Mudança

Novo presidente assume Associação Brasileira de Energia Eólica

Ricardo Simões, diretor Brennand Energia Eólica S.A., é o novo presidente eleito pela Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) para o biênio 2010/2011. O executivo assume a frente da entidade no lugar de Lauro Fiúza Jr., do Grupo Servtec, que será vice-presidente da associação

Redação
12/05/2010 12:30
Visualizações: 723 (0) (0) (0) (0)
Ricardo Simões, diretor Brennand Energia Eólica S.A., é o novo presidente eleito pela Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) para o biênio 2010/2011. O executivo assume a frente da entidade no lugar de Lauro Fiúza Jr., do Grupo Servtec, que será vice-presidente da associação.

 

Além de eleger o novo presidente, a ABEEólica passou por mudanças necessárias para acompanhar o crescimento do setor de energia eólica, e criou novas diretorias, tais como: Admissão, Ética e Gestão (Otávio F. Silveira - DREEN Brasil); Regulação (Laura Porto – IBERDROLA Renováveis); Indústria (Eduardo Lopes – WOBBEN Windpower); Meio Ambiente (Rosana Santos – EDP Renováveis); Tecnologia (Armando Abreu – BRASELCO); Estudos Econômicos (Marcelo Hustschinski – VESTAS); Transporte, Logística e Serviços Complementares (Jorde Andri – ENERGIMP S/A) e Relações Institucionais (Paulo Celso G. Laje – ELETROWIND), além do diretor suplente Rubens Andrade (ENERGIO Nordeste).

 

Para atender às novas necessidades de atuação da ABEEólica no país, também foram criadas diretorias regionais: Diretoria Norte/Nordeste (Pedro F. Cavalcanti – ECOPART); Diretoria Leste/Sudeste/Centro Oeste (Renato Amaral – RENOVA Energia); e Diretoria Sul (Afonso Aguilar – ALUBAR)


Perfil
Economista formado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ), Simões é diretor da Brennand Energia desde julho de 2008. Com mais de 20 anos de experiência profissional, desempenhou várias funções no setor energético brasileiro em corporações como a Companhia Petroquímica Camaçari.


A partir de 1999, após atividades em desenvolvimento e implantação de projetos petroquímicos, o executivo tornou-se responsável pela gestão de energia da OPP/TRIKEM. Posteriormente atuou na BRASKEM S.A., até junho de 2006, onde foi diretor e vice-presidente, além de integrante do Conselho Diretor da ABRACE (Associação Brasileira de Grandes Consumidores de Energia e Consumidores Livres).


Gestão
Lauro Fiúza Jr., do Grupo Servtec, deixa a presidência da ABEEólica depois de ter desempenhado papel decisivo à frente da entidade – é um dos responsáveis pela consolidação da energia eólica na matriz elétrica nacional, e promoveu ações e debates visando o estímulo ao desenvolvimento eólico no longo prazo.

 

Fiúza Jr. ocupará agora a vice-presidência da ABEEólica, onde continuará defendendo, entre outros: a realização de leilões exclusivos de energia eólica com preço adequado; a adoção do plano 10 x 10 (contratação de 1GW/ano durante 10 anos); e o Renovento, proposta de regime tributário especial para desoneração de toda a cadeia produtiva do setor.  

 

Durante a gestão de Fiúza Jr., a capacidade de geração eólica instalada no país saltou de 341 MW, em 2008, para 606 MW, em 2009. O número de associados da entidade também aumentou de dez para 62 empresas, fazendo da ABEEólica uma associação de referência do setor não só no Brasil, mas em toda a América Latina.  
Mais Lidas De Hoje
veja Também
IBP
Devedor Contumaz: Aprovação no Senado representa avanço ...
04/09/25
Etanol
Nordeste mostra protagonismo em inovação tecnológica na ...
04/09/25
Reconhecimento
Supergasbras conquista Selo Ouro no Programa Brasileiro ...
03/09/25
Minas Gerais
Com investimento de R$ 314 milhões, centro pioneiro em p...
03/09/25
Copel
Presidente da EPE apresenta visão de futuro do setor elé...
03/09/25
Firjan
Indústria brasileira acumula quatro meses sem cresciment...
03/09/25
Firjan
Junto com a CNI, Firjan inicia missão empresarial nos EU...
03/09/25
Seminário
PPSA destaca potencial de upsides nas áreas que serão le...
02/09/25
Apoio Offshore
Posidonia incorpora PSV Posidonia Lion, sua primeira emb...
02/09/25
Brasil
ETANOL/CEPEA: Menor oferta sustenta preços em agosto pel...
02/09/25
Meio Ambiente
Brasol reduz emissões de GEEs em 72% e atinge marca de 7...
01/09/25
Combustível
Etanol anidro e hidratado registram alta na última seman...
01/09/25
Reconhecimento
Pesquisadora do Mackenzie conquista Prêmio Inventor Petr...
29/08/25
Combustíveis
IBP e FIESP debatem descarbonização da indústria rumo à ...
29/08/25
Etanol
Asprovac, afiliada da ORPLANA, passa a ter representação...
29/08/25
Royalties
Valores referentes à produção de junho para contratos de...
29/08/25
Gás Natural
BRAVA anuncia novo modal para venda de gás na Bahia
28/08/25
Combustíveis
ANP participa da operação Carbono Oculto, para coibir ir...
28/08/25
IBP
Posicionamento - Operações representam passo fundamental...
28/08/25
Subsea
OneSubsea entrega primeira árvore de natal molhada de Bú...
28/08/25
Offshore
MODEC firma parceria para desenvolver tecnologia inédita...
28/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23