Tecnologia

Novo sistema de abastecimento para base brasileira na Antártica entra em fase de testes

A Estação Antártica Comandante Ferraz - EACF será equipada com um sistema de descarregamento de 450 toneladas de óleo diesel, diretamente do navio em movimento para os tanques em terra. Este projeto é inédito em ambiente antártico.

Redação
23/08/2011 19:38
Visualizações: 679 (0) (0) (0) (0)
Após 30 anos de bons serviços e diversas pesquisas realizadas, a Estação Antártica Comandante Ferraz - EACF será equipada com um sistema de descarregamento de 450 toneladas de óleo diesel, diretamente do navio em movimento para os tanques em terra. Este projeto é inédito em ambiente antártico.

A idéia original de ligação do navio por meio de linha flexível oriunda da Petrobras encontrou inúmeros entraves técnicos em sua formulação. Mas esses mesmos entraves levaram o projeto até a Glow Soluções Técnicas Indústria e Consultoria, empresa nacional que apresentou o procedimento de uma forma técnica e economicamente viável, assumindo em contrato a responsabilidade de projetar, fabricar e montar todo o novo sistema de abastecimento.

A EACF é uma das principais bases de pesquisas do mundo, muitas vezes reunindo pesquisadores de todas as partes do planeta. Na parte técnica destacam-se os guinchos hidráulicos, projetados e fabricados pela Glow, especialmente para atender aos requisitos operacionais do ambiente Antártico.

O novo sistema permitirá que o abastecimento dos tanques seja feito em um ou dois dias e de uma forma bem mais segura, tanto para o meio ambiente quanto para o pessoal envolvido. O sistema atual que é feito por balsa dura vários dias e depende ainda das condições climáticas. O sistema será montado e pré-testado no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro no mês de setembro, sendo embarcado para o destino em outubro e montado na EACF em novembro deste ano.

O projeto tem patrocínio da Petrobras e gerenciamento da FAURG (Fundação de Apoio da Universidade de Rio Grande) e SECIRM (Secretaria Interministerial de Recursos do Mar).
Mais Lidas De Hoje
veja Também
RenovaBio
ANP publicará lista de sanções a distribuidores de combu...
26/06/25
Logística
Gás natural: a ANP fará consulta pública sobre Plano Coo...
26/06/25
Transição Energética
ENGIE Day celebra 10ª edição com debates sobre regulação...
26/06/25
PPSA
Leilão da PPSA comercializa 74,5 milhões de barris de pe...
26/06/25
Combustíveis
Governo aprova aumento de etanol na gasolina de 27% para...
26/06/25
Royalties
Valores referentes à produção de abril para contratos de...
26/06/25
Margem Equatorial
Em Belém, presidente do IBP defende pesquisas na Margem ...
26/06/25
ANP
Publicado edital do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2025
26/06/25
Leilão
PPSA espera uma arrecadação potencial de R$25 bilhões n...
25/06/25
Combustíveis
ICL alerta para riscos à qualidade dos combustíveis com ...
25/06/25
Oportunidade
CNPEM e USP fazem acordo para oferecer bolsas a pesquisa...
25/06/25
Transpetro
Transpetro reforça investimentos em frota, eficiência e ...
25/06/25
Bahia Oil & Gas Energy 2025
Zinga Metall Brasil participa do Bahia Oil & Gas Energy ...
25/06/25
PetroRecôncavo
PetroRecôncavo celebra 25 anos com investimentos robusto...
25/06/25
Biocombustíveis
Posicionamento IBP - Elevação do percentual de mistura d...
25/06/25
Etanol de milho
Abertura da China amplia parceria estratégica para copro...
25/06/25
Royalties
Valores referentes à produção de abril para contratos de...
25/06/25
Negócio
Copa Energia adquire parte da GNLink e avança em estraté...
25/06/25
Etanol
ORPLANA recebe apoio de associações em defesa do CONSECA...
25/06/25
Leilão
PPSA divulga Limite Mínimo de Preço para o 5º Leilão de ...
24/06/25
PD&I
Nexio apresenta soluções de inovação digital na SP Offshore
24/06/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22