Eficiência energética

Novas pesquisas da Schneider Electric preveem impacto da IA no consumo de energia

Assessoria Schneider Electric
14/01/2025 14:39
Novas pesquisas da Schneider Electric preveem impacto da IA no consumo de energia Imagem: Divulgação Visualizações: 542 (0) (0) (0) (0)

Schneider Electric, líder global em transformação digital da gestão de energia e automação, apresenta dois novos relatórios do seu Instituto de Pesquisa em Sustentabilidade (Sustainability Research Institute - SRI), que esclarecem lacunas críticas sobre o impacto da inteligência artificial na sustentabilidade, com ênfase no consumo energético.

O primeiro estudo, chamado de Artificial Intelligence and Electricity: A System Dynamics Approach, analisa quatro possíveis cenários para o uso de eletricidade pela IA na próxima década. Considerando a crescente preocupação com o efeito energético da IA, Rémi Paccou, diretor do Instituto de Pesquisa em Sustentabilidade da Schneider Electric, e Fons Wijnhoven, professor associado da Universidade de Twente (Países Baixos), produziram um modelo de dinâmica de sistemas que prevê cenários diversos para a demanda elétrica pela IA, assim como realça estratégias e políticas para uma evolução sustentável da IA, mitigando suas implicações ambientais.

Os autores elaboraram quatro cenários de criação da IA e seus resultados no consumo de eletricidade. Não se trata de previsões, mas de ferramentas para compreender fatores complexos que moldam o futuro, abrangendo uma série de possibilidades: desde o desenvolvimento sustentável da IA até limites de crescimento, incluindo cenários mais radicais como Abundance Without Boundaries (Abundância sem Limites) e até mesmo a possibilidade de crises energéticas causadas pela IA. Além das previsões e análises, o relatório oferece recomendações para formuladores de políticas e tomadores de decisão, promovendo o equilíbrio entre progresso e sustentabilidade.

O segundo documento, AI-Powered HVAC in Educational Buildings: A Net Digital Impact Use Case, elaborado por Paccou e Gauthier Roussilhe, pesquisador associado e doutorando na RMIT, demonstra como sistemas de aquecimento, ventilação e ar-condicionado (HVAC) movidos à IA podem aumentar a eficiência energética e a conservação ambiental em edifícios. Os sistemas HVAC são responsáveis por 35% a 65% do consumo total de eletricidade de um prédio.

A pesquisa examinou mais de 87 propriedades educacionais em Estocolmo, na Suécia, durante um período prolongado em condições reais. Entre 2019 e 2023, foi observada uma redução total de emissões de carbono de 65 toneladas de CO2 equivalente (CO2e) por ano - aproximadamente 60 vezes o efeito de carbono incorporado do sistema de IA implementado.

O estudo aponta oportunidades para reduções de carbono ainda maiores em ambientes com demandas mais exigentes de aquecimento, refrigeração ou ar-condicionado. Uma análise comparativa entre Estocolmo e Boston indicou que a implementação da mesma solução na cidade norte-americana poderia gerar economias de emissões de carbono sete vezes maiores do que na capital sueca.

A publicação desses relatórios coincide com a Conferência Global sobre Energia e IA da Agência Internacional de Energia (AIE), que contou com a participação da Schneider Electric. O evento reúne especialistas dos setores de energia e tecnologia, governo, sociedade civil e academia para discutir as consequências potenciais da IA nos sistemas globais de energia e as oportunidades de alavancar a IA para metas climáticas e energéticas. O CEO global da Schneider Electric, Olivier Blum, e o vice-presidente executivo do segmento de Data Centers e Redes, Pankaj Sharma, participaram de uma mesa-redonda.

“A divulgação dos nossos estudos ocorre em um momento fundamental, conforme a conferência da AIE destaca o poder transformador da IA no setor de energia. Como empresa e pesquisadores, estamos comprometidos em continuar moldando o futuro das soluções para energia e clima”, afirma Vincent Petit, vice-presidente Sênior de Pesquisa em Clima e Transição Energética da Schneider Electric.

Sobre a Schneider Electric

Nosso propósito é criar impactocapacitando todos para que aproveitem ao máximo nossa energia e recursos, unindo progresso e sustentabilidade. Na Schneider Electric, chamamos isso de “Life Is On”.

Nossa missão é sermos o seu parceiro de confiança em sustentabilidade e eficiência.

Somos líderes globais em tecnologia industrial, levando expertise e know-how em eletrificação, automação e digitalização para indústrias inteligentes, além de infraestruturas resilientes, data centers preparados para o futuro, edifícios inteligentes e residências intuitivas. Com base em nossa ampla experiência no mercado, fornecemos soluções integradas de internet das coisas (IoT) industrial com inteligência artificial (IA), cobrindo todo o ciclo de vida, assim como automação, software e serviços conectados, entregando gêmeos digitais (digital twins) para permitir o crescimento lucrativo para nossos clientes.

Somos uma empresa de pessoas com um ecossistema de 150 mil colaboradores e mais de um milhão de parceiros que operam em mais de 100 países para garantir a proximidade com os nossos clientes e partes interessadas. Abraçamos a diversidade e a inclusão em tudo o que fazemos, guiados pelo nosso propósito significativo de um futuro sustentável para todos.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energia Solar
Parque Solar da Acelen está com 50% das obras concluídas
10/04/25
Etanol
Enersugar estabelece meta de 1,7 milhão de toneladas par...
10/04/25
Acordo de Paris
Acordo de Paris: Brasil precisa reduzir emissões de gase...
09/04/25
Biocombustíveis
MME participa de semana de reuniões técnicas sobre combu...
09/04/25
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Preços iniciam nova safra em recuperação
09/04/25
Meio ambiente
"Mercado de carbono precisa ser mais transparente e aces...
09/04/25
Fake News
Na luta contra fake news, profissionais de saúde combate...
07/04/25
Educação Ambiental
Sustentabilidade social e ambiental são fundamentais nos...
07/04/25
Transição Energética
Setor de petróleo e gás reforça seu compromisso com a tr...
04/04/25
Evento
Cana Summit 2025 busca avanços e políticas eficazes em n...
04/04/25
Evento
Cana Summit: tarifaço dos EUA, PL da Reciprocidade e seg...
03/04/25
Mercado de Carbono
RenovaBio reúne elementos próprios do mercado regulado d...
03/04/25
IBEM25
Energia como vetor de desenvolvimento social, tecnológic...
31/03/25
IBEM25
Energia como vetor de desenvolvimento social, tecnológic...
31/03/25
IBEM25
Em congresso internacional de energia, Petrobahia debate...
30/03/25
IBEM25
Estudantes de Engenharia adaptam veículo para a geração ...
28/03/25
IBEM25
Protagonismo da Bahia em geração de energia renovável é ...
26/03/25
IBEM25
Plenária de energias integradas discute vertentes ligada...
26/03/25
IBEM25
iBEM Internacional começa destacando potencial do setor,...
25/03/25
Etanol
Hidratado cai 2,38% na terceira semana consecutiva de de...
24/03/25
IBEM25
Encontro internacional de energia começa nesta terça-fe...
21/03/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22