A Voltalia, empresa produtora de energia renovável e prestadora de serviços no setor, anunciou nesta sexta-feira (30) a injeção dos primeiros megawatts do SSM3-6, um parque solar de 260 MW localizado no Cluster Serra Branca, no Rio Grande do Norte.
Redação TN Petróleo/AssessoriaO parque solar SSM3-6 (Solar Serra do Mel 3, 4, 5 e 6) faz parte do Cluster Serra Branca, um dos maiores complexos de energia renovável do mundo, com capacidade de 2,4 GW. Localizado numa região que abrange os municípios de Serra do Mel e Areia Branca, no Rio Grande do Norte, o complexo é uma das fontes de energias mais competitivas do país, beneficiando-se de níveis excepcionais de vento e luz solar, que podem ser fontes de energia complementares já que o o vento predomina de noite e a radiação solar está presente durante o dia.
Os projetos dentro deste imenso complexo se beneficiam ainda de infraestrutura compartilhada (conexão à rede e acesso) e sinergias operacionais. O cluster está totalmente conectado ao SIN por meio de uma linha de transmissão de 500 kV com 50 Km de extensão, que coloca a região no mapa energético do país. Na região (em Mossoró, município vizinho à Serra Branca), a Voltalia também instalou seu Centro de Operações, de onde faz a gestão de todos os seus ativos de energia eólica e de seus clientes em todo o mundo.
A construção do parque solar que começa a ser entregue agora foi iniciada em março de 2022. A capacidade total de 260 MW será gradualmente comissionada nos próximos meses. Esta usina é respaldada por um contrato de compra de energia de 14 anos com a Copel, uma empresa de serviços públicos brasileira e parceira de longa data da Voltalia.
"O novo parque solar do Cluster Serra Branca é mais uma confirmação do potencial competitivo do Nordeste brasileiro como gerador de energia renovável para todo o país e da capacidade da Voltalia de desenvolver projetos sustentáveis no Brasil Chegamos na região há mais de uma década e, nesse período, construímos um sólido relacionamento com centenas de proprietários de terra, nos aproximamos de parceiros, como a Copel, e geramos empregos e desenvolvimento social e econômico da região. Estamos no caminho certo para alcançar os compromissos que estabelecemos até 2027.", disse Robert Klein (foto), CEO da Voltalia Brasil.
Fale Conosco
21