Produtos e Serviços

Novo VECO-Drive da Voith: a mais eficiente unidade de velocidade variável para compressores e bombas

Redação/Assessoria
28/06/2017 16:51
Visualizações: 1509

A Voith apresenta o primeiro membro de uma nova família de produtos na área de controle de velocidade para compressores e bombas: o VECO-Drive. Trata-se de um conjunto elétrico-mecânico de engrenagens sobrepostas inspirado no comprovado princípio do Voith Vorecon, com mais de 600 instalações. O VECO-Drive combina um sistema de engrenagens planetárias com servomotores controlados por frequência. Este conjunto é a solução mais eficiente para realizar a variação de velocidade. Servomotores são utilizados para acionar as engrenagens planetárias. Por utilizar apenas uma pequena parcela de sua potência nominal, os componentes do sistema atingem uma eficiência global de mais de 97%. Assim, se economiza energia valiosa, reduzindo-se os gastos operacionais diários do sistema.

O VECO-Drive é instalado entre um motor de velocidade constante e um compressor ou bomba de velocidade variável. Com o novo VECO-Drive, a Voith combina a confiabilidade das engrenagens mecânicas com a excepcional produtividade dos inversores de frequência de baixa tensão. Ao fornecer potência adicional ao trem de acionamento, o sistema permite utilizar um motor principal de menor dimensão. Isso se traduz em um menor investimento de capital. Além disso, o servomotor pode ser usado como um acionador de partida para proteger a rede elétrica das elevadas correntes de partida.

Para realizar a demonstração funcional do VECO-Drive, em 2016 a Voith fabricou e testou um protótipo desse sistema em Crailsheim, na Alemanha. Os engenheiros da Voith projetaram o sistema para aplicações de compressores e bombas com velocidades e potências de saída máximas de 15.000 rpm e 15 MW, respectivamente, além de uma faixa de ajuste de velocidade de 50% a 100%. Comparado com uma típica aplicação de inversor de frequência de média tensão com caixa de engrenagens multiplicadoras, a eficiência medida de um sistema VECO-Drive é cerca de 2% superior ao longo de toda a sua faixa de velocidades. Dessa forma, o sistema VECO-Drive reduz o consumo de energia anual em mais de 2.000 MWh em comparação com um sistema similar com inversor de frequência. A um custo de eletricidade típico de 50 EUR/MWh, essas economias de energia se traduzem em reduções de custos superiores a € 100.000 por ano.

O VECO-Drive foi concebido como um sistema modular e, dessa forma, oferece soluções específicas para diferentes tipos de aplicação, classes de proteção contra explosão e níveis de velocidade. Suas funções avançadas, como o controlador de saída baseado em um PLC integrado, as interfaces de usuário, as condições de monitoramento e a manutenção simplificada fazem parte do escopo de fornecimento. Já o acesso e o diagnóstico remotos estão disponíveis mediante solicitação.

A Voith Turbo, uma divisão do Grupo Voith GmbH, é uma especialista em soluções, sistemas e serviços completos para acionamentos inteligentes. Clientes de diversos setores, como petróleo e gás, energia, veículos ferroviários e comerciais, tecnologia naval, mineração e engenharia mecânica contam com as avançadas tecnologias e expertise voltada para soluções da Voith Turbo.

Há 150 anos, as tecnologias da Voith vêm inspirando clientes, parceiros de negócios e colaboradores no mundo inteiro. Fundada em 1867, a Voith atualmente tem cerca de 19.000 colaboradores, gera € 4,3 bilhões em vendas e opera filiais em mais de 60 países no mundo inteiro, o que a coloca entre as maiores empresas familiares da Europa. Como líder tecnológica, a Voith estabelece padrões nos mercados de energia, petróleo & gás, papel, matérias-primas e transporte & automotivo.

 

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pré-Sal
Campo de Tupi/Iracema volta a atingir produção de 1 milh...
13/01/26
Pré-Sal
Cinco empresas estão habilitadas para disputar leilão de...
13/01/26
Gás Natural
Tarifas da Naturgy terão redução em fevereiro
13/01/26
Fertilizantes
FAFENs Bahia e Sergipe entram em operação
13/01/26
Inteligência Artificial
PRIO usa tecnologia para acelerar a produção audiovisual...
13/01/26
Posicionamento IBP
Sanção do PLP 125/22 fortalece o mercado legal de combus...
13/01/26
Resultado
Portos do Sudeste movimentam 635 milhões de toneladas at...
12/01/26
Negócio
Vallourec conquista contrato expressivo com a Shell no B...
12/01/26
Brasil e Venezuela
Petróleo venezuelano vira peça-chave da disputa geopolít...
12/01/26
Combustíveis
Etanol mantém trajetória de alta no início de 2026, apon...
12/01/26
Navegação
Shell obtém licença inédita como Empresa Brasileira de N...
09/01/26
Resultado
Petróleo é o principal produto da exportação brasileira ...
09/01/26
Petrobras
Revap irá ampliar em 80% produção de diesel S-10
09/01/26
Reconhecimento
ENGIE Brasil obtém nota máxima no CDP, entidade global q...
08/01/26
Ceará
Empresas cearenses lideram projeto H2MOVER-Pecém, seleci...
07/01/26
Apoio Marítimo
Ambipar realiza mais de 600 atendimentos no ano em respo...
06/01/26
Santos
Petrobras celebra 20 anos da Unidade da Bacia de Santos
06/01/26
Bacia de Pelotas
TGS disponibiliza aplicativo de segurança marítima para ...
06/01/26
Diesel
Petrobras e Vale avançam com parceria no fornecimento de...
05/01/26
ANP
Em novembro o Brasil produziu 4,921 milhões de barris boe/d
05/01/26
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
05/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.