PD&I

Novo laboratório do CEPETRO transforma desafios offshore em soluções inovadoras

O MultiFlow Lab do CEPETRO/Unicamp, desenvolvido em parceria com a PETRONAS Brasil, recria cenários de parada e repartida no leito marinho, oferecendo soluções para desafios críticos da produção offshore.

Redação TN Petróleo/Assessoria CEPETRO
18/03/2025 12:07
Novo laboratório do CEPETRO transforma desafios offshore em soluções inovadoras Imagem: Divulgação Visualizações: 1238

O Laboratório Prof. Fernando de Almeida França (MultiFlow Lab), um dos maiores laboratórios universitários dedicado ao estudo de escoamentos multifásicos de petróleo no Brasil, iniciou hoje oficialmente suas operações em um evento que celebrou o avanço tecnológico e científico possibilitado pela parceria entre o Centro de Estudos de Energia e Petróleo (CEPETRO) da Unicamp e a PETRONAS Petróleo Brasil Ltda. (PPBL). O evento marcou o início de um novo ciclo de experimentos em grande escala, desenvolvidos para resolver desafios críticos da indústria petrolífera, como problemas relacionados à parada e repartida de produção.

A cerimônia, realizada nas instalações da Funcamp em Campinas, contou com a presença de pesquisadores e executivos das duas organizações. Entre os presentes, estavam o professor Marcelo Souza de Castro, diretor do CEPETRO; Suhana Sidik, líder da PETRONAS Petróleo Brasil Ltda. (PPBL), Jonas Castro, Head de Pesquisa & Desenvolvimento da empresa, e o reitor da Unicamp, Antonio Meirelles.

"Com o MultiFlow Lab, nós estamos levando a pesquisa acadêmica em engenharia de petróleo no Brasil a um patamar inédito. A infraestrutura de 1.500 m², com tubulações de 100 metros de comprimento, nos permite simular condições reais de campo, coletando dados fundamentais para criar modelos mais precisos e propor soluções inovadoras para problemas complexos de garantia de escoamento como os gerados pelo acúmulo indesejado de água", destaca o professor Marcelo Souza de Castro.
 

Novo marco 

Localizado estrategicamente próximo a outros dois laboratórios do grupo ALFA (Artificial Lift and Flow Assurance) dentro do CEPETRO, o Laboratório de Garantia de Escoamento (LGE) e o LabPetro (Laboratório Experimental de Petróleo), o MultiFlow Lab integra infraestrutura e expertise para avançar no Technology Readiness Level (TRL) das tecnologias desenvolvidas. O objetivo é acelerar o ciclo de inovação no setor de óleo e gás e contribuir significativamente para a exploração segura e eficiente do pré-sal brasileiro.
 

Durante a fase inicial das operações, o MultiFlow Lab realizará experimentos que simulam condições reais de produção offshore, abordando desafios como a parada e repartida de poços, e o acúmulo indesejado de água e a injeção de gás e líquidos para remoção da água. Esses problemas, comuns na indústria petrolífera, podem causar desde a perda de eficiência operacional até interrupções completas na produção.
 

Recriação de cenários 

 No cenário real, durante uma interrupção na produção, os fluidos transportados no fundo do mar — geralmente água, óleo e gás — se separam devido às diferenças de densidade. A água, por ser mais pesada, desce para a parte inferior do duto, enquanto o gás sobe para o topo, com o óleo permanecendo entre eles. Esse comportamento pode levar à corrosão da tubulação e ao consumo excessivo de energia para remover o acúmulo de água quando a produção é retomada. Além disso, a interação entre a água e o gás em determinadas condições de pressão e temperatura pode levar à formação de hidratos, sólidos que bloqueiam os dutos e interrompem o fluxo.

O MultiFlow Lab recriará os cenários de acúmulo de água e mistura de água e gás de forma controlada, utilizando água, óleo mineral transparente e ar como fluidos substitutos. Partes das tubulações serão feitas de material transparente e equipadas com câmeras de alta velocidade para capturar a interação entre as fases fluídicas durante as paradas e repartidas de produção. As imagens obtidas serão analisadas em detalhes, fornecendo dados essenciais para validar modelos matemáticos e propor ajustes em simuladores comerciais amplamente utilizados pela indústria.

Diferentemente de instalações verticais que simulam o transporte entre o fundo do mar e a superfície, o MultiFlow Lab foi projetado para replicar o escoamento horizontal, com variações de relevo características do fundo do mar.

Com essas capacidades, o MultiFlow Lab estabelecerá um novo patamar para a pesquisa de escoamento multifásico no Brasil, traduzindo ciência de ponta em soluções práticas para a indústria petrolífera, enquanto promove o uso eficiente e sustentável dos recursos energéticos.

Sobre o CEPETRO: O Centro de Estudos de Energia e Petróleo (CEPETRO) é um centro de pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com mais de 35 anos de história, focado em petróleo, gás, energias renováveis e transição energética. Instalado, atualmente, em cinco prédios com mais de 5 mil metros quadrados de área, possui dez laboratórios próprios e conta com mais de 350 pesquisadores. Além de executar projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D), o CEPETRO presta serviços técnicos e de consultoria, forma recursos humanos altamente qualificados e promove a disseminação do conhecimento. Seus projetos de P&D são financiados por empresas, fundações e agências governamentais de fomento à pesquisa. O CEPETRO é um dos maiores captadores de recursos via cláusula de PD&I da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Exportação
Petrobras irá vender seis milhões de barris de petróleo ...
17/10/25
COP30
IBP e Câmara Brasil-Texas debatem papel estratégico do B...
17/10/25
Bacia de Campos
ANP autoriza retorno da produção do FPSO Peregrino
17/10/25
OTC Brasil 2025
Equinor marca presença na OTC Brasil 2025 e apresenta so...
17/10/25
Firjan
Em reunião do Conselho de Petróleo e Gás da Firjan, pres...
16/10/25
Parceria
Nexio fecha parceria com Porto do Açu para projetos de i...
16/10/25
Pernambuco
Petrobras e Tenenge avançam na construção de nova unidad...
16/10/25
Bacia de Santos
Bacalhau, maior campo internacional da Equinor, inicia o...
16/10/25
Petrobras
Reduc é a primeira refinaria do país certificada para pr...
16/10/25
PPSA
Produção de petróleo da União atingiu 168 mil barris por...
15/10/25
iBEM26
Brasil diversifica sua matriz energética
15/10/25
Evento
PortosRio marca presença na Rio+Agro 2025
14/10/25
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Vendas de hidratado quase dobram na semana
14/10/25
Combustíveis
ANP recebe mais um equipamento que detecta teor de biodi...
10/10/25
Petrobras
Investimentos de R$ 2,6 bilhões na Bahia são anunciados ...
10/10/25
Petrobras
O supercomputador Harpia entra em operação
10/10/25
PPSA
PPSA publica edital do Leilão de Áreas Não Contratadas
09/10/25
ROG.e
IBP lança nova ROG.e: maior festival de energia do planeta
09/10/25
Biometano
Cedro e Gás Verde inovam com a descarbonização da logíst...
09/10/25
Energia Elétrica
CCEE conclui liquidação do Mercado de Curto Prazo do Set...
08/10/25
IBP
Posicionamento - Proposta de elevação da alíquota do Fun...
08/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23