Brandend Content

Núcleo Engenharia: Evolução e Inovação no Contexto da Indústria de Óleo & Gás

Redação TN Petróleo/Assessoria
19/09/2024 06:51
Núcleo Engenharia: Evolução e Inovação no Contexto da Indústria de Óleo & Gás Imagem: Divulgação Visualizações: 2416

O setor de Óleo & Gás, historicamente marcado por constantes transformações, continua a refletir essa dinâmica nos dias atuais. Em qualquer período que se considere, médio ou longo prazo, ainda há muito a ser explorado e desenvolvido nesse segmento. Em um cenário de transição energética, o setor desempenha um papel central, gerando reestruturações e novas oportunidades de mercado com impactos significativos em toda economia.

A Núcleo Engenharia, com mais de 20 anos de atuação contínua no setor de O&G, se destaca pela contribuição nas áreas de exploração, produção, refino, transporte e armazenamento. Cada vez mais a NÚCLEO tem se concentrado em atender às novas demandas do mercado, investindo em projetos que respondem às necessidades emergentes do setor.

Com cerca de mil profissionais dedicados, atualmente a NÚCLEO tem atuado no desenvolvimento de projetos de alta complexidade, como na elaboração e acompanhamento de implantações de projetos relacionados a FPSO’s, poços de petróleo, manutenção, inspeção, monitoramento, controle e fiscalização.

Dentre a relação de recentes projetos bem-sucedidos destaca-se a implantação do Sistema de Gerenciamento de Integridade de Poços Onshore – SGIP/ANP, tida como condicionante para a efetivação das transferências dos campos Onshore até então da Petrobras aos novos proprietários, “Closing”. Nessa mesma área de poços terrestres, destacam-se os projetos para ampliação do sistema de água de Canto do Amaro/RN, no polo Potiguar, com mais de 20 campos de petróleo e gás, cujo escopo principal envolvia o aumento da capacidade da vazão do sistema, de forma a oportunizar o escoamento do volume de “água produzida” proveniente dos poços produtores. O projeto envolveu processos de injeção, separação com utilização de métodos mecânicos (vasos separadores, tanques separadores de água livre, unidade de tratamento de água) e injeção de produtos químicos.

Já na área Offshore, destaca-se a atuação da NÚCLEO na fiscalização e gerenciamento dos projetos da P-82 e P-83. As duas unidades, que incorporam o que há de mais moderno em unidades FPSO, cada uma delas com capacidade para produzir até 225 mil barris de petróleo por dia, processar até 12 milhões de m3 de gás diários e armazenar mais de 1,6 milhão de barris.

De acordo com Bernardo Silva dos Santos, diretor de O&G da Núcleo, apesar de o casco ser fabricado na China, o projeto das plataformas foi desenvolvido no Brasil, onde elas serão finalizadas e comissionadas em estaleiros brasileiros. “Toda engenharia do projeto e gestão do empreendimento são feitos no Brasil, assim como também alguns módulos que serão incorporados às plataformas. É um projeto de múltiplas frentes de trabalho, o que implica em compatibilizar diversas culturas diferentes e impõe que o trabalho de coordenação desenvolvido pela NÚCLEO seja muito sincronizado com todos os envolvidos, dentro e fora do Brasil”, conclui Bernardo Santos.

Nesse processo, a participação da NÚCLEO engloba o acompanhamento de todo o projeto, desde o início. Os trabalhos de fiscalização da empresa abrangem planejamento, monitoramento, controle e apoio à gestão do projeto, construção, montagem e comissionamento de estruturas. “As atividades estão sendo desenvolvidas de maneira estruturada, com equipes dedicadas, tanto na filial Rio de Janeiro da NÚCLEO, situada no centro da cidade, como também nos postos avançados dentro dos estaleiros envolvidos na execução dos projetos, localizados em Angra dos Reis (RJ) – Estaleiro Keppel, responsável pelo projeto da P-83, e Aracruz (ES) – Estaleiro Jurong, responsável pelo projeto da P-82”, esclarece Bernardo Santos.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Offshore
Projeto Sergipe Águas Profundas tem plano de desenvolvim...
28/01/26
Royalties
Valores referentes à produção de novembro para contratos...
28/01/26
Gás Natural
Petrobras reduz preços do gás natural para distribuidoras
28/01/26
Gás Natural
Renovação das concessões de gás no Rio exige transparênc...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 antecipa grandes debates e inicia cont...
27/01/26
Gás Natural
Firjan: Rio de Janeiro consolida papel de "hub do gás" e...
27/01/26
Combustíveis
Petrobras reduz preços de gasolina em 5,2% para distribu...
26/01/26
Brasil-Alemanha
PMEs Go Green realiza ciclo de workshops gratuitos com f...
26/01/26
Etanol
Hidratado registra valorização no mercado semanal e diário
26/01/26
Logística
Terminais Ageo captam R$ 450 milhões em debêntures incen...
23/01/26
Petrobras
Alta eficiência amplia refino e aumenta produção de comb...
22/01/26
Combustíveis
IBP: Decisão da ANP garante segurança de abastecimento e...
22/01/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 174 mil barris por ...
21/01/26
Apoio Offshore
Fundo da Marinha Mercante destina R$ 2,3 bilhões à const...
21/01/26
Drilling
Navio-sonda Norbe IX, da Foresea, passa por manutenção p...
21/01/26
Biocombustíveis
Sifaeg destaca novo ciclo de investimentos e consolidaçã...
20/01/26
Navegação Marítima
Descarbonização: a nova rota do setor marítimo brasileiro
20/01/26
PD&I
CEPETRO e Universidade Tecnológica da PETRONAS desenvolv...
19/01/26
Pessoas
Zilor anuncia novo Diretor de Pessoas
19/01/26
Navegação
Petrobras e Transpetro assinam contratos do Programa Mar...
19/01/26
Etanol
Indicadores Cepea mostram etanol hidratado em alta no me...
19/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.