Sustentabilidade

Novo carro híbrido da Toyota será testado em Portugal

Cinco carros híbridos Plug-In da Toyota vão ser testados em Portugal, ao longo de três anos, no âmbito do programa de teste de estrada da tecnologia, que vai envolver mais de 500 veículos na Europa.

Agência Lusa
13/11/2009 11:53
Visualizações: 235
Cinco carros híbridos Plug-In da Toyota vão ser testados em Portugal, ao longo de três anos, no âmbito do programa de teste de estrada da tecnologia, que vai envolver mais de 500 veículos na Europa.


"O Plug-In é o melhor de dois mundos, porque conta com os benefícios de um carro elétrico, mas sem as limitações de autonomia e flexibilidade", disse nesta quinta-feira à Agência Lusa o vice-presidente da Toyota Caetano Portugal, na cerimônia de assinatura do protocolo de colaboração entre a Toyota e a Galp Energia.


Em declarações aos jornalistas, José Ramos explicou que "a parceria prevê que Galp seja parceira na avaliação da tecnologia Toyota em Portugal".


"Vamos demonstrar os benefícios [dos híbridos Plug-In] em condições reais e enquadradas com Portugal", acrescentou o representante da Toyota Caetano Portugal, considerando que "fará de Portugal um agente importante no desenvolvimento mundial de soluções de mobilidade amigas do ambiente".


Segundo José Ramos, os híbridos que vão ser testados, nos próximos três anos, estão equipados com "uma poderosa bateria de iões de lítio que prolonga a autonomia do veículo no modo elétrico, permitindo uma condução sem emissões".


"É uma honra integrar uma das mais significativas parcerias para o futuro da tecnologia híbrida. É natural querermos contribuir para o desenvolvimento e teste do Plug-in, o qual representa um importante passo para a mobilidade sustentável", afirmou Carlos Gomes da Silva, administrador da Galp Energia.


O teste de estrada, decorrendo no mercado japonês, europeu e norte-americano, vai permitir avaliar a performance do veículo em condições de condução urbana, ao mesmo tempo que pretende recolher informação sobre a experiência dos condutores e dos passageiros.


Segundo o vice-presidente da Toyota Caetano Portugal, "a mais-valia [benefício] do Toyota Plug-In é poder ser conduzido como um automóvel elétrico, em distâncias curtas ou em deslocações pendulares na cidade, e para viagens de longa distância operar com a tecnologia do puro híbrido e com o seu motor de combustão interna a gasolina".


A bateria elétrica de iões de lítio é carregada durante a condução, desaceleração e ao travar, ou através da ligação do terminal elétrico do automóvel a uma tomada elétrica convencional, em casa ou no trabalho.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20