Energia Solar

Novo parque solar da Voltalia no RN começa a produzir energia

A Voltalia, empresa produtora de energia renovável e prestadora de serviços no setor, anunciou nesta sexta-feira (30) a injeção dos primeiros megawatts do SSM3-6, um parque solar de 260 MW localizado no Cluster Serra Branca, no Rio Grande do Norte.

Redação TN Petróleo/Assessoria
04/07/2023 16:23
Novo parque solar da Voltalia no RN começa a produzir energia Imagem: Divulgação Visualizações: 1502 (0) (0) (0) (0)

O parque solar SSM3-6 (Solar Serra do Mel 3, 4, 5 e 6) faz parte do Cluster Serra Branca, um dos maiores complexos de energia renovável do mundo, com capacidade de 2,4 GW. Localizado  numa região que abrange os municípios de Serra do Mel e Areia Branca, no Rio Grande do Norte, o complexo é uma das fontes de energias mais competitivas do país, beneficiando-se de níveis excepcionais de vento e luz solar, que podem ser fontes de energia complementares já que o o vento predomina de noite e a radiação solar está presente durante o dia.   
 

Os projetos dentro deste imenso complexo se beneficiam ainda de infraestrutura compartilhada (conexão à rede e acesso) e sinergias operacionais. O cluster está totalmente conectado ao SIN por meio de uma linha de transmissão de 500 kV com 50 Km de extensão, que coloca a região no mapa energético do país. Na região (em Mossoró, município vizinho à Serra Branca), a Voltalia também instalou seu Centro de Operações, de onde faz a gestão de todos os seus ativos de energia eólica e de seus clientes em todo o mundo. 
A construção do parque solar que começa a ser entregue agora foi iniciada em março de 2022. A capacidade total de 260 MW será gradualmente comissionada nos próximos meses. Esta usina é respaldada por um contrato de compra de energia de 14 anos com a Copel, uma empresa de serviços públicos brasileira e parceira de longa data da Voltalia. 
"O novo parque solar do Cluster Serra Branca é mais uma confirmação do potencial competitivo do Nordeste brasileiro como gerador de energia renovável para todo o país e da capacidade da Voltalia de desenvolver projetos sustentáveis no Brasil Chegamos na região há mais de uma década e, nesse período, construímos um sólido relacionamento com centenas de proprietários de terra, nos aproximamos de parceiros, como a Copel, e geramos empregos e desenvolvimento social e econômico da região. Estamos no caminho certo para alcançar os compromissos que estabelecemos até 2027.", disse Robert Klein (foto), CEO da Voltalia Brasil. 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Combustíveis
Fiscalização: ANP realiza novo debate sobre medida repar...
27/06/25
Margem Equatorial
Capacidade de inovação da indústria de O&G impulsiona es...
27/06/25
Biocombustíveis
Sifaeg comemora aprovação do E30 e destaca ganhos para o...
27/06/25
Transição Energética
Sebrae Rio promove Seminário sobre Transição Energética ...
27/06/25
Austral Engenharia
Austral Engenharia aposta em eficiência energética e sus...
27/06/25
Asfalto
Importação de asfaltos: ANP prorroga data para adequaçõe...
27/06/25
Gás Natural
Comgás recebe 41 propostas em chamada pública para aquis...
27/06/25
Offshore
Petrobras assina convênio para desenvolver operações off...
27/06/25
RenovaBio
ANP publicará lista de sanções a distribuidores de combu...
26/06/25
Logística
Gás natural: a ANP fará consulta pública sobre Plano Coo...
26/06/25
Transição Energética
ENGIE Day celebra 10ª edição com debates sobre regulação...
26/06/25
PPSA
Leilão da PPSA comercializa 74,5 milhões de barris de pe...
26/06/25
Combustíveis
Governo aprova aumento de etanol na gasolina de 27% para...
26/06/25
Royalties
Valores referentes à produção de abril para contratos de...
26/06/25
Margem Equatorial
Em Belém, presidente do IBP defende pesquisas na Margem ...
26/06/25
ANP
Publicado edital do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2025
26/06/25
Leilão
PPSA espera uma arrecadação potencial de R$25 bilhões n...
25/06/25
Combustíveis
ICL alerta para riscos à qualidade dos combustíveis com ...
25/06/25
Oportunidade
CNPEM e USP fazem acordo para oferecer bolsas a pesquisa...
25/06/25
Transpetro
Transpetro reforça investimentos em frota, eficiência e ...
25/06/25
Bahia Oil & Gas Energy 2025
Zinga Metall Brasil participa do Bahia Oil & Gas Energy ...
25/06/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22