto do mundo. O Instituto Nacional de Altos Estudos (INAE) está disponibilizando material fruto do trabalho sobre o assunto realizado durante o

Redação TN
30/06/2010 13:15
Visualizações: 104

Um novo momento se anuncia na indústria automobilísitica com a procura cada vez mais acirrada por novos combustíveis. No Brasil não é diferente do resto do mundo. O  Instituto Nacional de Altos Estudos (INAE) está disponibilizando material fruto do trabalho sobre o assunto realizado durante o XXII Fórum Nacional, que aconteceu em maio deste ano.

 

Coordenado por João Paulo dos Reis Velloso, o livro virtual " Estratégia de Implantação do Carro Elétrico no Brasil", é um verdadeiro curso sobre o assunto. Especialistas no assunto como  Pietro Erber, Sergio Rezende, Ronaldo Mota,  Adriano Duarte e Jackson Schneider, entre outros, contribuem com a publicação.

 

Na introdução do trabalho, Reis Velloso sublinha que "é chegado o momento de o Brasil acordar para o fato de que está atrasado na corrida para o Carro Elétrico, quando deveria estar na vanguarda – como fez em relação ao Carro a etanol".

 

Na sequência, ele enumera as vantagens da opção do carro elétrico:


"Em primeiro lugar, consideremos o que mostra estudo recente do Ministério do Meio Ambiente: o carro e a motocicleta são os grandes responsáveis pela poluição nas cidades brasileiras. “A frota de carros e motocicletas emite 40 vezes mais CO (Monóxido de Carbono) do que a frota de ônibus urbano”.

 

Tomando os números: “Em 2009, as emissões de CO por parte de carros e motos corresponderam a 83% do total desse gás... Os ônibus responderam por 2%”. “E o número de usuários foi equivalente.”

 

Segundo, em termos de eficiência energética, o Carro Elétrico está à frente, “no tráfego urbano, em especial quando em baixas velocidades e constantes acelerações e frenagens”.

 

Ao lado disso, os Carros Elétricos são também vantajosos em termos de poluição sonora, pois os motores elétricos são silenciosos, diferentemente dos motores a combustão.

 

Vantagem financeira: “O custo do quilômetro rodado é mais baixo e o custo de manutenção igualmente”.

 

Em terceiro lugar, devido a esse conjunto de razões, existe um Ciclo de Transformação na Indústria Automobilística Mundial, impulsionado pelo Carro Elétrico. Se, nesse cenário de “Inovação Radical”, o Brasil ficar de fora, poderá ter grandes perdas, em termos de produção e exportações de carros, assim como de autopeças (setor importante para o país)".

 


A publicação apenas não defende o carro elétrico, mas municia a todos com informações importantes, seja para a opção de carros apenas elétricos ou hibridos.

 

Um trabalho que merece atenção.

 

O "livro virtual" pode ser acessado através do link Estratégia de Implantação do Carro Elétrico no Brasi

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19