Educação

Novo programa de internacionalização em universidades é desenvolvido pela Capes

Redação/Assessoria
29/11/2016 11:27
Visualizações: 1110 (0) (0) (0) (0)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está elaborando um novo programa com foco na internacionalização do ensino superior brasileiro.

Preliminarmente apresentado como Mais Ciência, Mais Desenvolvimento – Johanna Döbereiner, o programa vai permitir que as instituições de ensino superior apresentem seus projetos para receber apoio.

Eles devem ter foco em áreas de relevância de cada universidade e também em países de interesse. A apresentação ocorreu na última sexta-feira (25), em Manaus (AM), durante o XXXII Encontro Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação (Enprop).

A diretora de Relações Internacionais da Capes, Concepta Margaret McManus Pimentel informou que o programa ainda será apresentado à Casa Civil da Presidência da República e que será montado um grupo de trabalho para definir normas, metas e o funcionamento.

Também há uma proposta de criar um programa específico para as instituições da região Norte. Ela falou que a experiência do programa Ciência sem Fronteiras mostrou que a mesma solução não serve para todo mundo e que internacionalizar não é só mobilidade.

“Internacionalização não é um ato e sim um hábito. As instituições precisam pensar e se planejar internamente, seja na contratação de professores, nos currículos dos cursos, nas linhas de pesquisa, em curso de idiomas não apenas para alunos, mas para os próprios professores”, completou.

Johanna Döbereiner

A diretora de Relações Internacionais disse ainda que sugeriu o nome da cientista Johanna Döbereiner por existirem vários programas com nome de cientistas brasileiros homens e que, agora, é o momento de homenagear uma mulher.

Johanna Döbereiner é a cientista brasileira mais citada pela comunidade científica mundial. Nasceu em Aussig, Checoslováquia. Em 1947 iniciou o curso de Agronomia na Universidade de Munique. Em 1950, seguindo os passos do pai, emigrou para o Brasil, com uma recomendação para o Serviço Nacional de Pesquisa Agropecuária, onde começou a trabalhar em Microbiologia do Solo. Johanna Döbereiner naturalizou-se brasileira em 1956.

Entre 1963 e 1969, Johanna Döbereiner iniciou um programa de pesquisas sobre os aspectos limitantes da fixação biológica de nitrogênio (FBN) em leguminosas tropicais. O programa brasileiro de melhoramento da soja, iniciado em 1964, foi influenciado – como tantas outras pesquisas nas regiões tropicais – pelos trabalhos de Johanna Döbereiner. Morreu aos 75 anos, no dia 5 de outubro de 2000, em Seropédica, interior do Estado do Rio de Janeiro.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Contratos
Oil States consegue novos contratos com a Petrobras
01/08/25
Santa Catarina
SCGÁS garante fornecimento de gás natural em Santa Catarina
01/08/25
Gás Natural
Algás amplia a interiorização do Gás Natural com rede pi...
01/08/25
Energia Elétrica
ONS divulga resultado do 2º Mecanismo Competitivo para c...
01/08/25
Gás Natural
Gasmig reduz tarifas de gás natural para indústrias e ve...
01/08/25
Evento
O principal congresso de END & Inspeção da América Latin...
01/08/25
Brasil
Governo Trump isenta petróleo e derivados de nova tarifa...
01/08/25
Combustíveis
ANP retoma Programa de Monitoramento da Qualidade dos Co...
01/08/25
Evento
Conferência Internacional de Energias Inteligentes acont...
01/08/25
Pré-Sal
MODEC celebra 15 e 10 anos dos FPSOs MV20 e MV26
31/07/25
Biodiesel
Produção de biodiesel em MT sobe 4,64% em junho no compa...
31/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergipe Oil & Gas 2025 reforça protagonismo do estado na...
31/07/25
Acordo
Assinado acordo de leniência com empresas de energia e i...
31/07/25
Evento
Congresso da FIEE debate segurança energética em cenário...
31/07/25
Rio Grande do Sul
Sindienergia-RS e Países Baixos fortalecem conexões para...
30/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Comquality é destaque em Painel sobre segurança de Proce...
30/07/25
Evento
Fenasucro & Agrocana promove debates sobre o futuro da m...
30/07/25
Resultado
Produção de petróleo e gás natural da Petrobras aumenta 5%
30/07/25
Refino
Com investimento de R$ 490 milhões, Refinaria de Cubatão...
30/07/25
Firjan
Em Brasília para tratar do tarifaço, Firjan se reúne com...
30/07/25
Descarbonização
Comerc chega a 500 Jornadas de Descarbonização e amplia ...
29/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22