<P>Nove projetistas de empreiteiras que participam da concorrência para a elaboração do projeto do terminal de grãos do Porto de Suape, no município de Ipojuca, para escoamento através da ferrovia Transnordestina, visitaram a região na última semana. A perspectiva é que, até meados de outu...
Folha de PernambucoNove projetistas de empreiteiras que participam da concorrência para a elaboração do projeto do terminal de grãos do Porto de Suape, no município de Ipojuca, para escoamento através da ferrovia Transnordestina, visitaram a região na última semana. A perspectiva é que, até meados de outubro, as empresas entreguem as propostas orçamentárias. Com a conclusão da concorrência, a empreiteira habilitada terá 60 e 90 dias para apresentar os projetos básico e executivo, respectivamente. A partir disso, a Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN) deve licitar a executora. O mesmo grupo esteve também no Porto de Pecém, no Ceará.
O projeto engloba a pêra rodoviária, a esteira transportadora e os equipamentos de descarga e recepção. A área é de aproximadamente 25 hectares. O custo total das obras de Suape é de R$ 100 milhões. Os custos de Pecém são maiores e a obra deve demandar mais tempo. Isso porque Suape já dispõe de uma estrutura, comentou o gerente Comercial da CFN, Miguel Andrade.
Com relação ao trecho Salgueiro/Trindade (PE) da Transnordestina, as obras deverão ser iniciadas num prazo de até 90 dias. Os trilhos que serão utilizados nos 163 quilômetros de ferrovia já estão no pátio da CFN e o processo de contratação da empresa executora está em andamento. A previsão para a conclusão dessa etapa é fevereiro de 2010.
Atualmente, está em obra o trecho Missão Velha (CE)/Salgueiro (PE). Em cerca de dois anos, dos 96 km foram estruturados 70 km, segundo o gerente comercial . A Transnordestina, nos seus 1.860 km, ligará Eliseu Martins (PI) aos portos de Suape e Pecém (CE). O custo é de R$ 5,4 bilhões, com recursos públicos e privados.
Fale Conosco
22