Promef

Novo prazo para licitação de navios

A Transpetro estendeu para o dia 29 de outubro o prazo para a entrega das propostas técnicas e financeiras relativas à licitação de oito navios gaseiros do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef). O prazo inicial terminaria na pró

Jornal do Commercio
09/10/2009 10:06
Visualizações: 266 (0) (0) (0) (0)

A Transpetro estendeu para o dia 29 de outubro o prazo para a entrega das propostas técnicas e financeiras relativas à licitação de oito navios gaseiros do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef). O prazo inicial terminaria na próxima quinta-feira, 15 de outubro, e a decisão atende ao pedido de vários estaleiros que argumentaram necessitar de um período maior para concluir o orçamento das embarcações. Nesta licitação, estarão reunidos em um único lote todos os navios para transporte de GLP que compõem o programa, sendo quatro de 7 mil metros cúbicos, dois de 12 mil metros cúbicos e dois de 4 mil metros cúbicos.

A construção dos navios terá que ser realizada em estaleiro localizado em território nacional e atingir um índice de nacionalização de 70% na compra de equipamentos e serviços. As empresas concorrentes devem apresentar o planejamento da preparação do estaleiro para a construção dos oito gaseiros, acompanhado de cronograma com a indicação das principais metas a serem atingidas.

No caso do licitante optar pela implantação de um novo estaleiro para a construção dos navios, o detalhamento deverá incluir a definição do local proposto e a descrição de todas as etapas da obra, com indicação dos recursos necessários e fontes de financiamento, além de um cronograma integrando a obra do estaleiro com a construção dos navios.

O Promef prevê a construção de 26 navios na primeira fase e 23 na segunda, num total de 49. Em suas duas etapas, o programa vai gerar 40 mil empregos diretos e os 49 navios encomendados somarão 4 milhões de toneladas de porte bruto (tpb).

ESTALEIRO. O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), disse nesta quinta-feira que vai "continuar lutando" para impedir que o estaleiro Mauá fique de fora das futuras licitações da Petrobras. "Não vamos permitir que erros de alguns que se envolveram com corrupção acabem punindo os quatro mil trabalhadores do estaleiro Mauá no Rio", disse Cabral ao deixar ontem evento do setor de GLP.

A estatal está analisando o envolvimento do estaleiro em operações fraudulentas descobertas pela Polícia Federal há dois anos, e decidiu suspender a participação do estaleiro por enquanto nas licitações para a construção de sondas de perfuração que serão lançadas na próxima semana.

Cabral também frisou que é favorável à política da estatal de fundir parques da indústria naval pelo País. "Não somos da política tudo pelo Rio. Mas o Rio detém 70% da indústria naval brasileira, com operários altamente qualificados, que não são preparados do dia para a noite", destacou, lembrando que o estaleiro Mauá é o mais antigo do Brasil.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Negócios caem, mas Indicadores continuam f...
12/08/25
ANP
Desafio iUP Innovation Connections + PRH-ANP (Descarboni...
12/08/25
Resultado
Vibra avança em market share e projeta crescimento
12/08/25
Transição Energética
Repsol Sinopec Brasil reforça compromisso com inovação e...
11/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana começa nesta terça-feira, dia 12, c...
11/08/25
Fenasucro
Consolidada na área de Biogás, Mayekawa é presença confi...
11/08/25
Sergipe Oil & Gas 2025
“Descarbonização da matriz energética é o futuro”, diz g...
11/08/25
Pessoas
Novo presidente da PortosRio realiza visita ao Porto de ...
11/08/25
Fenasucro
ORPLANA debate sustentabilidade no setor canavieiro na F...
11/08/25
Paraíba
PBGás reduz preço do gás canalizado em 4,3% em agosto
11/08/25
Combustíveis
Etanol fecha semana em alta; Indicador Diário Paulínia r...
11/08/25
Biodiesel
Laboratórios podem se inscrever até 21/8 no Programa de ...
08/08/25
Petrobras
Segundo trimestre de 2025 apresenta lucro de R$ 26,7 bil...
08/08/25
Dutos
Sensor portátil do CNPEM em teste pode reduzir entupimen...
08/08/25
Combustíveis
Biodiesel ganha protagonismo na economia e no cotidiano ...
07/08/25
Pessoas
Alessandro Falzetta é o novo Diretor de Experiência do ...
07/08/25
Parceria
Vultur Oil e Mandacaru Energia são novas parcerias da MX...
07/08/25
Exportações
Firjan reitera preocupação com implementação de tarifaço...
07/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana: 5 motivos para não perder a maior ...
06/08/25
Etanol
Produção do etanol de trigo é aposta para ampliação da m...
06/08/25
Carros elétricos
Programa Carro Sustentável faz vendas de modelos 1.0 sal...
06/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22